Sismos Portugal 2018



4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Idade média. Ouvi isto dito por um geólogo num programa da RTP2 "sociedade civil" e fiquei admirado. Existem mapas antigos de intensidade sísmica que já atribuem estes valores aquela zona... e é até M7.

Incrível, há falhas "concorrentes" à do Vale Inferior do Tejo que provocou o sismo de Benavente então, não imaginava.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Arraiolos tremeu por volta das 23h! Ruido e muita gente sentiu, mas parece que os sismografos do IPMA não... Começa a ser preocupante

No sismómetro de Estremoz a cerca de 30km não vejo nada às 23h..o mais próximo de ondas sísmicas que encontro é às 22:34 e 22:45, mas apenas as ondas sísmicas mais fortes são registadas nesta estação (que acho que está com algum problema) em sismos < Ml 1.0.

O IPMA pode não conseguir catalogar todos os sismos, é necessário um bom registo das ondas P e S em mais do que uma estação sísmica para haver uma triangulação e determinar a sua localização. Sismos de baixa magnitude, é necessário ter sismometros bem perto do epicentro. Pode até ter sido um sismo < Ml 0.5, no silêncio da noite foi sentido..mas é muito ligeiro para ser registado em várias estações..

Pessoalmente desde o sismo Ml4.7 que já vi por diversas vezes na estação de Estremoz registos que aparentam ser ondas sísmicas e não foram catalogados pelo IPMA, sem onda P..torna-se apenas um registo suspeito.

Era interessante o IPMA montar uma array de sismometros em Arraiolos para fazerem um estudo aprofundado, mas isto custa €€..

A estação de Évora está intermitente já à algum tempo:
http://clv-cge.uevora.pt/EVO.active.gif
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
Os pequenos também ser perceptíveis. Já demos por alguns que nunca chegam a aparecer na lista, ainda muito antes desta situação de pânico que está a nascer.

Não foi o caso de ontem mas até aconteceu recentemente.

Ao contrário do que muita gente diz e escreve sobre "ah e tal nunca senti um sismo", a minha opinião é não queiram.

Muito menos queiram ter a "sorte" de viver a poucos quilómetros dos epicentros e ouvirem perfeitamente a "explosão" que dá início ao evento.

A última de 3,1 foi enorme, habituado a ouvir as até de 2 ou 2,qq coisa, esta foi imensamente mais forte. Felizmente não estava na de 4,9 e nem quero ter essa experiência.

O problema é que os pequenos sismos são regulares e "Arraiolos" entre aspas porque é a norte / NE de lá que tudo se passa, e Arraiolos já "tremeu" muitas mais vezes que as 18 que diz a comunicação social. Pelo menos já algumas centenas de vezes nos últimos anos.

E um dia isto há-de tremer muito mais que os anteriores e não estamos preparados para tal quer nível da qualidade das construções quer a nível de preparação e reação do socorro e resgate a nível nacional.
 

Sulman

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
196
Local
Arraiolos - 412m
Os pequenos também ser perceptíveis. Já demos por alguns que nunca chegam a aparecer na lista, ainda muito antes desta situação de pânico que está a nascer.

Não foi o caso de ontem mas até aconteceu recentemente.

Ao contrário do que muita gente diz e escreve sobre "ah e tal nunca senti um sismo", a minha opinião é não queiram.

Muito menos queiram ter a "sorte" de viver a poucos quilómetros dos epicentros e ouvirem perfeitamente a "explosão" que dá início ao evento.

A última de 3,1 foi enorme, habituado a ouvir as até de 2 ou 2,qq coisa, esta foi imensamente mais forte. Felizmente não estava na de 4,9 e nem quero ter essa experiência.

O problema é que os pequenos sismos são regulares e "Arraiolos" entre aspas porque é a norte / NE de lá que tudo se passa, e Arraiolos já "tremeu" muitas mais vezes que as 18 que diz a comunicação social. Pelo menos já algumas centenas de vezes nos últimos anos.

E um dia isto há-de tremer muito mais que os anteriores e não estamos preparados para tal quer nível da qualidade das construções quer a nível de preparação e reação do socorro e resgate a nível nacional.


Claro que já tremeu mais vezes, mas como não há sismógrafo em Arraiolos muitos deles não são registados. Há uns anos havia um na Secundária antiga, mas era analógico e não era oficial.