Só uma opinião... Eu não creio que o sobreiro seja uma árvore nativa do litoral português e muito menos do litoral norte e centro. Talvez o pinheiro ainda que introduzido na maior parte... O sobreiro, mesmo o carrasco, precisa de uma parceira que é a esteva, os dois estão muito ligados.
Outro aspecto. Trás-os-montes tem algumas carateristicas do sul de Portugal e dos Algarves pela pouca precipitação mas faltam-lhe as alfarrobeiras, as figueiras, os pomares de laranjeiras e sobretudo um inverno mais curto e mais incerto para ter um aspecto mediterrânico.
Interessante o teu ponto de vista...
Mas discordo quase completamente....
Tu não crês que o sobreiro seja uma árvore natival do litoral português??
Hum... Vejamos eu vivo perto do mar e sobreiros claro que os vejo e nem sequer estou no sul.
A saber, o Quercus suber ou vulgo sobreiro, necessita de alguma humidade do litoral para medrar e crescer razoavalmente. O que se dá melhor no interior é a azinheira ( Quercus ilex). Curiosamente, tenho uns terrenos, em Ponte de Sôr que fica exactamente entre o Alentejo e o Ribatejo e é onde o sobreiro começar a dar lugar à azinheira...
No litoral norte, existiram já muitos povoamentos de sobro, nomeadamente na zona de Aveiro e até no muito setentrional Minho, onde no Parque Nacional da Peneda Gerês, existe um belo montado de sobro na zona da Ermida.
Como já mencionei, contudo, a norte do sistema Montejunto-Estrela outros carvalhos começam a ter mais expressão como é o caso do carvalho-alvarinho ( Quercus robur). O nosso país tem numerosas espécies de carvalhos, mais do que a maior parte dos países da Europa e por isso apenas dou alguns exemplos mais flagrantes.
O sobreiro precisa da esteva, dizes tu... Sabes-me dizer porquê??
Tanto quanto sei a esteva ( Cistus ladanifer) não precisa do sobreiro, nem este da esteva, pois tanto são vistos associados como não... A esteva até cresce por vezes em solos em que o sobreiro teria dificuldade em medrar, sendo considerada uma espécie pioneira de solos «esgotados» ou esqueléticos com grande importância ecológica, pois do nada faz o «impossivel» e recria as condições ideais para futuras plantas poderem ocupar o seu nicho ecológico primitivo e climácico, dando-lhes sombra e nutrientes.
Não sei qual é a tua ideia de mediterrânico... Mas tanto quanto sei o clima mediterrânico em Portugal continental existe desde o Norte ao Sul, sendo ora de tipo Csa ou Csb, com alguns microclimas diferentes, como é claro, consoante a altitude,etc,etc,etc... Em Trás os montes, claro que este clima tem expressão e é mais evidente nos vales onde também crescem as oliveiras, as laranjeiras e as figueiras. E além disso dão frutos com muita qualidade.
Não digo que tenham o mesmo potencial frutícola do Algarve, mas sem dúvida, que dada a latitude a que estão, cumprem muito bem o seu papel e até fazem pequenos milagres.
De salientar, que Trás os Montes tem locais mais secos e com verões mais quentes que o algarve. E até não sei se não terão médias anuais superiores em alguns pontos ...
A maior vantagem no caso do Algarve é uma meteorologia mais certa, mais precoce, invernos mais curtos e suaves e maior número de horas de insolação.