Sites sobre meteorologia



Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Não sei se alguns deste já cá estão incluídos, mas cá vão os que uso:

timeandweather.com
windfinder.com
euclid.org
meteociel.fr
portuguese.wunderground.com
eumetsat.int
estofex.org
wetterzentrale.de
maps.data-spain.com
yr.no
freemeteo.com
meteox.com
weather-meteo.com
meteoprog.com.pt
tempo.sapo.pt
sat24.com
weatherchannel.com
tempopt.com
accuweather.com
imapweather.com
weather.yahoo.com
foreca.com
meteogalicia.es
aemet.es
climetua.fis.ua.pt
tiempo.meteored.com

Tenho mais, mas por agora até já são demais.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Está disponível um aplicativo da AEMET com as projecções de temperatura e precipitações para os próximos 90 anos por regiões para a Espanha.

A simulação não aponta perdas significativas no regime de precipitações até ao ano 2050 e que como era de esperar as quebras daí em diante ocorrem sobretudo durante os meses de primavera e outono. Estas duas estações tendem as esbater-se.

http://www.aemet.es/es/elclima/cambio_climat/proyecciones?opc2=P&opc3=Anual&opc1=

«Las proyecciones climáticas se basan en resultados de modelos informáticos que implican simplificaciones de procesos físicos reales que actualmente no se comprenden totalmente. En consecuencia, la AEMET no asume responsabilidad por la precisión de las proyecciones climáticas aquí disponibles, ni por las interpretaciones, deducciones, conclusiones o acciones realizadas por cualquier persona en relación con esta información.»
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
]ToRnAdO[;154354 disse:
Desde já ao vosso dispor o meu grande site meteo!! É com orgulho que vos apresento a SouthStormProject...(ainda em construção)


www.southstorm.webnode.com

O Aspecto do site:

aspecto.png


Desde já agradeço as vossas sugestões, pois visa o melhoramento do mesmo...e colaboração!

Claro que ainda há muito a fazer, mas espero que venha a contribuir para o futuro desta nossa ciencia e paixão!!

Sugestões são bem-vindas!!

Espero que gostem! ;)

www.southstorm.webnode.com ----> Visitem...


Para quem não conhce deixo aqui o novo look do meu site (SouthStormProject)


novolook.jpg


Opinem, que são bem-vindas as opiniões!
 

ciclonico

Cirrus
Registo
18 Ago 2008
Mensagens
82
Local
Porto
Não sei se já conhecem este site:

http://www.esrl.noaa.gov/psd/data/composites/hour/


Aqui podemos "brincar com quase tudo": Ver cartas sinópticas para qualquer lugar do mundo que queiramos; ver arquivo de cartas sinópticas desde 1948 até ao presente, com a vantagem de podermos escolher quatro saídas: 0Z, 6Z, 12Z e 18Z, para uma dezena de variáveis; criarmos à nossa própria medida médias diárias (por exemplo: a média de velocidade de vento à superfície para o mesmo dia do mesmo mês dentro de qualquer período compreendido entre aqueles anos) e ainda mensais e anuais, escolhendo o período de tempo pretendido. Podemos ainda escolher a projecção (Cónica ou esférica para apresentação dos resultados), assim como o intervalo em que queremos que os valores nos sejam apresentados (por exemplo: de 5 em 5mb ou de 1 em 1mb), etc, etc.
Única desvantagem: as medidas dos fluídos (por exemplo: precipitação) está no sistema métrico americano, mas nada que não os permita converter em mm/m2.

O link apresentado acima, apenas vos direcciona para algumas possibilidades que o site apresenta. Terão que investigar o resto do site para irem encontrando todas as possibilidades que ele oferece.:)
 

ciclonico

Cirrus
Registo
18 Ago 2008
Mensagens
82
Local
Porto
Quem estiver interessado em conhecer melhor o site antes indicado, poderei dar orientações, pois já o utilizo desde 2006.:)

Entre as vantagens que já descrevi antes, lembrei-me de mais: podemos escolher o lugar do mundo que queremos dando os intervalos de lat.(N/S) e long.(W/E), podemos depois ampliarmos ou diminuirmos a visualização desse mesmo intervalo, podemos ainda escolher se queremos ver o mapa a cores, com trama ou simplesmente a preto e branco, podemos colocar, ou não, as fronteiras dos países e escolher se queremos que apreça representados as linhas dos paralelos e dos meridianos.... tem de tudo como na farmácia.
Uma das vantagens que encontro, está no pormenor de podermos visualizar as quatro saídas diárias. Muitas vezes queremos investigar algum fenómeno no passado, mas por se desenvolverem e passarem tão rápido, muitas vezes as típicas saídas das 0z e 12z acabam por não os representar em pleno.

Novamente o link: http://www.esrl.noaa.gov/psd/data/composites/hour/



Site francês online actualizado diariamente com a evolução das massas de ar na Europa:

http://meteo.france2.fr/masses-d-air.php
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Observações e previsões oficiais à escala global:

Serviço de Previsão à Escala Global

http://wmo.meteo.pt/

Neste site piloto da Web apresentam-se as previsões meteorológicas e informações climatológicas OFICIAIS relativas às cidades indicadas pelos Serviços Meteorológicos Nacionais (SMN) de todo o mundo, entidades que executam as observações meteorológicas oficiais nos respectivos países. É referido, quando existente, o acesso aos sites dos SMN, e o texto da previsão é acompanhado de símbolos meteorológicos, para mais fácil compreensão.
Agradece-se aos órgãos de comunicação social que divulguem ao público as informações contidas neste site, devendo para tanto mencionar os respectivos SMN.
Até ao dia 1 de Março de 2011 foram apresentados neste site os dados climatológicos de 1371 cidades de 165 Membros da OMM, 124 dos quais enviaram também previsões meteorológicas das 1347 cidades.
Agradecem-se quaisquer sugestões que contribuam para o melhoramento deste site.
A versão portuguesa é elaborada pelo Instituto de Meteorologia de Portugal com o apoio do Observatório Hong Kong.
Caso deseje enviar-nos sugestões, é favor fazê-lo por e-mail: wwis@smg.gov.mo
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A página de um seminário do ECMWF sobre previsão a longo prazo. Há várias apresentações interessantes, no que toca à correlação entre teleconexões (ENSO, NAO, MJO, ...) e as condições meteorológicas na Europa, e boas descrições sobre a forma como as previsões sazonais são feitas, e as suas principais falhas:

http://www.ecmwf.int/newsevents/meetings/annual_seminar/2010/presentations/index.html

Esta apresentação (Euro-Atlantic regimes and their tele-connections) tem um excelente resumo:

http://www.ecmwf.int/newsevents/meetings/annual_seminar/2010/presentations/Cassou.pdf