Sistema Sintra-Montejunto -Estrela

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
No Algarve, há um caso de uma povoação onde a população é de origem catalã e andaluza: Monte Gordo. Ainda hoje, os cuícos (habitantes de Monte Gordo) têm um dialecto muito próprio, com traços próximos do castelhano.

Por exemplo, dizem «ele me deu» ou «ele me fez» em vez de «ele deu-me» ou «ele fez-me».

Parte da população de Vila Real de Santo António também é de origem catalã e andaluza. Já a população do vizinho sítio das Hortas tem muita ascendência alentejana.
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
E há feiras mouriscas em várias partes...
Não só no Algarve, como em Sintra, Portalegre ( penso eu..), para não mencionar tantas outras...
No Baixo alentejo também há muita influência moura...

A forma como se festejava o São João no Algarve tem uma origem mourisca. A gastronomia algarvia também tem muitas influências mouriscas. As lendas algarvias metem quase sempre mouros e mouras encantadas. Há quem diga que o Fado tem raízes árabes. E tal como os muçulmanos e os povos mediterrânicos, os algarvios, os alentejanos ou os ribatejanos têm uma «alma» meridional: uma alma muito emotiva, pouco racional, muito semita, diria até trágica. Afinal, o Sul da Europa é o palco das grandes tragédias: terramotos, vulcões, grandes secas, cheias, pragas...