Sismos Portugal 2018

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,043
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boas pessoal ...

4.9 já se sente e bem ... Deverá ter sido semelhante ao que senti aqui na Ilha Terceira na altura da crise no Banco D. João de Castro em 97 ... Começa a tremer devagar e de repente dá um sacão bem violento e um barulho das entranhas da terra ...

O último grande sismo aqui nos Açores em Julho de 98 teve grau 5.8 na escala de Richter pelo que este teve apenas - 0,9 de intensidade ... Acaba por ser curioso como apenas um grau pode mudar tudo no que aos danos materiais e humanos diz respeito ...

Felizmente parece que foi apenas um grande susto principalmente para os alentejanos do fórum ... Que nunca seja mais do que isso ...

Cumprimentos açorianos

De 4.9 richter, para 6,1 richter, intensidade registada por outra rede sismográfica do sismo de 98, vai uma diferença de aproximadamente 30 vezes se não me engano... nota também que o sismo de 98 foi a uma profundidade menor que 2km. E claro, as circunstâncias geológicas são bem distintas.
Acredito que se em vez dos 4 segundos de ondas S registados agora, fossem uns 20 ou 30 segundos, o desfecho seria bem diferente.

Nota final, a magnitude também representa a massa movimentada pelo evento na zona de fractura.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 


Sulman

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
196
Local
Arraiolos - 412m
Relato do Sismo aqui na Vila:
primeiro foi apenas um ruído de fundo e depois dois fortes abanões! Foi o pânico. Ja após 3 minutos, uma replica sentiu-se também bem!
Ao contrário do que se tem noticiado, há danos. Algumas casas abriram rachas, houve montes próximos do epicentro que caíram telhas, a Secundária de Arraiolos, construída de raiz há 4/5 anos abriu várias rachas nas paredes, tetos e até as luzes de emergência caíram dos tetos e ficaram penduradas pelos fios, caíram também lâmpadas e projetores de video dos tetos.
Felizmente foi o menor que podia acontecer!

Em Évora, segundo pessoas conhecidas, sentiu-se muito no centro histórico e principalmente na área industrial, nomeadamente nos edifícios da Embraer, Tyco, Évora Plaza e Fidelidade.

No Vimieiro também foi bastante forte, dada a proximidade ao epicentro.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Em Évora foi sério, foi grau V na escala de Mercalli (segundo a minha análise, que vale o que vale).

Senti bem o sismo, o ruído começou e houve um forte abanão, toda a gente saiu para a rua. Na minha casa a porta do frigorífico e do roupeiro da entrada estavam abertas, há umas fissuras novas na parede. Houve zonas da cidade sem electricidade, a rede móvel foi abaixo devido ao fluxo de chamadas e uma desorientação geral. Se houver um grande sismo estamos perdidos.

Uma agência bancária ficou sem luz e toda a gente lá ficou trancada porque os sistemas e portas de entrada são eléctricos e não têm geradores, valeu o susto.

Quanto aos danos na escola de Arraiolos (que conheço bem), infelizmente eram de prever, é mais uma das miseráveis obras da parque escolar (a de Montemor é a mesma degradação), edifícios novos a cair aos bocados e que pelos vistos não aguentam muito bem os sismos. lguém ganhou muito dinheiro a fazer péssimas obras, ao estilo do terceiro mundo, sem segurança.

Não senti nenhuma réplica.
 

cepp1

Cumulus
Registo
26 Jul 2017
Mensagens
246
Local
Leiria
Sismos desta magnitude não costumam causar mortos em itália, não se esqueça que a escala Richter é logarítmica.
Este sismo foi de 4.9, um sismo de 6.5 como o de Itália a 30 Outubro de 2016 foi 40 vezes maior que este sismo de hoje e libertou 250 vezes mais energia.
Um sismo de 6.5 por cá, dependendo da profundidade, com epicentro numa região povoada também provocaria certamente mortos, e se fosse numa região urbana muito povoada, provavelmente seria mesmo bastante trágico.
https://earthquake.usgs.gov/learn/topics/how_much_bigger.php

Eu ja apanhei um sismo á volta de 6., lembro que o epicentro foi no mar creio que a 100km de Portugal continental, na altura morava na margem sul e a casa abanou mas não houve danos em Portugal. Talvez como você disse da localização, e da profundidade.
Eu em Itália não me estava a referir a esse de 6.5 de 2016 que matou penso que centenas de pessoas (dados de cabeça por isso posso estar enganado), mas sim a um de 4.0 na ilha de Ischia que vitimou pelo menos duas pessoas, feriu umas dezenas além dos muitos danos materiais.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Houve muito pânico nas escolas de Évora entre as crianças e alguns adultos. Não deveriam saber que vivem numa zona sísmica e deveriam saber o que fazer? Os próprios professores proibiram os miúdos de se abrigar debaixo das mesas, tinham de ficar sentados à espera sabe-se lá do quê.

Triste País este que nunca está preparado para nada.
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Houve muito pânico nas escolas de Évora entre as crianças e alguns adultos. Não deveriam saber que vivem numa zona sísmica e deveriam saber o que fazer? Os próprios professores proibiram os miúdos de se abrigar debaixo das mesas, tinham de ficar sentados à espera sabe-se lá do quê.

Triste País este que nunca está preparado para nada.
Tem piada falar nisso, porque todas as escolas têm aquele plano ridiculo que faz simulações de saídas “ordenadas” de emergência em que basicamente os alunos passeiam pela escola até ao ponto de encontro e não correm pelas suas vidas. Quando estava no básico, houve um sismo durante o dia/manhã, não me lembro o ano, mas foi de 5 e picos no sitio do costume: computadores a abanar, mesas, um barulho horrivel e os professores entraram em pânico, não permitiram a saída dos alunos nem que nos colocassemos debaixo das mesas. Alguns colegas meus sairam porta fora na mesma e depois foram repreendidos. Acredito que nada tenha mudado. As pessoas apenas sabem a teórica, porque na prática nem têm reacção para nada, pois sempre acharam que aquilo não ia acontecer.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Tem piada falar nisso, porque todas as escolas têm aquele plano ridiculo que faz simulações de saídas “ordenadas” de emergência em que basicamente os alunos passeiam pela escola até ao ponto de encontro e não correm pelas suas vidas. Quando estava no básico, houve um sismo durante o dia/manhã, não me lembro o ano, mas foi de 5 e picos no sitio do costume: computadores a abanar, mesas, um barulho horrivel e os professores entraram em pânico, não permitiram a saída dos alunos nem que nos colocassemos debaixo das mesas. Alguns colegas meus sairam porta fora na mesma e depois foram repreendidos. Acredito que nada tenha mudado. As pessoas apenas sabem a teórica, porque na prática nem têm reacção para nada, pois sempre acharam que aquilo não ia acontecer.

Basicamente é isto, vi saídas mais ordenadas nas empresas, onde trabalho saiu tudo de forma calma e ordeira para um local seguro. Houve crianças a desafiar os professores e a meterem-se debaixo das mesas. Outros professores foram passear aos corredores a ver se era mesmo um sismo. Ridículo.
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,113
Local
Genval, Bélgica
Eu quando estava na primária tambem senti um sismo. O mais engracado é que enquanto todos sentimos o sismo sem sabermos bem o que era na altura, a nossa professora estava ao telefone. Quando regressou disse 'olhem meninos isto foi um sismo'. No fim do sismo é que fomos para baixo das mesas. Bem pelo menos podia ter havido uma replica maior portanto. Entretanto passados uns minutos saimos todos calmamente para a rua.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
se os dados do IPMA estiverem corretos - 4,9 a 7km de profundidade - o técnicos terão de visitar o terreno porque é um sismo razoavelmente superficial.
Há certamente danos visíveis.
E eu penso que deviam reavaliar esta falha e a sismicidade desta área. Penso que não era suposto esta falha gerar sismos de magnitude 5.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
o sismo mais recente em arraiolos teve profundidade de 1 metro, deve ter sido algum desabamento subterraneo provocado pela movimentaçao dos lençois freaticos
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
se os dados do IPMA estiverem corretos - 4,9 a 7km de profundidade - o técnicos terão de visitar o terreno porque é um sismo razoavelmente superficial.
Há certamente danos visíveis.

Há danos, pelo menos nas Alcáçovas (a 50 km de Arraiolos) uma casa ruiu parcialmente.

Tem de haver danos na zona de Arraiolos/Pavia.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Relato do Sismo aqui na Vila:
primeiro foi apenas um ruído de fundo e depois dois fortes abanões! Foi o pânico. Ja após 3 minutos, uma replica sentiu-se também bem!
Ao contrário do que se tem noticiado, há danos. Algumas casas abriram rachas, houve montes próximos do epicentro que caíram telhas, a Secundária de Arraiolos, construída de raiz há 4/5 anos abriu várias rachas nas paredes, tetos e até as luzes de emergência caíram dos tetos e ficaram penduradas pelos fios, caíram também lâmpadas e projetores de video dos tetos.
Felizmente foi o menor que podia acontecer!

Em Évora, segundo pessoas conhecidas, sentiu-se muito no centro histórico e principalmente na área industrial, nomeadamente nos edifícios da Embraer, Tyco, Évora Plaza e Fidelidade.

No Vimieiro também foi bastante forte, dada a proximidade ao epicentro.

Estava a achar estranho não haver registo de alguns danos, afinal sempre houve alguma coisa... :unsure:

Esperemos que este sismo não tenha desestabilizado ainda mais aquela aquela zona, que já costumava ser bastante activa.