Sismos Portugal 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
Houve uma réplica de magnitude 2,6 à 01h36. Não foi sentida.

Não foi sentida, não é bem assim. Várias pessoas na pagina do fb do meteoleiria afirmaram ter sentido antes da confirmação do IPMA
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,465
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Houve uma réplica de magnitude 2,6 à 01h36. Não foi sentida.
Não foi sentida, não é bem assim. Várias pessoas na pagina do fb do meteoleiria afirmaram ter sentido antes da confirmação do IPMA
O IPMA já colocou a informação de ter sido sentido.

Aquando do meu comentário, não havia, neste tópico qualquer registo deste segundo tremor ter sido sentido, além de um comentário que entrou à mesma hora do meu. A primeira informação foi de não ter sido sentido. Provavelmente, se a malta antes de ir comentar no facebook fosse registar no site do ipma, as ocorrências sentidas, as informações sairiam mais completas e com mais brevidade. Infelizmente a malta não o faz. Basta aceder aqui e relatar o ocorrido, enquanto ainda se tem as informações todas na memória pois são informações de valor para os comunicados a emitir.
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,962
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Eu por acaso recordo-me desse de 2009 pois na altura estudava em Setúbal e acordei com uma certa dança na cama ... O pessoal que partilhava casa comigo entrou em pânico e estavam extremamente assustados ... Eu como já senti bem pior nos Açores estava calmo e voltei a dormir ... Em relação ao ênfase dado da comunicação social em relação a um sismo destes penso que é um mau exemplo pois estão a habituar mal as populações e a gerar situações de pânico desnecessárias ... É triste que dêem uma cobertura extrema a um sismo pequeno como fazem perante um enorme terramoto ... Para além de condenável é deontologicamente muito questionável pois apenas procuram ganhar mais uns shares à custa do medo alheio ... Os sismos existem e devem ser acompanhados quando necessário para alertar as populações ... mas não em casos destes em que não houve danos nem materiais nem pessoais ...
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Sim esquece esse não senti, o que falo foi lá para os lados de 1999 ou 98 não recordo bem! Estava a fazer contas e estou mesmo velho!

Sei qual é esse porque vi uma vez no histórico de sismos do IPMA (não sei se ainda está disponível), magnitude 4/5 se não me engano, epicentro em S. Pedro de Moel, foi exatamente 12 dias depois de eu nascer (nasci ás 10, o tremor foi também ás 10) :D Histórico de sismos moderados na região (assim como em todo o país) não devem faltar... A era em que a informação parece que chega à sanita antes dos próprios acontecimentos é que os torna noutra coisa..
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
06-02-2017 09:45
Faial
Sismo sentido na ilha do Faial
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 08:45 (hora local = hora UTC-1), do dia 6 de fevereiro foi registado um evento com magnitude 3,1 (Richter) e epicentro a cerca de 38 km a WNW do Capelo, ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima II/III (Escala de Mercalli Modificada) em Capelo e Castelo Branco, concelho da Horta.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

IVAR/CIVISA
 
Estado
Fechado para novas mensagens.