Sismos Portugal 2024

Parece haver um aumento de sismicidade para estes lados. No entanto, nada que se deva ser considerado especialmente preocupante.
É energia que se está a libertar em poucas quantidades.
Anteontem e ontem dois na zona de Benavente.

Anteontem e ontem dois na zona de Benavente.
Para além desses, ainda tivemos outro em Oeiras e parece que hoje já houve outro muito próximo do sismo inicial...

Enviado do meu 2312DRA50G através do Tapatalk
ca75bb2a7e98eebcbcb1ea837f880cdb.jpg

Última edição:
O IPMA afirma que o abalo da passada madrugada não se trata de uma réplica, mas está alinhado com o sismo de 26/08 e suas réplicas.

Será que existe uma falha activa com esta orientação? A discussão esta lançada.

1725532444173

https://www.linkedin.com/posts/joao...Na?utm_source=share&utm_medium=member_android
A orientação também me pareceu um pouco estranha, fiquei com essa ideia também! Isto este ano...outro meteoro na terça-feira...

A orientação também me pareceu um pouco estranha, fiquei com essa ideia também! Isto este ano...outro meteoro na terça-feira...

e as auroras boreais :D

bem, o certo é que o sismo de 26/08 e os abalos posteriores estão a fazer as "delícias" dos investigadores, e vem reforçar a importância do mapeamento contínuo de falhas.

simbolo
Aviso de Sismo Sentido no Continente 20-09-2024 23:33
2024-09-20 23:33:00
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 20-09-2024 pelas 23:33 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 6 km a Sul-Sudeste de Sines.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) no concelho de Sines (Setúbal). Foi ainda sentido com menor intensidade no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal)
Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

1726905652284.webp

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 20-09-2024 pelas 23:33 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 6 km a Sul-Sudeste de Sines.
Teve 7 réplicas nas 3 horas seguintes e nada mais desde então. Curiosamente com profundidades bastante diversas, entre 2 e 22 Km e magnitudes fracas entre 0.2 e 0.6 .

Réplicas-Sismo-Sines_20240921.webp

Não é uma zona muito normal, pois não?
No CM sobre o sismo está esta informação: "A 26 de agosto foi registado um abalo de magnitude de 5.3 na escala de Richter com epicentro a 60 quilómetros a oeste de Sines, o décimo maior naquela zona desde o século XVI. Segundo o IPMA, nesse evento foram “medidos os maiores valores de aceleração do movimento do solo alguma vez registados com instrumentação moderna em Portugal continental”. “Esta zona é muito marcada pela ocorrência, em 1858, de um terramoto histórico particularmente importante, conhecido como o sismo de Setúbal e que teve uma magnitude de 7.1 na escala Richter”, adiantou o IPMA."

Sismo de magnitude 3.0 registado ao largo de Sines

O IPMA informa que o abalo, com epicentro a oeste de Sines, foi sentido às 02:11 desta quinta-feira.

A hora no título da notícia está incorrecta, o sismo ocorreu às 2h27.

Uma réplica muito tardia e aparentemente um novo evento. A última réplica naquela zona já data de há dez dias.

Sismo _Sines_20240926-012708.webp

É o terceiro sismo de magnitude 3 naquela ampla zona ao largo da costa de Sines/Sesimbra.

Ui ...

Este foi próximo ao epicento do grande sismo de 1998 ...

Confirmas @lserpa ?

Muito próximo de terra o epicentro ...

Sismo sentido na ilha do Faial

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 23:32 (hora local = hora UTC), do dia 29 de setembro foi registado um evento com magnitude 2,6 (Richter) e epicentro a cerca de 1 km a N de Ribeirinha, ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) em Ribeirinha (concelho de Horta).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Fontes

CIVISA/IVAR

Ui ...

Este foi próximo ao epicento do grande sismo de 1998 ...

Confirmas @lserpa ?

Muito próximo de terra o epicentro ...

Sismo sentido na ilha do Faial

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 23:32 (hora local = hora UTC), do dia 29 de setembro foi registado um evento com magnitude 2,6 (Richter) e epicentro a cerca de 1 km a N de Ribeirinha, ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) em Ribeirinha (concelho de Horta).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Fontes

CIVISA/IVAR

Não senti

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk