Sismos Portugal - 2011

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Data: 2011-06-10 04:56
Lat: 38,44
Lon: -7,47
Prof: 5
Mag: 2,5
Ref: NE Reguengos de Monsaráz
Grau:II/III


sismo.jpg
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Parece que sim, sentido por bastantes pessoas, apesar de ser apenas 2,7

90490805.gif



O Instituto de Meteorologia informa que no dia 28-06-2011 pelas 03:15 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 2.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 14 km a Sudoeste de Vila do Conde.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) na região da Maia. Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Matosinhos, Vila do Conde, Gondomar e Porto.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IM na Internet (www.meteo.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto da Autoridade Nacional de Protecção Civil (www.prociv.pt).
http://www.meteo.pt/pt/sismologia/comunicados/index.jsp
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
bom dia acordei com esta noticia na qual fiquei surpreendido pois eram 03h15 e acordei com um estrondo na minha varanda do gradeamento abanar pensei que andavam a roubar vasos e afinal era msm um tremor de terra!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Atividade sísmica em Maio 2011

No mês de Maio de 2011 foram registados, no território continental e área adjacente, 218 sismos locais e regionais. Três desses sismos foram sentidos no continente, todos com intensidade máxima III (MM56, Escala Mercalli Modificada), tendo um sido registado em Reguengos no dia 2, outro em Évora no dia 4 e outro em Viana do Alentejo no dia 22. Constatou-se que a maior parte da sismicidade ocorreu a Sul e Sudoeste do Algarve.

Relativamente aos arquipélagos dos Açores e Madeira há a referir o baixo nível de sismicidade registada, em particular nos Açores.

Em termos de sismicidade global destaca-se a ocorrência de um sismo de magnitude local (ML) 5.2, no dia 11, pelas 17:47 (hora local), cujo epicentro se localizou próximo da cidade de Lorca (Espanha), a cerca de 480km a Este do território de Portugal Continental. Este sismo foi precedido por um precursor de magnitude 4.5, e seguido de várias réplicas, tendo a Rede Sísmica Nacional registado as 7 maiores. O sismo foi sentido com uma intensidade VII (EMS-98, Escala Macrossísmica Europeia), tendo causado a morte a 9 pessoas e danos elevados nos edifícios.

IM
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O Instituto de Meteorologia informa que desde as 15 horas e 12 minutos (hora local) do dia 1 de Agosto de 2011 tem sido detectada, na Rede Sísmica dos Açores, um aumento de actividade sísmica a 100 km a Oeste da ilha do Faial, sendo o evento de maior magnitude 4.2 às 18 horas e 17 minutos (hora local).
Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que estes eventos tenham sido sentidos.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Acompanhamento na página do Serviço Açoriano - CIVISA

civisa.jpg
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Faz parte da "mobília tectónica" daquelas paragens só que agora é mais a sul, talvez uma nova abertura...

Scan do Acoriano Oriental de hoje

acorianooriental.png


Actividade sísmica nos Açores
http://www.cvarg.azores.gov.pt/Cvarg/CentroVulcanologia/actividadesismovulcanica/
Apenas dá para aceder com o Internet Explorer, o Firefox e o Opera não são compatíveis.

Actualização da actividade sísmica. Desde o último gráfico apenas 2 sismos, no dia 23 e dia 25. Daí para cá nada a assinalar... :rolleyes:

aoresp.jpg
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Outro:


Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores 02-08-2011 15:14
O Instituto de Meteorologia informa que no dia 02-08-2011 pelas 15:14 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 4.1 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 100 km a Oeste do Capelo (Faial).


De acordo com a informação disponível, este sismo foi sentido, devendo em breve ser emitido novo comunicado com informação instrumental e macrossísmica actualizada.

IM
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Faz parte da "mobília tectónica" daquelas paragens só que agora é mais a sul, talvez uma nova abertura...

No seguimento dos vulcões da Islândia tenho visto por vezes um tipo de gráfico que é extremamente útil para a vulcanologia, que é um gráfico tridimensional mostrando a evolução temporal dos sismos em termos de profundidade, isso diz-nos muito mais do que a intensidade. Nos gráficos com a profundidade dá para vermos a evolução dos sismos (associados aos movimentos de magma) que vão migrando gradualmente de profundidades em torno dos 30km para até à superfície. Mas já tentei fazer algo do género em Excel mas não consegui, provavelmente precisamos mesmo de um software cientifico para isso.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
No AcorianoOriental
A terra tremeu hoje nos Açores com um sismo de magnitude 4.1 na escala de Richter que foi sentido na ilha do Faial, anunciou o Instituto de Meteorologia.

O sismo foi registado às 15:14 (16:14 em Lisboa) nas estações da Rede Sísmica dos Açores, tendo o seu epicentro sido localizado a cerca de 100 quilómetros a oeste da localidade do Capelo, na ilha do Faial.

Esta zona, situada no Oceano Atlântico, tem registado um aumento da atividade sísmica desde a tarde de segunda-feira.

Teresa Ferreira, do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), disse hoje à Lusa que este aumento de atividade respeita o “padrão habitual” da Crista Média Atlântica, que atravessa os Açores entre as ilhas do Faial e das Flores.

“A Crista Média Atlântica atravessa os Açores num segmento tectónico e vulcânico com atividade regular, onde é frequente este tipo de aumento de atividade”, frisou Teresa Ferreira, acrescentando que “ao longo do ano são frequentes estes episódios, que podem durar poucas horas ou mais tempo”.