Sismos Portugal 2024

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Um local não tão comum… sismo a Este da Piedade do Pico.
2.4 Richter com hipocentro a 15km e abaixo do Moho Geofísico para esta área.

9a701fa5b5d5aa4723251481302600bc.jpg
 


Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,021
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Entretanto mais um sentido na Terceira. Este o epicentro foi mesmo no centro da cratera do vulcão de Santa Bárbara

Sismo sentido na ilha Terceira


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 02:37 (hora local = hora UTC-1), do dia 19 de março foi registado um evento com magnitude 2,1 (Richter) e epicentro a cerca de 4 km a ENE de Doze Ribeiras, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) na freguesia de Serreta (concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira).

Este evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.





Fontes


CIVISA/IVAR
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,021
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Mais um sismo sentido ilha terceira às 12h46.
Informação de acordo com o CIVISA.

2024-03-19 13:46:2238.755-27.3202.1 MLVulcao de Sta. Barbara (Terceira)IIITerceira: Altares

Ver anexo 10586
Fica aqui o comunicado oficial de mais este menino ...

Sismo sentido na ilha Terceira


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 12:46 (hora local = hora UTC-1), do dia 19 de março foi registado um evento com magnitude 2,1 (Richter) e epicentro a cerca de 4 km a SSE de Raminho, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Serreta e Altares (concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira).

Este evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.





Fontes


CIVISA/IVAR
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
No caso da Terceira, toda a área envolvente está a ser monitorizada, há estações sísmicas fixas e “moveis”, há estações de GNSS na área e observações no terreno.

Acho que ficaria bem ao CIVISA vir de vez em quando a público dizer que os valores x e y estão dentro dos parâmetros e que os dados de satélite/ estações GNSS revelam ou não movimentação. Ficaria bem e a malta sentir-se-ia mais informada.

Faz-me lembrar o sistema do fogo/congro “está tudo bem, está tudo normal, é tudo tectonico”, no entanto a intrusão parou aos 2km.

Quase 20 anos passados, pouco ou nada mudou.

Será falta de investimento?

Don’t know
O IVAR/CIVISA e IPMA pararam no tempo... à 20 anos atrás. Quais razões? Podem ser várias, e possivelmente um conjunto de razões..
Devem pensar que não há interesse em Portugal, mas um projecto privado como o Raspberry Shake é prova contrária, que já conta com inúmeras estações em Portugal, ou então é "para não criar pânico", não sei, mas é pena que um país tão rico em geologia, não faz mais para cativar as pessoas.

Aquando da crise de São Jorge, fiquei surpreendido com a "abertura" de alguns dados por parte do CIVISA (entretanto removidos), pensei que estivessem a mostrar uma abertura ao público (como faz tantos outras organizações/observatórios espalhados pelo mundo). Inclusive em 2018, o CIVISA partilhou os dados em tempo real com datacenters públicos (entretanto removeram). Talvez isto deveu-se porque na direção estava Rui Marques, que em 2023 saiu da direção, por vontade própria ou não, saiu de forma silenciosa, talvez relacionado com a crise de São Jorge? O Victor Hugo Forjaz falou deste assunto na sua rubrica num jornal açoriano, mas de uma forma tão enigmática, que não percebi nada!

Para saber o que se passa nos Açores, tens que esperar 1 ou 2 anos depois do evento terminar e faz-se uma pesquisa por artigos científicos (em inglês). O IVAR lista todas as publicações no site, mas sem documento ou link.. muitos deles estão com paywall. E é isto.


A Câmara Municipal de Angra, tem disponives online (live) os dados de uma estação sismográfica na serra de santa bárbara.
Para quem interessar deixo aqui o link
https://stationview.raspberryshake.org/#/?lat=38.72452&lon=-27.30452&zoom=13.343&sta=REE1E
Excelente iniciativa :)

É pena que alguns serviços do Raspberry Shake estejam em baixo e não dê para fazer download dos dados, mas a app faz muito bem o serviço!
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O IVAR/CIVISA e IPMA pararam no tempo... à 20 anos atrás. Quais razões? Podem ser várias, e possivelmente um conjunto de razões..
Devem pensar que não há interesse em Portugal, mas um projecto privado como o Raspberry Shake é prova contrária, que já conta com inúmeras estações em Portugal, ou então é "para não criar pânico", não sei, mas é pena que um país tão rico em geologia, não faz mais para cativar as pessoas.

Aquando da crise de São Jorge, fiquei surpreendido com a "abertura" de alguns dados por parte do CIVISA (entretanto removidos), pensei que estivessem a mostrar uma abertura ao público (como faz tantos outras organizações/observatórios espalhados pelo mundo). Inclusive em 2018, o CIVISA partilhou os dados em tempo real com datacenters públicos (entretanto removeram). Talvez isto deveu-se porque na direção estava Rui Marques, que em 2023 saiu da direção, por vontade própria ou não, saiu de forma silenciosa, talvez relacionado com a crise de São Jorge? O Victor Hugo Forjaz falou deste assunto na sua rubrica num jornal açoriano, mas de uma forma tão enigmática, que não percebi nada!

Para saber o que se passa nos Açores, tens que esperar 1 ou 2 anos depois do evento terminar e faz-se uma pesquisa por artigos científicos (em inglês). O IVAR lista todas as publicações no site, mas sem documento ou link.. muitos deles estão com paywall. E é isto.

Na minha opinião, a explicação é assustadoramente simples: impacto que mais informação possa ter no turismo e na economia em geral.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
Na minha opinião, a explicação é assustadoramente simples: impacto que mais informação possa ter no turismo e na economia em geral.
É muito capaz de ser um factor importante para não partilharem a informação.
Mas usando o exemplo das Canárias, em que partilham dados, falam do assunto de forma aberta, não deixam de ter uma economia forte e com (muito) mais turismo do que os Açores, e as Canárias tem eventos vulcânicos mais recentes que nos Açores. Nem todas as erupções são catastróficas, temos alguns vulcões com potencial para tal, mas Canárias tem o Teide, um vulcão central numa ilha com quase 1 milhão de pessoas.

Enquanto grande maioria das pessoas não querem saber, eu quero ter a liberdade de ter o conhecimento, não aceito que me privem a informação.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,714
Local
AGH,terceira,açores
É muito capaz de ser um factor importante para não partilharem a informação.
Mas usando o exemplo das Canárias, em que partilham dados, falam do assunto de forma aberta, não deixam de ter uma economia forte e com (muito) mais turismo do que os Açores, e as Canárias tem eventos vulcânicos mais recentes que nos Açores. Nem todas as erupções são catastróficas, temos alguns vulcões com potencial para tal, mas Canárias tem o Teide, um vulcão central numa ilha com quase 1 milhão de pessoas.

Enquanto grande maioria das pessoas não querem saber, eu quero ter a liberdade de ter o conhecimento, não aceito que me privem a informação.
Poderá ser uma justificação. Mas no seu comentário anteriror quando referiu "Talvez isto deveu-se porque na direção estava Rui Marques, que em 2023 saiu da direção, por vontade própria ou não, saiu de forma silenciosa, talvez relacionado com a crise de São Jorge?" deduzo ao que se refere, e conhecendo alguns destes "silêncios", na minha opinão será um fator preponderante... A falta de comunicação e divulgação científica perante o público alvo (neste caso os açorianos) é notória em todas as áreas... e contra mim falo...
Os dados/ informação devem ser divulgados e cada um aproveita ou não a informação.
 
Última edição:

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
E mesmo não será um direito nosso como residente, ou investidor, ou de uma pessoa que pretende viver nos Açores, ter acesso a mais informação ao que se passa debaixo dos nossos pés?

Mas dando como exemplo que temos que vasculhar o IVAR para perceber o que se passa nos Açores, sobre a crise sismovulcânica de São Jorge em 2022, encontrei um artigo científico que explica o que se passou:
Link para o poster

Here we show that at São Jorge, Azores, after 60 years of repose, magma reached almost the surface in a vertical dike intrusion within a few hours of the seismicity onset with no previous precursory signals. São Jorge lies in a rift zone where extensional stress is expected to be built over time to accommodate magma at depth. Recent eruptions at São Jorge have produced pyroclastic density currents, and the potential for an eruption to occur with little warning poses a significant risk. Deformation associated with the event reached other neighboring islands over a distance of at least 45 km away from São Jorge
Estando muito offtopic, vou deixar este link no tópico da crise de 2022..
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,021
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Fica o conunicado relativo aos eventos ...

Sismos sentidos na ilha Terceira



O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 01:19 e às 01:29 (hora local = hora UTC-1), do dia 21 de março foram registados dois eventos na ilha Terceira. O primeiro evento com magnitude 1,7 (Richter) teve epicentro a cerca de 3 km a E de Serreta, ilha Terceira. O segundo evento com magnitude 2,1 (Richter) teve epicentro a cerca de 5 km a NE de Santa Bárbara, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento os sismos foram sentidos com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Serreta e de Santa Bárbara (concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira).

Estes eventos inserem-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Fontes

CIVISA/IVAR
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bom dia.

Último evento desta madrugada no vulcão de Santa Bárbara.

c72c12d8544e3adda1bda79bb3237d37.jpg

c1376b008cb692cbe4b5e77f66336055.jpg

Registo das duas estações mais próximas.

Não sei até que ponto há ali molho à mistura. Há momentos que a frequência é baixa. Mas não é “descaradamente óbvio. mais uma vez a profundidade não foi apurada.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,021
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Fica aqui o comunicado do evento desta madrugada.

Sismo sentido na ilha Terceira


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 04:19 (hora local = hora UTC-1), do dia 22 de março foi registado um evento com magnitude 2,2 (Richter) e epicentro a cerca de 4 km a E de Serreta, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Serreta e Raminho (concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira).

Estes eventos inserem-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.





Fontes


CIVISA/IVAR