Sitio das Fontes no Portugal em Directo

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa tarde,

Esta tarde irá passar, a partir das 18h, no programa Portugal em Directo, da RTP1, uma reportagem sobre o Sitio das Fontes - Parque Municipal, onde estará incluido um pequeno excerto sobre a estação meteorológica do Sitio das Fontes.

Para quem estiver interessado, é só ligarem a Tv a essa hora!!:D

Muito interessante, vou ver se me lembro de ligar a TV. :D

Parabéns pela mediatização do local e da estação meteorológica ! ;)

Ainda não vi as imagens, nem sei o duração que vai passar sobre a estação, pois a reportagem é principalmente sobre o Sitio das Fontes, mas de qualquer forma a estação é falada e mostrada. Já não consegui foi que houvesse oportunidade de fazer referência ao Fórum Meteopt.com ( :( ). Mas vão haver mais oportunidades.

Ainda não vi as imagens, nem sei o duração que vai passar sobre a estação, pois a reportagem é principalmente sobre o Sitio das Fontes, mas de qualquer forma a estação é falada e mostrada. Já não consegui foi que houvesse oportunidade de fazer referência ao Fórum Meteopt.com ( :( ). Mas vão haver mais oportunidades.

Acabei de ver a tua apresentação à estação!:D
1,2mm acumulados nesse dia. Até pensei que fosse em directo.
Gostei da previsão subtil à pergunta "previsível" da jornalista. Eles devem pensar que as estações meteorológicas são uma bola de cristal de previsões do tempo.

O Sítio das Fontes parece estar muito bem conservado.
Só falta mesmo a água no aquífero para fazer moer o moinho. ;)

Por acaso, nunca tinha visto este local, um bom local para visitar, mas acho que preciso de um GPS para ela chegar.:D:):lol:

Bom, de facto acabou por ficar com pouquinho tempo dedicado à estação, mas como o objectivo da reportagem nem era esse, até nem foi mau conseguir um minutinho para a estação!!!:D

Pode ser que se consiga nova reportagem sobre a meteorologia amadora em Portugal!!!

Obrigado a todos!:thumbsup:

PS: para quem não conhece e quer cá vir, é relativamente fácil lá chegar. podem consultar, para já, o mapa existente na página do wunderground dedicada a esta estação. Podem contactar-me à vontade também!! tenho todo o gosto em dar as indicações necessárias.

Parabéns, parece ser um excelente local para um passeio.

A reportagem já está online no site da RTP.

Parte I (começa ao minuto 12:35)

[VIDEO]mms://195.245.168.21/rtpfiles/videos/auto/portdirecto/ptdirecto_1_14042009.wmv[/VIDEO]

Link directo: http://195.245.168.21/rtpfiles/videos/auto/portdirecto/ptdirecto_1_14042009.wmv

Parte II (começa ao minuto 17:35)

[VIDEO]mms://195.245.168.21/rtpfiles/videos/auto/portdirecto/ptdirecto_2_14042009.wmv[/VIDEO]

Link directo: http://195.245.168.21/rtpfiles/videos/auto/portdirecto/ptdirecto_2_14042009.wmv

Parabéns, acho que a peça da estação foi muito bem integrada na reportagem do Sitio das Fontes. Lá apareceu a Davis e o weatherlink no PC a dar a informação valiosa. :p

Cada vez mais a meteorologia amadora começa a ganhar espaço na comunicação social. Ainda bem que choveu :D

Olá a todos :)
Confesso que fiquei um pouco desiludido quanto à forma como foi conduzida a reportagem. Já esperava que os efeitos do jornalismo rápido e que não vende, se fizessem sentir, e até gosto do programa com respeito à Dina Aguiar, mas…
Achei um pouco infeliz o facto de se dedicar pouca atenção à área meteorológica; penso que uma abordagem um pouquinho só mais alongada sobre isto seria o suficiente para que se encarasse como uma boa reportagem com vista a uma boa informação.
Será disparatado pensar que a mesma passasse por algum filtro do IM?
Sinceramente não coloco de parte essa hipótese!!!
Notei que o entrevistado desejava que a informação a passar ao público fosse um pouco mais completa.
Desculpem se a minha opinião defere das restantes. :(

Discordo e claro que não houve filtro nenhum :) Como foi referido por outros, a reportagem não era sobre meteorologia ou a estação meteorológica, era sobre o parque. Já foi bastante interessante terem abordado a estação, calculo que tenha sido dinâmica do ecobcg para que assim fosse. A única coisa menos boa para mim foi realmente a historia das previsões com que os jornalistas começam sempre a abordar as reportagens sobre estações, mas isso já tinha acontecido com a reportagem na SIC, coisas normais no jornalismo pois eles obviamente não tem que saber tudo, e cabe-nos a nós irmos "educando" com jeitinho para que servem afinal as estações.

Olá a todos :)

:(

Bom dia,

Posso afirmar sem qualquer dúvida que o IM não aplicou aqui qualquer filtro!!!
A reportagem destinava-se principalmente a dar a conhecer o Sítio das Fontes e as actividades lá desenvolvidas. Apenas se tentou aproveitar a realização da reportagem para fazer também uma referência (ainda que breve) à Estação Meteorológica lá existente. Também gostava que tivesse havido tempo para desenvolver um pouco mais o tema da Meteorologia, mas não era essa o objectivo. No futuro, quem sabe...

Boa reportagem sobre este belo local! A abrir o apetite para uma visita! Gostei... Acho que mesmo assim um minuto de atenção à estação, sendo que esta é apenas um dos elementos do parque, já foi bastante bom :)
Quanto ao resto temos que ser pacientes... A meteorologia vai ganhado o seu espaço na tv e a qualidade da informação também! A jornalista da RTP começou por passar uma ideia errada da estação, coube ao entrevistado esclarecer... A SIC tem as suas desastrosas interpretações da previsão meteorológica no jornal da noite, mas vai começando a prestar atenção ao tempo mais extremo que faz em alguns pontos do país e já nos deu a honra de uma reportagem sobre os meteorologistas amadores e simpatizantes da "causa meteorológica" :) Enfim... Apesar de tudo não nos podemos queixar muito! A nossa paixão tem tido algum interesse por parte dos media. Cabe-nos a nós continuar a divulgar e esclarecer a nossa paixão!

(Olá vitamos) _Recordo vagamente da reportagem da SIC emitida sobre os meteorologistas amadores há algum tempo atrás a qual achei interessante, tendo a mesma despertado após muito tempo, o meu interesse nesta matéria. Quanto a esta última (vejo o Portugal em Directo sempre que posso), não vi os primeiros segundos mas ainda consegui ver, de entre de todo o conjunto de infraestruturas do parque a componente meteorológica com a apresentação de uma Estação; logicamente dirigi a minha especial atenção para este último ponto, pois não esperava isto e devo dizer que foi bem inserido no contexto de promoção do espaço. ;)