Sismos Portugal 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.
Houve uma réplica de magnitude 2,6 à 01h36. Não foi sentida.

Não foi sentida, não é bem assim. Várias pessoas na pagina do fb do meteoleiria afirmaram ter sentido antes da confirmação do IPMA

Houve uma réplica de magnitude 2,6 à 01h36. Não foi sentida.
Não foi sentida, não é bem assim. Várias pessoas na pagina do fb do meteoleiria afirmaram ter sentido antes da confirmação do IPMA
O IPMA já colocou a informação de ter sido sentido.

Aquando do meu comentário, não havia, neste tópico qualquer registo deste segundo tremor ter sido sentido, além de um comentário que entrou à mesma hora do meu. A primeira informação foi de não ter sido sentido. Provavelmente, se a malta antes de ir comentar no facebook fosse registar no site do ipma, as ocorrências sentidas, as informações sairiam mais completas e com mais brevidade. Infelizmente a malta não o faz. Basta aceder aqui e relatar o ocorrido, enquanto ainda se tem as informações todas na memória pois são informações de valor para os comunicados a emitir.

Eu por acaso recordo-me desse de 2009 pois na altura estudava em Setúbal e acordei com uma certa dança na cama ... O pessoal que partilhava casa comigo entrou em pânico e estavam extremamente assustados ... Eu como já senti bem pior nos Açores estava calmo e voltei a dormir ... Em relação ao ênfase dado da comunicação social em relação a um sismo destes penso que é um mau exemplo pois estão a habituar mal as populações e a gerar situações de pânico desnecessárias ... É triste que dêem uma cobertura extrema a um sismo pequeno como fazem perante um enorme terramoto ... Para além de condenável é deontologicamente muito questionável pois apenas procuram ganhar mais uns shares à custa do medo alheio ... Os sismos existem e devem ser acompanhados quando necessário para alertar as populações ... mas não em casos destes em que não houve danos nem materiais nem pessoais ...

Sim esquece esse não senti, o que falo foi lá para os lados de 1999 ou 98 não recordo bem! Estava a fazer contas e estou mesmo velho!

Sei qual é esse porque vi uma vez no histórico de sismos do IPMA (não sei se ainda está disponível), magnitude 4/5 se não me engano, epicentro em S. Pedro de Moel, foi exatamente 12 dias depois de eu nascer (nasci ás 10, o tremor foi também ás 10) :D Histórico de sismos moderados na região (assim como em todo o país) não devem faltar... A era em que a informação parece que chega à sanita antes dos próprios acontecimentos é que os torna noutra coisa..

06-02-2017 09:45
Faial
Sismo sentido na ilha do Faial
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 08:45 (hora local = hora UTC-1), do dia 6 de fevereiro foi registado um evento com magnitude 3,1 (Richter) e epicentro a cerca de 38 km a WNW do Capelo, ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima II/III (Escala de Mercalli Modificada) em Capelo e Castelo Branco, concelho da Horta.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Fontes

IVAR/CIVISA

Estado
Fechado para novas mensagens.