Sismos Portugal 2018



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Aqui em Leiria não dei por nada e ainda bem! Estava ainda a dormir quando se deu o sismo.

Entretanto já ocorreu uma réplica com 2.6 de magnitude com epicentro próximo do primeiro sismo.
 
Última edição:

rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
Eu cá não dei por nada que estava a dormir o sono dos justos.
Eu estava acordado, se estivesse a dormir aposto que não me apercebia. Sou uma "pedra" literalmente. :lol:
Foi fascinante e assustador ao mesmo tempo, nunca tinha sentido um sismo na minha vida. Parecia-me um trovão, depois senti a onda sismica a passar, como uma onda na água. Mas como não estou tão perto da costa e a uma cota razoavelmente superior, não foi tão forte, como suponho, como em Maceda ou cidades costeiras.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Eu estava acordado, se estivesse a dormir aposto que não me apercebia. Sou uma "pedra" literalmente. :lol:
Foi fascinante e assustador ao mesmo tempo, nunca tinha sentido um sismo na minha vida. Parecia-me um trovão, depois senti a onda sismica a passar, como uma onda na água. Mas como não estou tão perto da costa e a uma cota razoavelmente superior, não foi tão forte, como suponho, como em Maceda ou cidades costeiras.

Eu tenho o sono leve mas não me apercebi de nada.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
intensity.jpg
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Ainda é um grande abanão para a zona, não? 4.6 já não é "pequeno".

E sim, a sensação que os sismos dão por vezes são bizarras. Na prática, sente-se literalmente as ondas a passar, foi o que também senti nos dois sismos que senti aqui. Primeiro ouve-se o som como se fosse um camião a passar (mas diferente - quando aconteceu aqui por 2 segundos ainda pensei que fosse o vizinho a meter música :D) e só depois começa tudo a tremer.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
Se tivesse sido mais forte provavelmente originaria tambem um tsunami. Nao sei se Portugal estaria preparado para lidar com um sismo assim grande

Nem todos os sismos de grande magnitude dão origem a tsunamis, mas para originar um tsunami, teria que ser muito mais forte...milhares de vezes mais forte (libertação de energia). E desconfio que a falha que deu origem a este sismo tenha capacidade para causar sismos a rondar M8, falhas destas conhecidas, só mais a sul, na zona de Gorringe/Josephine.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Se tivesse sido mais forte provavelmente originaria tambem um tsunami. Nao sei se Portugal estaria preparado para lidar com um sismo assim grande

Para originar um tsunami teria que ser muito mais forte do que isto.

O único pais que se pode dizer que esteja preparado para lidar com sismos fortes com alguma regularidade é o Japão. E mesmo os japoneses podem sofrer bastantes danos e vitimas como aconteceu em Março de 2011.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Ainda é um grande abanão para a zona, não? 4.6 já não é "pequeno".

E sim, a sensação que os sismos dão por vezes são bizarras. Na prática, sente-se literalmente as ondas a passar, foi o que também senti nos dois sismos que senti aqui. Primeiro ouve-se o som como se fosse um camião a passar (mas diferente - quando aconteceu aqui por 2 segundos ainda pensei que fosse o vizinho a meter música :D) e só depois começa tudo a tremer.
Quando ocorreu o sismo de Arraiolos no início do ano, foi exatamente essa sensação. Esse ainda foi mais forte que este, senti bem o abanão e ainda me caiu alguma tinta do teto do edifício onde estava, em cima. Se tivesse durado mais tempo, teria feito danos certamente. Entretanto, houve outras pessoas que apenas ouviram o barulho e que pensaram que seria um camião mas a sensação foi muito esquisita.
Em dezembro do ano passado, durante a madrugada houve outro sismo novamente em Arraiolos mas mais pequeno, tanto que apenas ouvi um grande estrondo na rua que até me fez ir ver o que se passava porque não é muito normal ouvir estrondos ás 2 da manhã por aqui. No dia a seguir, lá cheguei à conclusão que tinha sido um sismo graças aos registos. Em 2011, foi o de Sousel que foi praticamente a mesma sensação do de Arraiolos mas um pouco mais fraco.

A todos aqueles que nunca sentiram um sismo, nunca queiram ter essa experiência pois é assustadora.