Sismos Portugal 2019

Tópico em 'Sismologia e Vulcanismo' iniciado por fablept 4 Jan 2019 às 11:10.

1. lserpa

lserpa
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Dez 2013
    Local:
    Horta, Matriz, (120 metros)
    E como se faz isso? Com simulacros

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Hawk, fablept, ClaudiaRM e 1 outra pessoa gostaram disto.
  2. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    :lmao::lmao::lmao::lmao::lmao:ri-te não é com simulacros que la vais , esse comentário é tipo o palhaço da turma não adicionaste nada foi só para ser engraçado, como disse simulacro é inútil tens tudo controladinho, a este partiu uma perninha aquele esta aleijadinho, é por isso que as forças armadas não os usam, basta ver os treinos dos comandos e dos rangers são duros e o mais próximo do real tão próximo que infelismente dá no que se sabe

3. lserpa

lserpa
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Dez 2013
    Local:
    Horta, Matriz, (120 metros)
    Meu caro, discordo, e sem te faltar ao respeito, o que percebes tu de proteção civil? Sabes por ventura para que servem os exercícios?
    Já estiveste envolvido de alguma forma neles? Então cala-te! Eu sei o que é isso na primeiríssima pessoa! Eu conheço a realidade em que estou inserido e o resto são tretas ou palhacinhos...

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

criz0r, Wessel1985 e Aspvl gostaram disto.
  4. Hawk

Hawk
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Nov 2006
    Local:
    Funchal
    Os simulacros são importantíssimos para testar a interacção entre as várias forças de protecção civil e até extra protecção civil em cenários de catástrofe com multi-vítimas. Em regiões como os Açores e a Madeira, esta interacção é de extrema importância porque os recursos são "finitos" e um socorro eficaz em casos de catástrofe está directamente relacionado com essa interacção entre equipas de protecção civil que vai desde os bombeiros,etc às forças armadas,etc até a empresas de transporte público caso seja necessário evacuações em massa. Essa interacção é aperfeiçoada nos simulacros.

Não se trata tanto de estar com um cronómetro a ver quanto tempo demora a levar um figurante de um lado para o outro, trata-se de ter uma única estrutura de comando que desde o 1o momento consegue coordenar forças que não foram optimizadas para trabalhar em conjunto.

Na Madeira houve uma grande evolução a esse nível e com resultados práticos e sei que nos Açores também houve porque o actual responsável máximo da Prociv RAM foi responsável da Prociv RAA anteriormente.

5. Aspvl

Aspvl
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    31 Dez 2009
    Local:
    Lisboa
    Mas que raio de lógica é esta? Pelo amor de Deus, em 5 meses que estive no Japão participei em 3 simulacros. Cada vez que um acontecia, toda a gente sabia para onde ir e o que fazer. Havia responsáveis por contactar a polícia, bombeiros, ambulâncias, etc. Um rigor e uma ordem incríveis. Sim, Japão é Japão e as pessoas serão sempre ordeiras, não há como contornar isso. Agora, é óbvio que quanto mais frequentes forem este tipo de acções, mais preparadas vão estar as populações quando o desastre acontecer. Ainda há dúvidas sobre isso em 2019?

#65 Aspvl, 7 Jul 2019 às 00:26
    Última edição: 7 Jul 2019 às 13:51
  6. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    pois claro o argumento do sei de primeira pessoa de repente passas-te a ser o chefe da protecção civil, so para vires com o argumento da autoridade da coisa e a nossa protecção civil é tão boa que falhou em Pedrogão, so para falhar novamente meses de pois e estes são os mais mediáticos em todos os incêndios falharam

7. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    tenho muitas, a pois basta ver que depois de Pedrogão tudo aconteceu novamente e não é novo só que nunca tinha atingido tal tragédia, vai procurar quando bombeiros morreram em exercício e procura os relatórios dos casos. O famoso Japão o pais high tec que nos deu um nome triste Fukushima, todos gozam com a urss no caso de Chernobyl e que já mais aconteceria num pais preparado e com todos exercícios que fazem, estavam tão bem preparados que no deram um acidente pior que os Russos

8. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre / Lisboa
    Uma pessoa chega a este tópico e começa a ver mais politiquices off-topic do que discussão e seguimento de sismos. Levem este tipo de discussão que já começa a distanciar-se do assunto dos sismos para uma mensagem privada ou então nem continuem.
    Isto não é um tópico sobre a preparação de cada país para sismos, sobre a qualidade da proteção civil, ou se simulacros são úteis ou não. Alguns posts sobre o assunto, tudo bem, agora o que isto se está a tornar, não.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre / Lisboa

Collapse Signature Expandir Assinatura
    MSantos e Wessel1985 gostaram disto.
  10. algarvio1980