Sismos Portugal 2018



cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
No meu tempo de escola, nas simulações tínhamos que ir para debaixo das mesas. E recordo-me de dizerem que na zona das portas, devido ao "reforço" da viga horizontal também havia alguma segurança...

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
886
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Em Sintra não senti nada...também o chão já estava a tremer visto que estava ao lado de uma bomba de trasfega a trabalhar :D
Amigos meus sentiram bem em Lisboa, sobretudo uma amiga que estava num 9º andar.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,179
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Confirmo também que se sentiu no Porto. Foi, no entanto, estranho, pois no momento em que senti a mesa a vibrar e suspeitei que fosse um sismo, olhei para o candeeiro para ver se este se movia e nada, pelo que descartei a hipótese sísmica. Afinal foi mesmo um sismo :D Estou num 4º andar já agora.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Em Portugal a regiao do Vale do Tejo, Ribatejo e Alto Alentejo, é uma zona fortemente sísmica.

Na mesma regiao, ocorreram os sismos de 1531 (com inundacoes no Tejo) e 1909 (Benavente)
É nesta zona que ocorreu o sismo de hoje. E em 1761, ocorreu um sismo de magnitude 5.5-6 também na zona de Évora.
Portanto o sismo de hoje nao é surpresa nenhuma.

http://images-cdn.impresa.pt/expresso/users-2401-240188-epic-351a.jpg/original/mw-320

No entanto, é na zona a sudoeste de Sagres, onde ocorrem os sismos mais violentos, de magnitude superior a 8 (e com tsunamis destrutivos).
Os piores sismos em Lisboa (com tsunami) parecem ter ocorrido em 1755, 1531, 1504, 1356, 1321 (os epicentros nao sao bem conhecidos).
Mas só para dissipar o medo: eu acho que a repeticao de 1755 já ocorreu, e foi em 1969 (um sismo grande a sudoeste de Sagraes).
Só que o sismo foi de magnitude ligeiramente inferior.

Sismos futuros mais problemáticos seriam mais esperados é em zonas onde nao tem ocorrido nenhum sismo significativo recentemente (últimos 100-200 anos).

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_sismos_em_Portugal
http://w3.ualg.pt/~jdias/GEOLAMB/GA6_Tsunamis/060_TsunHistoricos.html
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
(nos arredores norte do Porto) Eu senti o sismo e bem por 2 segundos. às 11h53, e estava sentado no computador quando senti o chao a tremer e a televisao também. Eu estava na sala, próximo da janela. O meu pai, noutra zona mais interior, e nao sentiu. Vivemos no 3°andar, o que explica o termos sentido.
Eu tenho a experiencia de sentir vários sismos na Islandia, portanto veio-me logo à memória, quando o tremor comecou.
 

Brites

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
202
Local
Pombal, Leiria
Essa de professores a proibirem os alunos de se colocarem imediatamente debaixo das mesas e não fazerem nada, a ser verdade, acho absolutamente contra-producente, vergonhoso e grave.
Atenção eu testemunhei isso a uns anos atrás quando estava num pré fabricado a ter aulas em que aquilo abanou tudo literalmente e a prof (diretora de turma até) quando acabou o abalo diz:
"Pronto já passou vamos continuar a aula"
Isto é verídico 15anos não sei quando houve um abalo bem forte em Leiria! É só porque os outros começaram a sair e pk assim o exigimos também é que fomos para o ponto de encontro definido pela escola nos simulacros que se faziam!
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
São comportamentos de risco como estes que muita vez acabam mal, seja com sismos, incêndios, inundações, o que for. Por vezes há formação mas as pessoas simplesmente ignoram. Uma crítica mais pessoal mas acontece mais vezes do que parece. Depois há reclamações que não estamos preparados - não estamos, mas também não queremos estar em muitos casos.
Claro que não se generaliza mas uma quantidade alarmante da população faz isto.

Ainda hoje tive alguém a perguntar-me porque se evacuaram as escolas se durou tão pouco tempo/foi "tão fraco". Sem comentários.
 

Dematos

Cumulus
Registo
2 Jan 2014
Mensagens
383
Local
Louriçal - Pombal (40m)
Aqui, no Louriçal, não senti nada! Mas, acho ter ouvido qualquer coisa a essa hora, tipo um rugido de fundo como um avião ao longe, como passam por aqui aviões constantemente...
Já tive a oportunidade de visitar essa zona de Arraiolos onde foi o epicentro - a zona da falha do Ciborro e achei curioso ver o monte da Aldeia da Serra, que tem a forma de cunha e que foi certamente levantado pelas movimentações do terreno ao longo do tempo!!
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Para ser digno de atenção os eventos têm que ser deste estilo :D



:D Vi esse filme umas três vezes. Simulação de um mega-sismo (de magnitude 11) na Califórnia. e consequente erupção do super-vulcão Yellowstone.

Aqui, no Louriçal, não senti nada! Mas, acho ter ouvido qualquer coisa a essa hora, tipo um rugido de fundo como um avião ao longe, como passam por aqui aviões constantemente...
Já tive a oportunidade de visitar essa zona de Arraiolos onde foi o epicentro - a zona da falha do Ciborro e achei curioso ver o monte da Aldeia da Serra, que tem a forma de cunha e que foi certamente levantado pelas movimentações do terreno ao longo do tempo!!

Também reparei nisso ao explorar ontem o local pelo Google Earth!

Atenção eu testemunhei isso a uns anos atrás quando estava num pré fabricado a ter aulas em que aquilo abanou tudo literalmente e a prof (diretora de turma até) quando acabou o abalo diz:
"Pronto já passou vamos continuar a aula"
Isto é verídico 15anos não sei quando houve um abalo bem forte em Leiria! É só porque os outros começaram a sair e pk assim o exigimos também é que fomos para o ponto de encontro definido pela escola nos simulacros que se faziam!

Esse deve ter sido um de 2001. https://issuu.com/casadasciencias/docs/sismos_portugueses_recentes__1981-2011_

Acho que há professores que exageram na autoridade e muitas vezes utilizam-na para encobrir uma certa incapacidade de lidar com algumas situações.
 
Última edição:

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
...
A mesma ideia transmite Mourad Bezzeghoud, investigador do Instituto de Ciências da Terra da Universidade de Évora e um dos autores de um estudo que traçou o mapa de risco sísmico no país com base na intensidade de 175 sismos verificados em Portugal continental entre o ano 1300 e 2014.

Bezzeghoud explica ao i que a zona de Arraiolos tem uma falha ativa que no mapa que desenharam (ao lado) está definida com intensidade vii e em que os sismos já têm alguma repercussão, embora não haja registos de abalos dessa dimensão no passado mais recente.
...
https://ionline.sapo.pt/596429