Sismos Portugal 2018

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,974
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
19-09-2018 09:00
Terceira
Sismo sentido na ilha Terceira
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 07:54 (hora local = hora UTC), do dia 19 de setembro foi registado um evento com magnitude 2,5 (Richter) e epicentro a cerca de 5 km a NE de Posto Santo, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) em Ribeirinha, concelho de Angra do Heroísmo.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.



Aqui por Angra não senti nada ... Devia ainda estar no quinto sono ou então não se sentiu mesmo por estas bandas ...
 


fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
19-09-2018 09:00
Terceira
Sismo sentido na ilha Terceira
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 07:54 (hora local = hora UTC), do dia 19 de setembro foi registado um evento com magnitude 2,5 (Richter) e epicentro a cerca de 5 km a NE de Posto Santo, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) em Ribeirinha, concelho de Angra do Heroísmo.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.



Aqui por Angra não senti nada ... Devia ainda estar no quinto sono ou então não se sentiu mesmo por estas bandas ...

À 13:58 ocorreu outro sismo sentido no Pico Alto, e às 14:46 ocorreu um sismo Ml2.4.

Desde ontem que tem sido Pico Alto, SE Terceira, Fossa Hirondelle, S Povoação..está tudo num seguimento tectónico..mas 3 sismos de magnitude >2 no Pico Alto/Caldeira Guilherme Moniz não é mesmo comum

 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,046
Local
Horta, Matriz, (90m)
O mais estranho mesmo, é que toda a zona do RT, desde a Glória até ao maciço central da ilha Terceira está em alvoroço, não há uma alminha que faça um esclarecimento público sobre isto. Os Açores deveriam ser um dos locais do mundo mais evoluídos neste aspecto, mas em comparação ao que se passou antes da erupção do Hawaii e durante... ficamos a anos luz de distância do USGS.
Enquanto houver duas redes e, desentendimento entre ambas, nunca poderá haver evolução. Sinceramente, sinto-me desinformado e gostava de estar mais. Outro grande exemplo de ocultação foi a grande atividade a Oeste do Faial que durou imenso tempo, para não dizer mais de um ano... o que se soube disso? NADA... quem quiser ter acesso a dados mais pormenorizados, não é possível... sabe-se da gravidade das situações, anos depois e por entidades estrangeiras, como no caso do fogo/congro há uns anos atrás... é triste, mas é verdade.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,046
Local
Horta, Matriz, (90m)
Mais um sismo com epicentro na Caldeira Guilherme Moniz.
IPMA - profundidade 5km e magnitude 2,4ML
Rede IVAR/CIVISA - profundidade ? E magnitude de 2,0ML


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Mais um sismo com epicentro na Caldeira Guilherme Moniz.
IPMA - profundidade 5km e magnitude 2,4ML
Rede IVAR/CIVISA - profundidade ? E magnitude de 2,0ML


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Só uma achega...

Vulcão Guilherme Moniz - vulcão poligenético
Etiquetas: Área Protegida Vulcanismo
Publicada em janeiro 27, 2012

Localiza-se na região centro-meridional, na Serra do Morião também referida como Serra da Nasce Água.



Caldeira Guilherme Moniz


Este vulcão poligenético ( tipo de vulcão onde poderão ocorrer diversos períodos eruptivos intercalados por outros de acalmia), de morfologia suavizada é encimado por uma caldeira de paredes abruptas de dimensões da ordem de 4 km por 2,5 km, que se apresenta desmantelada nos bordos Norte e Este.
O Vulcão Guilherme Moniz ter-se-á desenvolvido com a formação inicial de um imponente vulcão em escudo (expelem enormes quantidades de lava que gradualmente constroem uma montanha larga com o perfil de um escudo. As escoadas lávicas destes vulcões são geralmente muito quentes e fluídas). Durante esta fase de formação, o Vulcão dos Cinco Picos já se encontraria na sua fase final de actividade. Posteriormente, o Vulcão Guilherme Moniz terá evoluído para um aparelho de carácter mais explosivo, culminando com a formação da sua caldeira de colapso, que terá ocorrido à menos de cerca de 180 000 anos.
Esta caldeira, de nome "Caldeira de Guilherme Moniz", é possivelmente o maior reservatório de água de toda a ilha, dado que aqui se encontrava uma lagoa, coberta pela erupção do vulcão que deu origem aoAlgar do Carvão, que lhe aprisionou as águas debaixo das escoadas lávicas. Dos seu bordos brotam algumas nascentes de grande caudal como é caso da Furna de Água.
A Caldeira de Guilherme Moniz é uma Área Protegida de Gestão de Recursos do Parque Natural da Terceira, e caracteriza-se pela presença de espécies e de habitats naturais protegidos, nomeadamente matos macaronésicos e turfeiras, que asseguram a recarga dos principais aquíferos do complexo vulcânico de Guilherme Moniz.
Observam-se alguns cones de escórias, uma zona de fumarolas (Furnas do Enxofre) e lavas oriundas do Pico do Algar do Carvão.
http://cblogazores.blogspot.com/2012/01/vulcao-guilherme-moniz-vulcao.html
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,974
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
À 13:58 ocorreu outro sismo sentido no Pico Alto, e às 14:46 ocorreu um sismo Ml2.4.

Desde ontem que tem sido Pico Alto, SE Terceira, Fossa Hirondelle, S Povoação..está tudo num seguimento tectónico..mas 3 sismos de magnitude >2 no Pico Alto/Caldeira Guilherme Moniz não é mesmo comum





Mais uma vez não senti nada por aqui pois estava em hora de almoço e poderia estar em andamento ... Mas uns colegas meus dizem que caiu um objecto na oficina onde estavam a trabalhar ... De facto não é nada comum no mesmo dia a caldeira Guilherme Moniz dar duas vezes sinal de vida ... Aguardemos por próximos desenvolvimentos ...
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,046
Local
Horta, Matriz, (90m)
Mais uma vez não senti nada por aqui pois estava em hora de almoço e poderia estar em andamento ... Mas uns colegas meus dizem que caiu um objecto na oficina onde estavam a trabalhar ... De facto não é nada comum no mesmo dia a caldeira Guilherme Moniz dar duas vezes sinal de vida ... Aguardemos por próximos desenvolvimentos ...

Já vai em 3! Último às 14:36
982279b1e7e33b97e107212dbf75860d.png



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,974
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Já vai em 3! Último às 14:36
982279b1e7e33b97e107212dbf75860d.png



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Bem ... três então ainda é mais incomum ... Esse das 13:48 parece que foi mais sentido também por ser em horário laboral ... Mas nada de muito relevante até agora e as populações mantém a sua vida normal como se nada fosse ... E muitas nem devem ter sentido nada pois deve ter sido algo muito ligeiro e só para quem estava muito quieto ...
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
O mais estranho mesmo, é que toda a zona do RT, desde a Glória até ao maciço central da ilha Terceira está em alvoroço, não há uma alminha que faça um esclarecimento público sobre isto. Os Açores deveriam ser um dos locais do mundo mais evoluídos neste aspecto, mas em comparação ao que se passou antes da erupção do Hawaii e durante... ficamos a anos luz de distância do USGS.
Enquanto houver duas redes e, desentendimento entre ambas, nunca poderá haver evolução. Sinceramente, sinto-me desinformado e gostava de estar mais. Outro grande exemplo de ocultação foi a grande atividade a Oeste do Faial que durou imenso tempo, para não dizer mais de um ano... o que se soube disso? NADA... quem quiser ter acesso a dados mais pormenorizados, não é possível... sabe-se da gravidade das situações, anos depois e por entidades estrangeiras, como no caso do fogo/congro há uns anos atrás... é triste, mas é verdade.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Esse é o sentimento que tenho à alguns anos.. está tudo no segredo dos deuses, e é só para cientista ver.
Nem imaginam as horas que já perdi à procura de informações sobre episódios sismicos e vulcânicos nos Açores, é preciso revirar (literalmente) a internet, à procura de documentos científicos, muitos deles pagos, outros onde se apenas encontra o abstracto. E mesmo assim não sei o que se passou ao certo nas últimas décadas debaixo dos meus pés.

Sobre a profundidade, podes ver no IPMA, mas sobre o IVAR/CVARG tenho uma história engraçada, esse instituto nunca partilhou as profundidades, à uns anos desenvolvi um site de sismologia em Portugal para uso próprio, encontrei o ficheiro que o IVAR utiliza para catalogar os sismos no mapa/tabela e tinha as profundidades, e então utilizei esses dados no meu site. Anos depois, um user daqui do fórum perguntou me como sabia as profundidades dos sismos do IVAR, e eu expliquei lhe (pensei que fosse para desenvolvimento próprio), passados dias, o IVAR retirou do ficheiro as profundidades. Isto é verídico, e só demonstra o quanto o IVAR restringe a informação pública.

Sobre o IPMA/IVAR, só mesmo neste país, talvez por interesses económicos (apoios europeus), os dados não se cruzam e então temos duas redes sísmicas portuguesas nos Açores, que em conjunto teríamos melhores resultados, estudos, mas não..cada um para seu lado. A culpa acho que está para os lados da universidade e não no IPMA.

Que queiram controlar um pouco a informação pública, tudo bem, mas desta forma, parecemos que ainda estamos numa ditadura, a informação é toda filtrada antes de chegar ao público. Se leres os comunicados do IVAR, até parece que são automáticos, os discursos de à 15 anos atrás nada mudaram.

Mas nem a propósito, aqui fica uma opinião em 2005 (no pico da crise do Fogo-Congro) do Dr. Victor Hugo Forjaz

 
Última edição:

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Esse é o sentimento que tenho à alguns anos.. está tudo no segredo dos deuses, e é só para cientista ver.
Nem imaginam as horas que já perdi à procura de informações sobre episódios sismicos e vulcânicos nos Açores, é preciso revirar (literalmente) a internet, à procura de documentos científicos, muitos deles pagos, outros onde se apenas encontra o abstracto. E mesmo assim não sei o que se passou ao certo nas últimas décadas debaixo dos meus pés.

Sobre a profundidade, podes ver no IPMA, mas sobre o IVAR/CVARG tenho uma história engraçada, esse instituto nunca partilhou as profundidades, à uns anos desenvolvi um site de sismologia em Portugal para uso próprio, encontrei o ficheiro que o IVAR utiliza para catalogar os sismos no mapa/tabela e tinha as profundidades, e então utilizei esses dados no meu site. Anos depois, um user daqui do fórum perguntou me como sabia as profundidades dos sismos do IVAR, e eu expliquei lhe (pensei que fosse para desenvolvimento próprio), passados dias, o IVAR retirou do ficheiro as profundidades. Isto é verídico, e só demonstra o quanto o IVAR restringe a informação pública.

Sobre o IPMA/IVAR, só mesmo neste país, talvez por interesses económicos (apoios europeus), os dados não se cruzam e então temos duas redes sísmicas portuguesas nos Açores, que em conjunto teríamos melhores resultados, estudos, mas não..cada um para seu lado. A culpa acho que está para os lados da universidade e não no IPMA.

Que queiram controlar um pouco a informação pública, tudo bem, mas desta forma, parecemos que ainda estamos numa ditadura, a informação é toda filtrada antes de chegar ao público. Se leres os comunicados do IVAR, até parece que são automáticos, os discursos de à 15 anos atrás nada mudaram.

Mas nem a propósito, aqui fica uma opinião em 2005 (no pico da crise do Fogo-Congro) do Dr. Vítor Hugo Forjaz

E qual é a tua opinião sobre o que se passa?
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
E qual é a tua opinião sobre o que se passa?
É como o @lserpa disse "é que toda a zona do RT, desde a Glória até ao maciço central da ilha Terceira está em alvoroço", de à uns meses para cá que tem se notado uma maior sismicidade no grupo Oriental (Junho/Julho) e aparenta ter divergido em direcção da ilha Terceira (Hirondelle, SE Terceira, centro da ilha).

Agora o Pico Alto/Caldeira Guilherme Moniz, fico sempre com a dúvida sobre a Central Geotérmica do Pico Alto..
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
É como o @lserpa disse "é que toda a zona do RT, desde a Glória até ao maciço central da ilha Terceira está em alvoroço", de à uns meses para cá que tem se notado uma maior sismicidade no grupo Oriental (Junho/Julho) e aparenta ter divergido em direcção da ilha Terceira (Hirondelle, SE Terceira, centro da ilha).

Agora o Pico Alto/Caldeira Guilherme Moniz, fico sempre com a dúvida sobre a Central Geotérmica do Pico Alto..
Muito obrigado e vai-nos mantendo informados! :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: lserpa e Wessel1985

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Muito obrigado e vai-nos mantendo informados! :thumbsup:

Mesmo que quisesse, pouco mais posso dizer, é a falta de conhecimento, tempo, inacessibilidade a mais informações/dados.. limita e muito.

Mais dois sismos sentidos em São Miguel durante a noite:
1.6 S Povoacao (S. Miguel) - Hoje 21:26 III - S. Miguel: Povoacão
2.4 SSW Faial da Terra (S. Miguel) - Hoje 23:07 - S. Miguel

Ocorreram mais alguns sismos de menor magnitude, mas não sabemos os epicentros.
 
Última edição:

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,974
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Mesmo que quisesse, pouco mais posso dizer, é a falta de conhecimento, inacessibilidade a mais informações/dados.. limita e muito.

Mais dois sismos sentidos em São Miguel durante a noite:
1.6 S Povoacao (S. Miguel) - Hoje 21:26 III - S. Miguel: Povoacao
2.4 SSW Faial da Terra (S. Miguel) - Hoje 23:07 - S. Miguel


Bem … a animação anda distribuída tanto por São Miguel como por aqui …

É de facto uma pena que não nos deem a conhecer mais informações do que se está a passar …

Todos tínhamos a ganhar como comunidade já que se educava as populações para este tipo de situações evitando assim possíveis pânicos generalizados e sem sentido …

Assim quando houver um evento um bocadinho mais significativo as populações no seu geral vão agir com a desinformação a que tem sido habituadas …

Um conjunto de oportunidades perdidas para uma prevenção mais eficaz para todos …
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,974
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
E continua ... grau V já dá para dançar um bocadinho ...

21-09-2018 09:45
S. Miguel
Sismo sentido na ilha de S. Miguel
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 09:30 (hora local = hora UTC), do dia 21 de setembro foi registado um evento com magnitude 2,5 (Richter) e epicentro a cerca de 2 km a SW de Povoação, ilha de S. Miguel.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima V (Escala de Mercalli Modificada) na vila da Povoação. O evento foi ainda sentido com intensidade IV em Nossa Senhora dos Remédios, Furnas, Ribeira Quente, Faial da Terra e em Água Retorta.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

IVAR/CIVISA


21-09-2018 14:40
S. Miguel
Sismo sentido na ilha de S. Miguel - atualização
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 13:25 (hora local = hora UTC), do dia 21 de setembro foi registado um evento com magnitude 2,5 (Richter) e epicentro a cerca de 2 km a SSW de Povoação, ilha de S. Miguel.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima V (Escala de Mercalli Modificada) em Vila da Povoação e Nossa Senhora dos Remédios. O evento foi ainda sentido com intensidade IV/V em Ribeira Quente e intensidade IV em Faial da Terra e Furnas.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

IVAR/CIVISA
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e lserpa