Sismos Portugal 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Comunicado Sismológico 24/2017
04, Agosto de 2017 às 16:30

Na sequência do comunicado 497/2017, emitido pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores que aqui se reproduz,

Atividade Sísmica na ilha Terceira O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que desde a madrugada do dia 4 de agosto, tem vindo a ser registada atividade sísmica numa região epicentral localizada na parte central da ilha Terceira, no Vulcão do Pico Alto. Até ao momento foram registados alguns eventos, todos de baixa magnitude, não havendo informação de nenhum evento ter sido sentido pela população. O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário. Centro de Operações de Emergência CIVISA

Fonte:
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
QZR547s.png

hPHjSkk.png


Seria certamente anómalo atividade vulcânica numa das regiões com menor probabilidade. Por outro lado, estatísticas não são previsões certas.

Só mostra como o tempo é relativo e a memória humana é curta. O último sismo violento foi há apenas e só 19 anos. Realisticamente não é muito tempo e as emoções/reações há muito que se perderam no tempo.

A nova geração não faz a mínima ideia do que é experienciar fortes sismos e vulcões nos Açores.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Pena que não mostram a actividade no mapa de sismos. Estou curioso para saber a que profundidade deflagraram.
Por vezes ocorre alguma atividade na zona central do Faial e normalmente o CIVISA, quando torna pública essa atividade exibe os eventos no mapa, mesmo sendo eventos de magnitude inferior a 1


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Opa ... parece que o menino resolveu dar uns soluços ... esperemos que seja apenas a actividade sismica normal relativa aos ciclos deste vulcão e que não seja nada mais sério ... Até agora tudo indica que seja apenas algo a acompanhar mas nada de relevante no que diz respeito a outro tipo de acções ... Confirmo a informação do CIVISA ... Na zona da Praia da Vitória onde me encontro hoje desde as 17 horas não senti até agora qualquer evento sismologico ...
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e lserpa

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Pela primeira vez que ouço falar em alguma actividade sísmica no Vulcão Pico Alto, actividade na ilha Terceira sempre vi junto à Praia da Vitória e na caldeira Guilhermo Moniz..de resto há sempre um ou outro sismo nos nossos vulcões.

Curioso esta actividade sismica ocorrer:

-Depois de uma semana agitada na Islândia.

-No ano em que a exploração geotérmica do Pico Alto irá arrancar /arrancou. Na exploração geotérmica do vulcão do Fogo, suspeito que a geotermia foi a causa de certa instabilidade, de forma localizada nos furos/central é garantido que ocorreu actividade sismica devido à exploração.
Coincidência no Pico Alto? Who knows..

Seja como for..não sabemos nr eventos, profundidades, localização, actividade sismica passada..por isso só podemos especular.
 
Última edição:

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores informa que no seguimento das informações prestadas ao longo do dia de ontem (11 de agosto), se mantém a atividade sísmica a NE da freguesia da Ribeirinha, ilha do Faial, tendo sido registados nas últimas 24 horas um total de 48 eventos de baixa magnitude.

De acordo com a informação existente, nenhum dos eventos foi sentido pela população.


O evento mais energético ocorreu às 05:41 h (hora local=hora UTC) do dia 11 de agosto, tendo-se localizado a 6 km ENE da freguesia da Ribeirinha e atingido uma magnitude na escala de Richter (ML) de 2,3.


O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.


Fonte:
http://www.prociv.azores.gov.pt/noticias/avisos/ver.php?id=897
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Estive a ver no site do IPMA alguma informação referente aos eventos ao redor do Faial e embora alguns tenham tido uma magnitude superior a 2ML e superficiais, nenhum foi sentido pela população.
Inclusive houve eventos a 1km de profundidade... é o que eu chamo partir pedra.
32adf819e4e4c5dc7e1e94197c8df0ca.png



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Última edição:

Aspvl

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
505
Local
Lisboa, Arronches
Alguém sentiu um sismo há minutos? Zona oeste, Merceana, Alenquer. Foi muito rápido.

Pensei que tivesse sido ideia minha!
Durmo num beliche e acordei com um abanão forte mas muito curto!

Edit: Tenho família ao pé de Leiria que também sentiu a mesma vibração horizontal muito curta.
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.