Sismos Portugal 2019



lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Um tremor vulcânico caracteriza-se pelo seu prolongamento no tempo, ou seja, um tremor armónico, em que os fluidos (gases/magma), são forçados a progredir através da crusta/crosta terrestre/ edifícios vulcânicos. Os tremores são provocados pelo avançar e recuar dos produtos vulcânicos.

Tremores tectónicos, caracterizam-se por libertação de energia de forma instantânea e com uma duração consideravelmente reduzida em relação ao tremor vulcânico.

A assinatura sísmica dos tremores que até agora se têm registado a Oeste do Faial, são todos eles de assinatura tectonica.
Não houve em momento algum sismos de baixa frequência registados nos sismógrafos de acesso público.
Embora que, o local mais propício a registar esses eventos com maior precisão, seja o sismógrafo do Capelo.




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,976
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Um tremor vulcânico caracteriza-se pelo seu prolongamento no tempo, ou seja, um tremor armónico, em que os fluidos (gases/magma), são forçados a progredir através da crusta/crosta terrestre/ edifícios vulcânicos. Os tremores são provocados pelo avançar e recuar dos produtos vulcânicos.

Tremores tectónicos, caracterizam-se por libertação de energia de forma instantânea e com uma duração consideravelmente reduzida em relação ao tremor vulcânico.

A assinatura sísmica dos tremores que até agora se têm registado a Oeste do Faial, são todos eles de assinatura tectonica.
Não houve em momento algum sismos de baixa frequência registados nos sismógrafos de acesso público.
Embora que, o local mais propício a registar esses eventos com maior precisão, seja o sismógrafo do Capelo.




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Obrigado pelo importante esclarecimento @lserpa

Mas tem sido de facto uma crise tectónica bastante longa … Penso que não me lembro de tantos sismos sentidos num espaço temporal tão longo sempre no mesmo sítio …

Interessante evento que temos acompanhado …
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,976
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Mais um sentido hoje ...


Sismo sentido na ilha do Faial


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 13:17 (hora local = hora UTC-1), do dia 12 de dezembro foi registado um evento com magnitude 3,8 (Richter) e epicentro a cerca de 31 km a W do Capelo, ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) no Capelo (concelho da Horta, ilha do Faial). O evento foi ainda sentido com as seguintes intensidades:

  • III/IV nas freguesias de Praia do Norte, Feteira e Castelo Branco (concelho da Horta);
  • III nas freguesias de Salão, Ribeirinha, Praia do Almoxarife, Conceição e Matriz (concelho da Horta).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação,.


Fontes

CIVISA/IVAR
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Mais um sentido hoje ...


Sismo sentido na ilha do Faial


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 13:17 (hora local = hora UTC-1), do dia 12 de dezembro foi registado um evento com magnitude 3,8 (Richter) e epicentro a cerca de 31 km a W do Capelo, ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) no Capelo (concelho da Horta, ilha do Faial). O evento foi ainda sentido com as seguintes intensidades:

  • III/IV nas freguesias de Praia do Norte, Feteira e Castelo Branco (concelho da Horta);
  • III nas freguesias de Salão, Ribeirinha, Praia do Almoxarife, Conceição e Matriz (concelho da Horta).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação,.


Fontes

CIVISA/IVAR

Não vos gabo a sorte! :unsure:

Esperemos que os sismos não passem além do registo "benigno" actual. :unsure:
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,976
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Bem ... a animação não pára pelos lados do Faial ...

Está a ser um fim de década bem animado por ali ... Mais dois sismos com magnitude superior a III na escala de Richter sentidos agora à noitinha ...

Sismo sentido na ilha do Faial


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 20:02 (hora local = hora UTC-1), do dia 12 de dezembro foi registado um evento com magnitude 3,8 (Richter) e epicentro a cerca de 32 km a W do Capelo, ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) no Capelo, Praia do Norte e Feteira (concelho da Horta, ilha do Faial). O evento foi ainda sentido com intensidade III em Flamengos e Matriz (concelho da Horta).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

CIVISA/IVAR



Sismo sentido na ilha do Faial


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 21:21 (hora local = hora UTC-1), do dia 12 de dezembro foi registado um evento com magnitude 3,5 (Richter) e epicentro a cerca de 32 km a W do Capelo, ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) em Capelo e Castelo Branco (concelho da Horta, ilha do Faial). O evento foi ainda sentido com intensidade III em Praia do Norte, Feteira, Cedros, Flamengos, Conceição, Matriz e Angústias (concelho da Horta).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

CIVISA/IVAR
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Este fez-me acordar agora! O Mais forte até agora.
2a9633de532c8de2330e4790661b238a.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
**Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores 13-12-2019
06:47**

Informação Sismológica Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos
Açores 13-12-2019 06:47.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 13-12-2019 pelas 06:47 (hora local) foi registado
nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo
de magnitude 4.6 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 35
km a Oeste do Capelo (Faial).Este sismo, de acordo com a informação
disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais
e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli
modificada) na freguesia do Capelo.Se a situação o justificar
serão emitidos novos comunicados.A localização do epicentro de um
sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do
conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das
ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados
ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações
preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela
integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre
as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer
utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer
referência à fonte. Sex, 13 Dez 2019 07:55:18

Ver localização no mapa

<http://www.ipma.pt/pt/geofisica/comunicados/map.html?output=classic&q=38.603+-29.175(Magnitude%20ML4.6%20|%20A%20CERCA%20DE%2035%20KM%20A%20OESTE%20DO%20CAPELO%20%20|%202019%2F12%2F13%20%2007:47:07%20UTC|%20Instituto%20Portugues%20do%20Mar%20e%20da%20Atmosfera,%20I.P.&ll=38.603,-29.175&spn=2,2&f=d&t=h&hl=e>
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,976
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
O maior sismo em termos de magnitude desde o início da crise ... :surprise:

Sismo sentido nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 06:47 (hora local = hora UTC-1), do dia 13 de dezembro foi registado um evento com magnitude 4,5 (Richter) e epicentro a cerca de 25 km a WNW do Capelo, ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias do Capelo e de Castelo Branco. O evento foi ainda sentido com as seguintes intensidades:

Faial
  • IV nas freguesias de Praia do Norte, Cedros, Salão, Feteira, Flamengos, Angústias, Matriz, Conceição, Praia do Almoxarife e Pedro Miguel (concelho da Horta);
  • III na freguesia da Ribeirinha (concelho da Horta);
Pico
  • III nas freguesias de Madalena, Criação Velha, Candelária, São Mateus e São Caetano (concelho de Madalena);
  • III nas freguesias de Santa Luzia, Santo António e São Roque do Pico (concelho de São Roque do Pico);
  • III na freguesia de São João (concelho de Lajes do Pico);
São Jorge
  • III nas freguesias de Rosais e Velas (concelho de Velas).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Fontes

CIVISA/IVAR
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Apesar da parte sentida do sismo no local onde me encontro não ter ultrapassado talvez os 8 segundos, o mesmo não se pode dizer do sismo em si. Este durou um bocado ainda.

79bd1b4257bfb526d3a4cfe24184817a.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre

Duas conclusões dessa notícia e do destaque "O vulcanólogo Victor Hugo Forjaz disse hoje que uma nova ilha poderá surgir nos Açores entre as ilhas do Faial e São Jorge, na sequência de “movimentos ascendentes” que se têm vindo a registar no mar.":
- 1ª, nem nenhuma parte da entrevista o vulcanólogo diz que a ilha irá surgir entre o Faial e São Jorge, só menciona que fica "bastante afastada, cerca de 25 a 30 quilómetros" (do Faial). Casualmente no final do artigo, diz-se que "A Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores tem vindo a registar desde novembro centenas de sismos, alguns dos quais sentidos pela população, numa zona localizada aproximadamente entre os 25 e os 30 quilómetros a oeste da freguesia de Capelo, na ilha do Faial."
- 2ª, quando se escrevem notícias e nem sequer se faz o esforço em compreender onde ficam os pontos cardeais ou passamos para a fase da "invenção de sensação" para a notícia do ano, só podem sair asneiras...
Bem diferente a notícia no Observador, sem sensacionalismos nem erros geográficos.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Duas conclusões dessa notícia e do destaque "O vulcanólogo Victor Hugo Forjaz disse hoje que uma nova ilha poderá surgir nos Açores entre as ilhas do Faial e São Jorge, na sequência de “movimentos ascendentes” que se têm vindo a registar no mar.":
- 1ª, nem nenhuma parte da entrevista o vulcanólogo diz que a ilha irá surgir entre o Faial e São Jorge, só menciona que fica "bastante afastada, cerca de 25 a 30 quilómetros" (do Faial). Casualmente no final do artigo, diz-se que "A Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores tem vindo a registar desde novembro centenas de sismos, alguns dos quais sentidos pela população, numa zona localizada aproximadamente entre os 25 e os 30 quilómetros a oeste da freguesia de Capelo, na ilha do Faial."
- 2ª, quando se escrevem notícias e nem sequer se faz o esforço em compreender onde ficam os pontos cardeais ou passamos para a fase da "invenção de sensação" para a notícia do ano, só podem sair asneiras...
Bem diferente a notícia no Observador, sem sensacionalismos nem erros geográficos.

Oh! Esse autêntico disparate tinha-me passado totalmente ao lado!
Bem que a minha Conhada ontem tinha-me falado de algo do género, mas, disse-lhe que provavelmente seria na área onde estava a ocorrer o swarm a Oeste do Faial, visto que é uma área geologicamente ativa e a sua própria morfologia indica uma história vulcânica bem ativa. Afinal já sei onde ela tirou essa história... mas se realmente brotar uma ilha de lá, certamente será daqui a um par ou dois de centenas de anos... julgo eu! Aquilo fica a 1500m/2000m de profundidade.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Oh! Esse autêntico disparate tinha-me passado totalmente ao lado!
Bem que a minha Conhada ontem tinha-me falado de algo do género, mas, disse-lhe que provavelmente seria na área onde estava a ocorrer o swarm a Oeste do Faial, visto que é uma área geologicamente ativa e a sua própria morfologia indica uma história vulcânica bem ativa. Afinal já sei onde ela tirou essa história... mas se realmente brotar uma ilha de lá, certamente será daqui a um par ou dois de centenas de anos... julgo eu! Aquilo fica a 1500m/2000m de profundidade.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

@lserpa, não acho que o surgimento de uma nova ilha seja um disparate; disparate é afirmar que pode surgir entre o Faial e S. Jorge, quando a crise sísmica é a Oeste do Faial... O escrever por escrever era a vocação dos jornalistas dos pasquins, mas actualmente vejo que começa a ser uma vocação generalizada.
Quando à questão central, que é a crise sísmica que já dura há uns meses e apesar de todos os indícios indiciarem sismos tectónicos (não vulcânicos), como já foi afirmado por vários participantes do fórum e com mais conhecimentos do que eu, há algo que me intriga nesta situação: os sismos estão a ocorrem no Banco Condor ou nas suas proximidades; não haverá a possibilidade de um evento misto, que envolva movimento tectónico com erupção vulcânica de um vulcão submarino??