Situação de seca em Portugal Continental

  • Thread starter Thread starter DRC
  • Data de início Data de início
Aqui já não chove há 1 mês, a terra está sequinha de todo para o comprovar. Estamos em seca, mas ninguém se importa, muito pelo contrário, as pessoa querem Sol e calor em Março, enquanto devia chover e fazer frio. Eu não vejo que riqueza traga este calor e esta seca ao país, se assim continuar vamos ter falta de água e incêndios florestais e isso não é nada de bom para Portugal. Vamos aguardar mas os próximos meses devem ser, para variar "secos".
 
Para além da escassez de precipitação, há outros factores preocupantes.
Na última seca por que passámos, 2004/05, os valores da precipitação acumulado no Sul, por estas alturas eram semelhantes. Mas nesse ano tivemos um mês de Fevereiro e início de Março bastante frios. Este ano temos tido temperaturas bastante superiores à média o que contribui para aumentar a evapotranspiração dos solos e tornar tudo mais seco.
Para além disto, o facto de termos tido quase toda a pluviosidade concentrada em 3 semanas (15Jan - 6Fev) é bastante mau hidrologicamente. Todos sabemos que a recarga dos aquíferos é essencial para que na época estival haja água nos pequenos cursos de água, por eles abastecidos, e nos poços. Ora, após as primeiras horas de chuva, os solos ficam saturados e não há nenhuma infiltração, pelo que da maioria da água que caíu nesse período não se aproveitou nada para os aquíferos. Porque uma coisa é ter 200 mm distribuídos uniformemente por quatro meses, outra é tê-los todos em 20 dias.
Mas esperemos por um Abril húmido e fresco, pelo menos é o que prevê a NOAA nas suas previsões sazonais.
 
realmente tudo o que se disse atrás é certo, eu por exemplo tenho uma mini horta aqui ao pé de casa e ja tenho de a regar diáriamente, pois o solo está extremamente seco, mesmo a evolução das plantas este ano está bastante acelarada, esperemos então pelo abril cdas aguas mil:unsure:
 
Que poderei acrescentar?
Que neste fim de semana plantei 2 arvores e que a terra estava seca?
Que as nascentes pouca agua têm?
Que tive de ligar o sistema de rega gota a gota?


Isto em Março!
 
Aqui por Setúbal este mês de Março deve entrar para a historia como uns dos menos chuvosos e mais quentes...Não registo precipitação desde o dia 5 já lá vão 21 dias seguidos sem cair uma gota do céu...

Dia 1...2,1mm
Dia 2...0,5mm
Dia 3...1,0mm
Dia 4...1,0mm
Dia 5...1,0mm

Total: 5,6mm
:disgust:
 
O Mês de Março pode estar a ser um mês seco.

Mas como foi o mês de Dezembro e Janeiro, bastantes chuvosos.

Só visualizando a situação do Algarve e que se nota que ele já vão com muitos meses secos.

No Mês de Março, até agora só conto com 21,3mm .
 
O Mês de Março pode estar a ser um mês seco.

Mas como foi o mês de Dezembro e Janeiro, bastantes chuvosos.

Só visualizando a situação do Algarve e que se nota que ele já vão com muitos meses secos.

No Mês de Março, até agora só conto com 21,3mm .

Dezembro bastante chuvoso no Norte do País ???
Que eu saiba o único mês que foi superior á média foi apenas Janeiro !!
Mas vou confirmar com os mapas do IM !!

Aqui no Sul ... o que posso dizer é que os solos estão secos que nem pedra, desde fevereiro que tenho que regar, e desde 6 feveiro cairam cerca de 5 mm de precipitação !!
 
No meu caso - na minha zona - a situação é um pouco diferente da relatada até agora. Não pela quantidade de chuva que apenas durante 3 semanas foi abundante.
Os aquíferos e as nascentes estão neste momento a debitar água em abundância - esta situação deveu-se a 2 factores:
1º - A queda de neve e de granizo ocorrida no início de Janeiro saturou o solo ao longo de vários dias - a neve e o granizo chegaram a aguentar durante 5 dias no solo, durante os quais foram derretendo e infiltrando a água muito lentamente.
2º - Quando a chuva finalmente começou a cair, em abundância, já tinha o terreno bem preparado para penetrar profundamente no subsolo e assim abastecer os aquíferos da zona.
Aqui por Paços de Ferreira o ano hidrológico tende a seco mas estas circunstâncias atenuaram a sensação de seca. Evidentemente que se não tivéssemos queda de neve e granizo em abundância estaríamos agora com problemas graves na agricultura e no abastecimento de poços. Nas últimas 3 semanas nem uma gota caída do céu:(
 
Entretive-me a fazer um gráfico dos dias de Março desde 1985 na Gago Coutinho em Lisboa. Marços secos e quentes são coisas que vão acontecendo de vez em quando, 1997/1998 deverá ter sido pior.

gago.gif
 
Importa salientar que desde 1990 existe uma forte tendência para a redução da precipitação média no mês de Março em todo o país. Longe vão os tempos em que Orlando Ribeiro considerava a existência regular de um segundo pico de precipitação no mês de Março como regular no nosso país (o pico principal seria em Dezembro). Em áreas do interior da Península na nova norma 1971-2000 o mês de Março já tem precipitação inferior a 30 mm.
 
No Algarve, Faro este mês teve uns 3 a 4 mm, Olhão até agora 0 mm, Tavira 4,2 mm, o ano passado o Levante trazia chuva, este ano nem o Levante traz água, a chuva tem caído toda na zona entre Cádiz e o Estreito de Gibraltar e Marrocos, coisa estranha:unsure:.
A continuar assim, a preocupação não é este ano, porque água para a população existe, para a agricultura já não é a mesma coisa, a barragem do Arade já tem alguns problemas, dia 3 de Abril logo direi mais sobre a situação no Algarve.:D:rolleyes:
 
... Marços secos e quentes são coisas que vão acontecendo de vez em quando, 1997/1998 deverá ter sido pior...

Março de 1997 é o único desde que há registos no IM, em que nenhuma estação da sua rede em Portugal Continental registou qualquer precipitação. zero. do Minho ao Algarvio 1980...todo o santo mês.
E igualmente temperaturas altas.
Mas embora a situação seja já preocupante, haja esperança.
Veja-se o que sucedeu a partir de 15 de Abril até finais de Maio desse mesmo ano: precipitacões generosas e generalizadas e em alguns locais como por aqui (P.Rubras) até abundantes .
Isto reequilibrar-se-á.
Nem quero imaginar outro cenário ,
como aqueles anos de seca não só em Março, mas de todos os meses ...
mais de um ano...