Sismos Portugal 2021

  • Thread starter Thread starter Snifa
  • Data de início Data de início
161614667_5313494235388761_4214119502136927289_o.jpg
 
Vou ser sincero: aqui na Charneca não senti rigorosamente nada. :)
 
Sismo sentido na ilha de São Miguel


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 17:22 (hora local = hora UTC-1), do dia 17 de março foi registado um evento com magnitude 3,4 (Richter) e epicentro a cerca de 13 km a SE de Faial da Terra, ilha de São Miguel.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Faial da Terra e de Nossa Senhora dos Remédios (concelho de Povoação, ilha de São Miguel). O evento foi ainda sentido com intensidade III na freguesia de Nordeste (concelho de Nordeste, ilha de São Miguel), e intensidade II/III na freguesia de Achada (concelho de Nordeste, ilha de São Miguel).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.



Fontes

IVAR/CIVISA
 
SISMO DE 18 DE MARÇO EM LOURES

Pelas 09:51 de 18 de março de 2021, ocorreu um sismo de magnitude 3,4 com epicentro a cerca de 10 km a Este de Loures. O sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli modificada, 1956) nos concelhos de Loures, Oeiras, Sintra, Vila Franca de Xira, Odivelas, Alcochete e Barreiro, e com menor intensidade em locais situados a distâncias até próximo de 100km do epicentro (ver link do shakemap abaixo).

Esta localização é onde provavelmente também terá sido o epicentro do sismo de 1531 com magnitude estimada de 6,7 e que gerou um tsunami verificado a Norte de Lisboa. O epicentro deste sismo situa-se também a cerca de 20 km de Benavente, onde no dia 23 de abril de 1909, às 17:05h ocorreu o sismo de Benavente que provocou elevados danos materiais, cerca de quatro dezenas de mortos e terá tido magnitude estimada (Ms) de cerca 6,1.

A carta geológica na escala 1/50 000 (LNEG) da região de Loures mostra falhas principais de direcção próxima de Norte-Sul. Estas falhas resultaram inicialmente de impulsos precoces da estruturação do Oceano Atlântico no Jurássico (~150 milhões de anos) e foram reactivadas durante a compressão alpina há cerca de 20 milhões de anos.

À parte destes dois eventos geológicos de grande magnitude, estas falhas continuam a ser reactivadas pelo campo de tensões actual essencialmente condicionado pela colisão da África com a Península Ibérica que tem gerado sismos de grande magnitude, nomeadamente os de 1755 e 1969 e, mais perto de Lisboa, os de 1531 e de 1909.

O IPMA, no âmbito da sua missão de monitorizar e estudar a sismicidade do território português, efectuou missões experimentais com um sistema recentemente adquirido, um perfilador de sub-fundo, que permite visualizar a estrutura dos sedimentos mais superficiais e mais recentes no rio Tejo. A imagem junto permite constatar as perturbações geométricas que sedimentos muito recentes (os mais antigos com poucos milhares de anos) apresentam na região onde se verificou o sismo de 18 de março.

Estas imagens testemunham a deformação muito recente que os sedimentos do rio Tejo têm experimentado. A origem destas deformações têm certamente uma componente tectónica associada a deformação profunda, possivelmente de origem sísmica.

O mecanismo focal do sismo corresponde a um mecanismo de falha inversa com uma componente de desligamento, conforme se mostra figura 3. Esta solução sugere dois planos possíveis para a falha geradora do sismo, com orientações aproximadas NNW-SSE e NNE-SSW.


IPMA
 
Sismo em Leiria, magnitude 3.0, alguns relatos no Twitter, tal como info preliminar do IPMA:


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 21-03-2021 pelas 01:35 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.0 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Noroeste de Leiria.

Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.




A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte.


intensity.jpg
 
Sismo em Leiria, magnitude 3.0, alguns relatos no Twitter, tal como info preliminar do IPMA:





intensity.jpg


Os meu tios vivem em Leiria e sentiram. Dizem que deu para assustar, principalmente pelo ruído provocado pelo sismo.
 
Aviso de Sismo Sentido no Continente 24-03-2021 14:30
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 24-03-2021 pelas 14:30 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 2.5 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Norte-Noroeste de Viana do Alentejo.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) no concelho de Alvito (Beja).

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

J3sHZJS.png


IPMA