Sismos Portugal 2018

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Eu cá não dei por nada que estava a dormir o sono dos justos.

Por incrível que pareça acordei com o som que antecipa o tremor. Como ainda estava na cama a sensação que tive foi a mesma de quando se está num colchão de ar numa piscina e alguém salta para a água e sentimos a ondulação por baixo de nós.

Há uns tempos também senti o de Arraiolos, mas foi diferente. O som inicial não era tão pronunciado e parecia que a frequência das ondas sísmicas era maior.

Basicamente, este sismo parecia que tinha uma frequência de onda menor mas uma amplitude maior, isto comparativamente com o sismo de Arraiolos e tendo eu sentido os dois sismos no mesmo local.
 


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Boa descrição do colchão de ar na piscina, exactamente aquilo que eu senti. Acrescentar só que a minha gata que estava na brincadeira na altura ficou em "modo offline" uns 30 segundos em cima da cama :D Também nunca devia ter sentido nenhum.
Hehe, no sismo de Arraiolos aconteceu o mesmo com a minha gata, aliás ela pressentiu o sismo ainda antes de nós todos, ficou muito séria com as orelhas em pé, depois fugiu assustada com o som e o tremor.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Por incrível que pareça acordei com o som que antecipa o tremor. Como ainda estava na cama a sensação que tive foi a mesma de quando se está num colchão de ar numa piscina e alguém salta para a água e sentimos a ondulação por baixo de nós.

Há uns tempos também senti o de Arraiolos, mas foi diferente. O som inicial não era tão pronunciado e parecia que a frequência das ondas sísmicas era maior.

Basicamente, este sismo parecia que tinha uma frequência de onda menor mas uma amplitude maior, isto comparativamente com o sismo de Arraiolos e tendo eu sentido os dois sismos no mesmo local.

Até tenho pena mas não dei mesmo por nada! Perguntei ao meu pai e também não sentiu nada. Que raio de família! :D
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Que tipo de barulho se ouve? Eu não senti nada, mas estava aqui a ver os meus registos e vê-se algo!

O barulho de um sismo (que o antecede e acompanha) é um ruido surdo baixo e prolongado. É bastante assustador, muitas pessoas falam que é semelhante ao som de um trovão/avião ao longe, mas eu penso que é diferente, mais estranho e fora do comum.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Ainda é um grande abanão para a zona, não? 4.6 já não é "pequeno".

E sim, a sensação que os sismos dão por vezes são bizarras. Na prática, sente-se literalmente as ondas a passar, foi o que também senti nos dois sismos que senti aqui. Primeiro ouve-se o som como se fosse um camião a passar (mas diferente - quando aconteceu aqui por 2 segundos ainda pensei que fosse o vizinho a meter música :D) e só depois começa tudo a tremer.

4.6 não é assim tão forte não, deixo aqui a "minha" imagem de marca que ilustra o que digo ;)
Não esquecer que a escala é logarítmica.
1924.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Que tipo de barulho se ouve? Eu não senti nada, mas estava aqui a ver os meus registos e vê-se algo!

É tipo o som de um trovão mas que vem do solo e não do ar, é muito estranho (assustador) e difícil de descrever. Já senti 5 sismos mas só por uma vez ouvi o ruído causado.

Felizmente desta vez não dei por nada, dispenso bem sentir sismos, quando me apercebo do que está a acontecer o sentimento é só um... Medo... :unsure:
 

Brites

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
202
Local
Pombal, Leiria
Adoro os relatos de quem sentiu e eu aposto que não ouviu/sentiu nada!
"Ia tirar o carro da garagem sentiu os portões e a abanar o que não era normal, depois liguei o carro e ouvi no rádio a notícia que era mesmo um sismo!" (By CMTV)

As notícias correm muito rapido :-):-)

Sent from my SM-G950F using Tapatalk
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
O barulho de um sismo (que o antecede e acompanha) é um ruido surdo baixo e prolongado. É bastante assustador, muitas pessoas falam que é semelhante ao som de um trovão/avião ao longe, mas eu penso que é diferente, mais estranho e fora do comum.

É tipo o som de um trovão mas que vem do solo e não do ar, é muito estranho (assustador) e difícil de descrever. Já senti 5 sismos mas só por uma vez ouvi o ruído causado.

Felizmente desta vez não dei por nada, dispenso bem sentir sismos, quando me apercebo do que está a acontecer o sentimento é só um... Medo... :unsure:

Obrigado aos dois, poderá este pico representar o mesmo?

77uDcQk.png


Digo isto, porque existe um pico entre as 7:10 e as 7:15!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
É muito parecido com isto, fora a distorção do som e menos intenso.
Edit: O ideal é usar headphones.

Só de ouvir aumentou a minha pulsação.


É isto mesmo... Dá calafrios só de ouvir.:cold:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Que tipo de barulho se ouve? Eu não senti nada, mas estava aqui a ver os meus registos e vê-se algo!

O barulho de um sismo (que o antecede e acompanha) é um ruido surdo baixo e prolongado. É bastante assustador, muitas pessoas falam que é semelhante ao som de um trovão/avião ao longe, mas eu penso que é diferente, mais estranho e fora do comum.

É tipo o som de um trovão mas que vem do solo e não do ar, é muito estranho (assustador) e difícil de descrever. Já senti 5 sismos mas só por uma vez ouvi o ruído causado.

Felizmente desta vez não dei por nada, dispenso bem sentir sismos, quando me apercebo do que está a acontecer o sentimento é só um... Medo... :unsure:

É muito parecido com isto, fora a distorção do som e menos intenso.
Edit: O ideal é usar headphones.

Só de ouvir aumentou a minha pulsação.

Boas descrições Nuno e Miguel, é mesmo isso. É um som surdo e abafado, parecido com um trovão ou comboio distantes, mas tão diferente para quem sabe como é. Pelas minhas experiências pessoais, é exatamente o que se ouve no início do vídeo postado pelo dahon. Fiquei com os pelos dos braços todos em pé só de ouvir... mete medo, acho que estamos naturalmente programados para ter medo/receio daquele som.

As minhas experiências mais fortes foram todas em miúdo em Samora, que estando onde está é bastante propensa a tais fenómenos. Nem sempre ouvi o som, mas numa das mais fortes lembro-me perfeitamente de estar sentado no chão da cozinha, de ouvir aquele som terrível a aproximar-se e depois de sentir o chão a "fazer ondas"; absolutamente aterrador. É uma sensação estranha; as ondas não eram suaves, eram duras, rígidas, desconfortáveis... horrível, nunca me hei de esquecer.

Hoje não ouvi nem senti nada, estava completamente adormecido a essa hora :)
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
4.6 não é assim tão forte não, deixo aqui a "minha" imagem de marca que ilustra o que digo ;)
Não esquecer que a escala é logarítmica.
Claro, visto desse prisma não é, mas chega para assustar muita gente. O sismo de 4.9 em Arraiolos ainda deu para fazer rachas em paredes e tudo. :)

Obrigado aos dois, poderá este pico representar o mesmo?


Digo isto, porque existe um pico entre as 7:10 e as 7:15!
Se o microfone da NetAtmo tiver boa capacidade para gravar sons graves, talvez.

É muito parecido com isto, fora a distorção do som e menos intenso.
Edit: O ideal é usar headphones.
--
Só de ouvir aumentou a minha pulsação.
Exatamente, é mesmo esse o som, mas mais baixo. É a primeira coisa que se ouve antes de sentir a terra a tremer, e um pouco durante (aí já entra o barulho da própria estrutura a tremer).
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Claro, visto desse prisma não é, mas chega para assustar muita gente. O sismo de 4.9 em Arraiolos ainda deu para fazer rachas em paredes e tudo. :)


Se o microfone da NetAtmo tiver boa capacidade para gravar sons graves, talvez.


Exatamente, é mesmo esse o som, mas mais baixo. É a primeira coisa que se ouve antes de sentir a terra a tremer, e um pouco durante (aí já entra o barulho da própria estrutura a tremer).
Lá em captação de sons é muito bom, muito provavelmente poderá ter sido outra coisa dada a distância, não sei. Obrigado

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3