Sitio das Fontes no Portugal em Directo

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa tarde,

Esta tarde irá passar, a partir das 18h, no programa Portugal em Directo, da RTP1, uma reportagem sobre o Sitio das Fontes - Parque Municipal, onde estará incluido um pequeno excerto sobre a estação meteorológica do Sitio das Fontes.

Para quem estiver interessado, é só ligarem a Tv a essa hora!!:D
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Muito interessante, vou ver se me lembro de ligar a TV. :D

Parabéns pela mediatização do local e da estação meteorológica ! ;)
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Ainda não vi as imagens, nem sei o duração que vai passar sobre a estação, pois a reportagem é principalmente sobre o Sitio das Fontes, mas de qualquer forma a estação é falada e mostrada. Já não consegui foi que houvesse oportunidade de fazer referência ao Fórum Meteopt.com ( :( ). Mas vão haver mais oportunidades.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ainda não vi as imagens, nem sei o duração que vai passar sobre a estação, pois a reportagem é principalmente sobre o Sitio das Fontes, mas de qualquer forma a estação é falada e mostrada. Já não consegui foi que houvesse oportunidade de fazer referência ao Fórum Meteopt.com ( :( ). Mas vão haver mais oportunidades.

Acabei de ver a tua apresentação à estação!:D
1,2mm acumulados nesse dia. Até pensei que fosse em directo.
Gostei da previsão subtil à pergunta "previsível" da jornalista. Eles devem pensar que as estações meteorológicas são uma bola de cristal de previsões do tempo.

O Sítio das Fontes parece estar muito bem conservado.
Só falta mesmo a água no aquífero para fazer moer o moinho. ;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Por acaso, nunca tinha visto este local, um bom local para visitar, mas acho que preciso de um GPS para ela chegar.:D:):lol:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom, de facto acabou por ficar com pouquinho tempo dedicado à estação, mas como o objectivo da reportagem nem era esse, até nem foi mau conseguir um minutinho para a estação!!!:D

Pode ser que se consiga nova reportagem sobre a meteorologia amadora em Portugal!!!

Obrigado a todos!:thumbsup:

PS: para quem não conhece e quer cá vir, é relativamente fácil lá chegar. podem consultar, para já, o mapa existente na página do wunderground dedicada a esta estação. Podem contactar-me à vontade também!! tenho todo o gosto em dar as indicações necessárias.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Parabéns, parece ser um excelente local para um passeio.

A reportagem já está online no site da RTP.



Parte I (começa ao minuto 12:35)

[VIDEO]mms://195.245.168.21/rtpfiles/videos/auto/portdirecto/ptdirecto_1_14042009.wmv[/VIDEO]

Link directo: http://195.245.168.21/rtpfiles/videos/auto/portdirecto/ptdirecto_1_14042009.wmv




Parte II (começa ao minuto 17:35)

[VIDEO]mms://195.245.168.21/rtpfiles/videos/auto/portdirecto/ptdirecto_2_14042009.wmv[/VIDEO]

Link directo: http://195.245.168.21/rtpfiles/videos/auto/portdirecto/ptdirecto_2_14042009.wmv
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Parabéns, acho que a peça da estação foi muito bem integrada na reportagem do Sitio das Fontes. Lá apareceu a Davis e o weatherlink no PC a dar a informação valiosa. :p

Cada vez mais a meteorologia amadora começa a ganhar espaço na comunicação social. Ainda bem que choveu :D
 

Loureso

Cumulus
Registo
29 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Loures e Sacavém(job)
Olá a todos :)
Confesso que fiquei um pouco desiludido quanto à forma como foi conduzida a reportagem. Já esperava que os efeitos do jornalismo rápido e que não vende, se fizessem sentir, e até gosto do programa com respeito à Dina Aguiar, mas…
Achei um pouco infeliz o facto de se dedicar pouca atenção à área meteorológica; penso que uma abordagem um pouquinho só mais alongada sobre isto seria o suficiente para que se encarasse como uma boa reportagem com vista a uma boa informação.
Será disparatado pensar que a mesma passasse por algum filtro do IM?
Sinceramente não coloco de parte essa hipótese!!!
Notei que o entrevistado desejava que a informação a passar ao público fosse um pouco mais completa.
Desculpem se a minha opinião defere das restantes. :(
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Será disparatado pensar que a mesma passasse por algum filtro do IM?
Sinceramente não coloco de parte essa hipótese!!!


Discordo e claro que não houve filtro nenhum :) Como foi referido por outros, a reportagem não era sobre meteorologia ou a estação meteorológica, era sobre o parque. Já foi bastante interessante terem abordado a estação, calculo que tenha sido dinâmica do ecobcg para que assim fosse. A única coisa menos boa para mim foi realmente a historia das previsões com que os jornalistas começam sempre a abordar as reportagens sobre estações, mas isso já tinha acontecido com a reportagem na SIC, coisas normais no jornalismo pois eles obviamente não tem que saber tudo, e cabe-nos a nós irmos "educando" com jeitinho para que servem afinal as estações.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Olá a todos :)

Será disparatado pensar que a mesma passasse por algum filtro do IM?
Sinceramente não coloco de parte essa hipótese!!!
:(

Bom dia,

Posso afirmar sem qualquer dúvida que o IM não aplicou aqui qualquer filtro!!!
A reportagem destinava-se principalmente a dar a conhecer o Sítio das Fontes e as actividades lá desenvolvidas. Apenas se tentou aproveitar a realização da reportagem para fazer também uma referência (ainda que breve) à Estação Meteorológica lá existente. Também gostava que tivesse havido tempo para desenvolver um pouco mais o tema da Meteorologia, mas não era essa o objectivo. No futuro, quem sabe...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Boa reportagem sobre este belo local! A abrir o apetite para uma visita! Gostei... Acho que mesmo assim um minuto de atenção à estação, sendo que esta é apenas um dos elementos do parque, já foi bastante bom :)
Quanto ao resto temos que ser pacientes... A meteorologia vai ganhado o seu espaço na tv e a qualidade da informação também! A jornalista da RTP começou por passar uma ideia errada da estação, coube ao entrevistado esclarecer... A SIC tem as suas desastrosas interpretações da previsão meteorológica no jornal da noite, mas vai começando a prestar atenção ao tempo mais extremo que faz em alguns pontos do país e já nos deu a honra de uma reportagem sobre os meteorologistas amadores e simpatizantes da "causa meteorológica" :) Enfim... Apesar de tudo não nos podemos queixar muito! A nossa paixão tem tido algum interesse por parte dos media. Cabe-nos a nós continuar a divulgar e esclarecer a nossa paixão!
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
(Olá vitamos) _Recordo vagamente da reportagem da SIC emitida sobre os meteorologistas amadores há algum tempo atrás a qual achei interessante, tendo a mesma despertado após muito tempo, o meu interesse nesta matéria. Quanto a esta última (vejo o Portugal em Directo sempre que posso), não vi os primeiros segundos mas ainda consegui ver, de entre de todo o conjunto de infraestruturas do parque a componente meteorológica com a apresentação de uma Estação; logicamente dirigi a minha especial atenção para este último ponto, pois não esperava isto e devo dizer que foi bem inserido no contexto de promoção do espaço. ;)