Sismos Portugal 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,007
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Apenas para complementar a informação referente ao cheiro de enxofre que senti ontem ...

Fui contactado telefonicamente pelo CIVISA e por escrito pelo SRPCBA ...

O que o CIVISA me disse é que foi um piquete da protecção civil ao local na tarde de ontem e que o cheiro já se tinha dissipado ...

O SRPCBA informou-me que o assunto está em análise ...

Entretanto tive mais uma informação por parte de um amigo meu que reporta que também sentiu na semana passada cheiro a enxofre ao pé da Chanoca na zona do Negrito nos arredores da cidade ...
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Apenas para complementar a informação referente ao cheiro de enxofre que senti ontem ...

Fui contactado telefonicamente pelo CIVISA e por escrito pelo SRPCBA ...

O que o CIVISA me disse é que foi um piquete da protecção civil ao local na tarde de ontem e que o cheiro já se tinha dissipado ...

O SRPCBA informou-me que o assunto está em análise ...

Entretanto tive mais uma informação por parte de um amigo meu que reporta que também sentiu na semana passada cheiro a enxofre ao pé da Chanoca na zona do Negrito nos arredores da cidade ...
Pois o importante é reportar...
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
@Wessel1985

Acho que nessas situações o IVAR/CIVISA será a entidade a contactar.. o IPMA não faz qualquer tipo de análise a ocorrências dessas.
Ainda à 1 mês andei de férias na Terceira, passei o dia no Monte Brasil e vários dias em Angra e nunca cheirou-me a enxofre..como dizes cheiro a enxofre na Terceira só mesmo nas Furnas do Enxofre!

Não sabemos se já aconteceu no passado, mas zonas de desgaseificação podem não ocorrer mesmo no centro de um vulcão, poderá ocorrer no perímetro do mesmo..

Ainda este fim de semana ocorreu um sismo na caldeira Guilherme Moniz e tivemos neste mês o episódio sísmico no vulcão Pico Alto, mas ambos são distantes de Angra (8~10km)..
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,073
Local
Horta, Matriz, (90m)
As áreas a NW do Faial e no Banco D. João de Castro têm uma zona epicentral bastante localizado, destacando-se o Banco D. João de Castro.
Nos últimos dias, temos assistido a alguns eventos sísmicos de baixa magnitude em algumas estruturas vulcânicas da região.
9be8332cbf05db67b4d608b9c50861df.png

ca008278d282411d87942ac4feada1f0.png

Quanto à sua origem, não houve qualquer tipo de esclarecimento por parte das autoridades competentes.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,007
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
@Wessel1985

Acho que nessas situações o IVAR/CIVISA será a entidade a contactar.. o IPMA não faz qualquer tipo de análise a ocorrências dessas.
Ainda à 1 mês andei de férias na Terceira, passei o dia no Monte Brasil e vários dias em Angra e nunca cheirou-me a enxofre..como dizes cheiro a enxofre na Terceira só mesmo nas Furnas do Enxofre!

Não sabemos se já aconteceu no passado, mas zonas de desgaseificação podem não ocorrer mesmo no centro de um vulcão, poderá ocorrer no perímetro do mesmo..

Ainda este fim de semana ocorreu um sismo na caldeira Guilherme Moniz e tivemos neste mês o episódio sísmico no vulcão Pico Alto, mas ambos são distantes de Angra (8~10km)..


Exactamente ...

Depois de ter contactado as duas entidades ( CIVISA e SRPCBA ) o que me disseram foi para no caso de haver novas informações acerca de alguma situação para contactar em primeira instância o SRPCBA.

Esse organismo depois de fazer a sua análise e caso ache necessário um estudo mais aprofundado ai sim contacta o IVAR/CIVISA para eles entrarem em cena caso seja necessário ...

Foi uma boa situação para esclarecer um pouco mais acerca de quem contactar nestes casos ...

Em relação ao fenómeno ... De facto houve alguma instabilidade no Vulcão do Pico Alto mas pelo que amigos meus que conhecem bem aquela zona me dizem é que essa zona vulcânica vai desde o norte da ilha até ao Posto Santo que já fica relativamente perto da cidade ( Caldeira Guilherme Moniz ) ...

Poderá ser e agora entrando um pouco no reino da especulação uma libertação esporádica de gases relacionada com a Caldeira Guilherme Moniz visto que o enxofre sentiu-se em Angra e nos arredores da cidade ... o que leva a crer que não é um evento localizado ... e portanto enquadra-se no que o @fablept estava a dizer ... ou seja que o cheiro a enxofre será nas imediações do centro do vulcão ...
 
Última edição:
W

Windmill

Acho que e libertação de gases vulcânicos. Um processo completamente normal para quem vive em ilhas vulcânicas.
Na Graciosa só há libertação de gases de enxofre na caldeira da ilha, e proximidades do mesmo vulcão.
Quando estudei em São Miguel, por lá a situação é bem diferente. Além do complexo vulcânico das furnas, existe o das sete cidades e o do fogo.
Na altura lembro que gases vulcânicos arrebentaram por debaixo do chão de uma casa de moradores na Ribeira grande, formando uma caldeira.
As pessoas até tiveram de mudar de habitação.
E nas furnas é gases por todos os lados. Bueiros, fossas, buracos etc... Logo deve ser normal o que se passou em Angra
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Parece que houve um sismo sentido aqui na zona de Leiria na ultima madrugada, Alguém aqui do forum deu por alguma coisa? :unsure:

Teve 2,7 magnitude, com o epicentro a NW Leiria e grau III na escala de Mercalli modificada.
 

nunessimoes

Cumulus
Registo
2 Out 2010
Mensagens
124
Local
Leiria
Parece que houve um sismo sentido aqui na zona de Leiria na ultima madrugada, Alguém aqui do forum deu por alguma coisa? :unsure:

Teve 2,7 magnitude, com o epicentro a NW Leiria e grau III na escala de Mercalli modificada.
Confere. Estava na Ortigosa e senti. Abanou um pouco então o som antes de tremer foi algo


Enviado do meu Aquaris E5 através de Tapatalk
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa
Estado
Fechado para novas mensagens.