Sismos Portugal - 2008

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Magnitude ML 3.0
Region PORTUGAL Alentejo
Date time 2008-01-02 at 08:53:52.2 UTC
Location 38.76 N ; 7.82 W
Depth 10 km

sismo.jpg

http://www.emsc-csem.org/index.php?page=current&sub=detail&id=74357


O Instituto de Meteorologia informa que no dia 2008/01/02 pelas 08:53 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sismica do Continente, um sismo de magnitude 3.0 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 14 km a este de Arraiolos.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II/III (escala de Mercalli modificada) na região de Arraiolos e Évora.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.
http://www.meteo.pt/pt/sismologia/sismComunicadosActivos.jsp
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Deixo-vos aqui uma resposta a que o IM me deu a um e-mail que enviei ao IM há cerca de 1 ano sobre o terramoto de 1755 e quando poderá ocorrer o próximo, mas enviei em Janeiro recebi a resposta em Abril:lmao:

O Algarve e o Vale Inferior do Tejo são as regiões de Portugal continental mais afectadas pela sismicidade. Sismos com uma magnitude aperciável (que podem ser considerados fortes nas descrições históricas) são relativamente frequentes. Para se poderem fazer estatísticas são necessarios conjuntos de dados muito completos e que certamente não é caso. A periodicidade dos fenómenos sísmicos é relativamente conhecida e compreendida enquanto fenómeno. Apesar disso não veio daí nenhum elemento que permitisse a previsão sísmica de curto prazo que é a que nos interessa para efeitos de protecção civil. Assim, há que focar todas as atenções e forças nas medidas de prevenção sísmica. Relativamente aos eventos premonitórios não existe qualquer tecnica de análise sísmica que os defina como tal. A caracterização de tais eventos é sempre feita depois do evento principal. Apesar de tudo, como é óbvio, as coincidências existem aqui como em qualquer outro domínio. Mas existe uma certa coincidência nesses fenómenos se reparar este ultimo evento faz cerca de 251 anos sobre o de 1755 o que está dentro dos limites de repetição desses fenómenos o que quer dizer com isto que este sismo do dia 12 de Fevereiro, pode ser um sinal que dentro de alguns meses ou anos pode ocorrer um como o de 1755, e penso que até 2055 Portugal vai ter efeitos de um sismo devastador já que os anos de retorno destes sismos são de 250 a 300 anos.

Exemplo: 1719 sismo forte em Portugal, passados 250 anos sobre esse sismo chega-se ao sismo de 1969, pode muito bem ocorrer em breve mas isso é impossível de se prever.

Estamos sempre ao seu dispor para responder a questões deste nível.

Pensem, reflictam e debatem sobre este assunto:D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Sim, também já tinha ouvido falar desse periodo de retoma. Por um lado acho fascinante poder viver um terramoto gigante e cujos precedentes são superiores a 250 anos. Mas por outro...:unsure:
Imagino-me no metro (para mim o pior sitio do mundo para se estar num qualquer evento sismico), e acho que entraria imediatamente em panico... :shocking::shocking:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Se ocorrer ocorre no dia 1 de Novembro os importantes ocorreram quase todos em tal dia.

Deve ser um fetish como o AA cá os terramotos quando nos tem de afectar é dia 1.

--------------

A mim não me preocupa nada um dia tem ocorrer quanto mais depressa mais depressa se arruma para o lado o problema e para alem sismos sao imprevissiveis...as placas andam entertidas a empurrarem-se umas ás outras só quando se chateiam é que explodem a furia e lá vamos nós.

Se até os furacões se afastam de nós ainda querem terramotos ahaha Portugal é imune a tudo quanto é mundo natural somos um mundo á parte o mundo podia ficar enterrado em neve que nós só saberiamos quando chegassemos á fronteira e nós um sol radioso é a vida...eu aposto que é da Nossa Senhora de Fátima...quer dizer Et's que construiram uma barreira ao mundo natural.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
O Instituto de Meteorologia informa que no dia 2008/01/27 pelas 12:52 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sismica dos Açores, um sismo de magnitude 4.2 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 30 km a Este-Sudeste de S.Sebastião (Terceira).

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido na ilha Terceira com intensidade máxima IV-V (escala de Mercalli modificada) nas freguesias de S. Sebastião, Porto Martins, Porto Judeu, Fonte do Bastardo e Cabo da Praia. Foi ainda sentido nas freguesias de Praia da Vitória e Terra Chã com intensidade IV, em Angra do Heroísmo e Lajes com intensidade III-IV e nas freguesias de Santa Bárbara, Doze Ribeiras e Biscoitos com Intensidade III.

Fonte: © IM
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
2008-01-27 13:52:33.0 38.53N 26.78W 4.2 AZORES ISLANDS, PORTUGAL

2008-01-27 08:41:57.0 40.65N 29.33W 3.2 AZORES ISLANDS REGION

PDAAKD30.zoom.jpg
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Provavelmente com origem no "rifte da Terceira".
Amanhã os meus alunos vão fazer teste sobre sismologia... será que acompahnaram a actividade sísmica ao longo do fim de semana?:)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Provavelmente com origem no "rifte da Terceira".
Amanhã os meus alunos vão fazer teste sobre sismologia... será que acompahnaram a actividade sísmica ao longo do fim de semana?:)

Hehe eu gostei muito dessa matéria :D:D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Bem, aqui por Braga não senti nada... talvez o pessoal das zona costeira tenha sentido. De qualquer modo pela hora (10:11) e profundidade do sismo (35km) duvido que tivesse sido sentido por muita gente.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
IM:

Sismo Potencialmente Sentido (Continente) 2008/02/03 01h 24min
2008-02-03 01:24:00
AVISO DE SISMO

O Instituto de Meteorologia informa que no dia 2008/02/03 pelas 01:24 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sismica do Continente, um sismo de magnitude 3.6 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 80 km a Sul-Sudeste de Olhão.

Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.




EMSC:

Magnitude ML 3.3
Region STRAIT OF GIBRALTAR
Date time 2008-02-03 at 01:24:50.4 UTC
Location 36.34 N ; 7.51 W
Depth 40 km
Distances 111 km W Cádiz (pop 131,923 ; local time 02:24 2008-02-03)
82 km S Olhão (pop 29,239 ; local time 01:24 2008-02-03)

sismo-3.gif
http://www.emsc-csem.org/index.php?page=current&sub=detail&id=77457#
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Não senti nada, a essa hora estava a abanar o capacete:D:D:lmao:, foi fraquinho e longe da costa, em 2006 a 2 de Janeiro fez um de 4.1 a 40 km a sul de Olhão esse senti bem, este com uma distância superior e mais fraco nada a registar :D
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
boa noite

venho fazer uma pergunta
quantos sismos é que foram registados (desde que há registos) na serra de sintra e a 40 km a norte da mesma?

obs:a todos os interessados em vulcanogia eu aconselho a visitar a soleira dos pianos em magoito (basalto=doleritos) é espectacular.