Sismos Portugal 2018



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Açores: tsunami após os sismos “é sempre possível que aconteça”

A possibilidade de ocorrência de um tsunami nos Açores, após o registo de mais de 100 sismos nas últimas horas, “é real”, mas apenas “se a situação se agravar fortemente”.

“A existência de tsunamis associados a vulcões não tem grande tradição na nossa região, mas é sempre possível que aconteça”, comentou à TVI Miguel Miranda, sismólogo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O especialista comentava as recomendações do Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores, que pediu à população que se afaste das praias porque pode ocorrer uma onda gigante, além de ligar o rádio e ficar atento às recomendações difundidas.

:facepalm:

Era só o que faltava. Assustar mais a população fazendo referência a um evento com uma probabilidade quase negligenciável de assumir contornos relevantes na região.
 
Última edição:

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,974
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Bom Dia a todos

Esperemos que a situação se normalize por São Miguel e que seja somente mais uma das inúmeras pequenas crises sísmicas a que somos por vezes sujeitos ...

Em relação à possibilidade de tsunami é de facto lamentável que se levante essa hipótese quando a grande maioria dos sismos registados tem tido epicentro em terra ...

Mais grave se torna quando é alguém com responsabilidades a fazer estas declarações ...

Haja rigor e verdade e a partir dai que se façam as declarações agora induzir ao pânico sem necessidade nenhuma é que não me parece correto por parte de algumas entidades ...

Voltando à realidade ouvi o João Luís Gaspar do CIVISA que afirmou que não se põe a possibilidade de tsunami visto esta crise estar a ter o seu foco em terra ... para além disso descartam de momento qualquer origem vulcânica mas vão continuar a monitorizar os elementos dos vulcões da zona mas tudo indica que esta seja uma crise com origens tectónicas devido àquela zona em concreto ser de cruzamento de placas ...

E este é de momento o diagnóstico mais próximo da realidade que temos ... o resto são somente especulações gratuitas feitas por alguém que não mediu bem as consequências das suas declarações que carecem totalmente de rigor científico para a situação em questão ...
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
A atividade sísmica que está a assolar São Miguel, esta segunda-feira, não implica que se venham a desenvolver fenómenos de natureza vulcânica na ilha, esclareceu o responsável pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).


Em declarações à rádio Antena 1 Açores, João Luís Gaspar informou que a natureza dos eventos que se têm registado é de "origem tectónica" e que nos sistemas vulcânicos da ilha, os aparelhos de monitorização do CIVISA não registaram "qualquer outra anomalia".

"Para já é uma crise normal, de natureza tetónica, similar a outras que temos sentido na mesma zona da ilha", prosseguiu o responsável.

Os vários sismos registados tiveram origem na zona epicentral entre as lagoas do Fogo e das Furnas, na sua maioria de magnitude inferior a 3 na escala de Richter.

http://www.acorianooriental.pt/noticia/sismos-nos-acores-nao-implicam-fenomenos-vulcanicos-286057


Dias como hoje, com tanta sismicidade, só relembra a crise sísmica do Fogo-Congro em 2003~2005 e tenho receio que este episódio de hoje se torne noutra crise sísmica prolongada.

Em termos de sismograma, só vejo mesmos sismos tectónicos, todos muito semelhantes uns com os outros, só diferenciando na magnitude...tremores vulcânicos não há qualquer registo (pelo menos nesta estação sísmica) e sismos de baixa frequência que tem sido registados nos últimos anos nesta zona, também não encontrei.
Mas numa outra crise em 2011, nesta mesma zona, houve primeiro um episódio de sismos "normais" e depois veio um episódio de sismos de baixa frequência.
Estes sismos de baixa frequência estão muito associados a processos magmáticos (libertação de gás, etc).

Na última hora continua a ocorrer diversos sismos, mas de menor magnitude.

É aguardar para ver, mas crises sísmicas tem sido sucessivas na zona nas últimas decadas..
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A que se deve esta crise sísmica nos Açores? Presidente do IPMA explica

O presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou hoje que os Açores são alvo de crises sísmicas com alguma regularidade estando na sua origem uma interação entre os sistemas vulcânicos e tectónicos.

"Os Açores são alvo de crises sísmicas com alguma regularidade e que são semelhantes às que estão a ocorrer hoje. Na origem desta crise sísmica está a interação entre os sistemas vulcânicos e os sistemas tectónicos da ilha.

De acordo com o presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as ilhas dos Açores estão localizadas numa zona particularmente ativas.

"É uma fronteira de placa reconhecida e tem uma velocidade de extensão entre os 4 e os 5 milímetros por ano. Todos os anos existe um bocadinho mais de extensão, o que leva a uma interação entre os sistemas vulcânicos e tectónicos que dão origem a uma libertação de energia sobre a forma de pequenos sismos, que podem não ser pequenos", disse.

Miguel Miranda explicou que a região do Congro é das regiões mais ativas dos Açores e a mais ativa de São Miguel.

"Existem condições do ponto de vista geológico que conduzem a este tipo de situações. No IPMA fazemos a vigilância sismológica e os nossos colegas da Universidade dos Açores fazem a vigilância geoquímica e cronológica. Só quando pudermos juntar todos os dados de um lado e do outro é que vamos ter uma avaliação mais realista do que se está a passar. Estamos todos em contacto e a trabalhar", sublinhou.

O geofísico destacou também que ainda é difícil dizer com certeza quantos abalos foram sentidos e as magnitudes, sendo previsível dados mais concretos dentro de dias.

Miguel Miranda disse também à Lusa que a crise sísmica "ainda agora começou, salientando que para já não é possível prever se vai haver abalos com maior intensidade nos Açores.

"Para já não é previsível saber se vamos ter sismos mais importantes ou não. É preciso que estejamos preparados para todos os acontecimentos que possam ocorrer. A proteção civil regional tem sido bastante clara sobre os aconselhamentos que dá a população e é muito importante que as pessoas sigam estritamente o que os serviços estão a emitir", disse à Lusa Miguel Miranda.

O responsável recomendou ainda às populações que estejam informados e sigam os conselhos do Serviço Regional de Proteção Civil.

"Volto a sublinhar que nunca é demais dizer às populações para seguirem as indicações da proteção civil regional (...). É preciso atuar como se o risco fosse sempre muito importante", destacou.

"É provável que tenhamos novos sismos sentidos pela população"

Centenas de sismos com magnitude entre 1,9 e 3,6 na escala de Richter foram registados desde as 00h47 de hoje na ilha de São Miguel, Açores, mantendo-se uma atividade sísmica acima dos valores de referência.

Em comunicado, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) adianta que desde as 23h47 de domingo (00h47 de hoje em Lisboa) foram registadas várias centenas de microssismos com epicentro entre as lagoas do Fogo e das Furnas, na sua maioria de magnitude inferior a 3 na escala de Richter.

"Na generalidade, os eventos têm sido sentidos numa faixa entre Água de Pau e Povoação, a sul, e Rabo de Peixe e Fenais da Ajuda, a norte", revela o CIVISA, acrescentando estar a acompanhar o evoluir da atividade.

O responsável pelo CIVISA, João Luís Gaspar, alterou também para o facto de que "é provável que tenhamos novos sismos sentidos pela população".

Refira-se, contudo, que de acordo com o responsável pela Proteção Civil da região, o Tenente Coronel Carlos Neves, a frequência da atividade sísmica baixou discretamente ao início da tarde desta segunda-feira.

[Notícia atualizada às 14h20]

https://www.noticiasaominuto.com/pa...ification&utm_medium=push&utm_campaign=955395
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
12/02/2018
Atividade Sísmica na ilha de S. Miguel (Atualização - 15h30m)

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que a atividade sísmica na parte central da ilha de S. Miguel se mantém acima dos valores de referência.
Ainda assim, no mesmo comunicado:

Nas últimas horas têm-se verificado uma ligeira tendência de diminuição do número de eventos registados e da sua magnitude.

http://www.cvarg.azores.gov.pt/noti...px?IsDlg=1&iframe=true&width=1008&height=100%
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,046
Local
Horta, Matriz, (90m)
A zona em questão é a que está assinalada a amarelo.
Este corte vertical foi-me cedido pelo @Azoreanstrombuster, podemos observar que é uma zona de graben. Portando, zona de afastamento entre as placas e é uma estrutura bastante expressiva...
424be4d9b59dce2f548473e7af6a80f3.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Ainda assim, e desde o seu povoamento, a Região já registou "29 tsunamis", deu conta o investigador, que fez parte de uma equipa que elaborou um catálogo científico sobre os tsunamis históricos no arquipélago.

AO

rtjPJk0.png


O último parágrafo (do artigo acima publicado) é o mais relevante de todos.



Também há o caso de 1939 com uma onda não-gigante -> http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/19475705.2016.1218944

As the first estimate of the event, ‘Correio dos Açores’ newspaper (Correio dos Açores, edition of 10 May 1939), using Azores Meteorological Service references, describes the 8 May 1939 earthquake and tsunami. According to this source, the earthquake occurred at 01:47:34 am with epicentral coordinates of latitude 34.25°N and longitude 27.15°W. The shock was felt, mainly, at central and oriental groups of the archipelago. The felt intensities (Mercalli scale) range between V and VI in Santa Maria Island, IV and V in São Miguel Island, and III and IV in Faial Island.

Moreira (1968 Moreira VS. 1968. Tsunamis observados em Portugal, Vol. 134. E´vora, Portugal: Evora University. [Google Scholar]) determined the earthquake magnitude, Ms7.0, and revised the origin time (01:46:48 UTC) and the epicentral coordinates (37.0°N, 23.9°W).

At Ponta Delgada, the maximum peak-to-peak amplitude was 16 cm. The first movement in the tide gauge record was a downward movement at 02:05 am (UTC). The record of Angra do Heroismo, in Terceira Island, is unreadable. The newspaper ‘Correio dos Açores’ quoting information from the Azores Meteorological Service reports three tsunami waves of small amplitude, recorded in Angra do Heroismo. Baptista and Miranda (2009 Baptista MA, Miranda JM. 2009. Revision of the Portuguese catalog of tsunamis. Nat Hazards Earth Syst Sci. 9:25–42.[Crossref], [Web of Science ®], [Google Scholar]) compiled the Portuguese catalogue of tsunamis and reported that the 1939 earthquake triggered a tsunami recorded by Ponta Delgada and Angra do Heroismo tide gauges.

Mais sobre este tópico -> https://www.nat-hazards-earth-syst-sci.net/9/25/2009/nhess-9-25-2009.pdf

Em suma, e como já escrevi, pode-se ter uma confiança razoável de que não haverão tsunamis decorrentes dos sismos indígenas. Só mesmo com derrocadas secundárias -> https://www.jn.pt/local/noticias/ac...soes-no-corvo-criou-novos-ilheus-2862892.html

 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
É impressionante, a forma como pessoas supostamente entendidas na matéria espalham notícias a meu ver completamente disparatadas que só irão potenciar alarmismo na população sem necessidade nenhuma. Não fosse isto uma espécie de "Pinners" para os Açorianos e já a malta andava doida à espera de um eventual Tsunami. Confesso que mal vi essa notícia a passar na TV fiquei perplexo, ainda para mais sabendo que se trata da já conhecida falha do Fogo-Congro onde estas crises são o "prato do dia" e o epicentro é precisamente em Terra. Sensacionalismo ao estilo Tuga.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Às 15 horas, 42 minutos e 39 segundos do primeiro dia de 1980, a energia acumulada ao longo de milhões de anos numa falha transformante (que roça uma na outra) da Dorsal Médio-Atlântico, no limite entre a placa tectónica euroasiática e norte-americana, libertou-se e originou um terramoto de magnitude 7,2 na escala de Richter. O sismo começou no mar, precisamente nas coordenadas 38º 42,0′ N 27º 42,0′ W, entre as ilhas da Terceira, de São Jorrge e Graciosa e a apenas 10 quilómetros de profundidade. O evento matou 73 pessoas, feriu mais de 400 e deixou quase 30 mil desalojadas.

O sismo ainda deu origem a um tsunami que chegou primeiro a Angra do Heroísmo precisamente sete minutos e 50 segundos depois do abalo. No entanto, o tsunami não causou muitos estragos: as ondas foram chegando à costa ao longo de uma hora e 40 minutos, mas nunca tiveram mais do que 41 centímetros de altura.

-> http://observador.pt/2018/02/12/sis...-destrutivo-dos-ultimos-200-anos-em-portugal/
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985