Sondagem: Temperatura máxima Julho/2007

Temperatura máxima Julho/2007


  • Total voters
    22
  • Poll closed .

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vamos lá animar o forum com uma sondagem agora que parece que já temos uma espécie de Verão.
Qual será a temperatua máxima que será registada durante este mês de Julho por uma estação oficial em Portugal (Continente e Ilhas) ?

Além de votarem, fundamentem a vossa opinião se quiserem.

À medida que forem sendo registadas as máximas até ao final do mês, vou/vamos colocando os dados oficiais e respectivos link's/gráficos/imagens/notícias sobre a ocorrência.
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Já não seria de admirar que nesta região chegasse aos 42 ºC, nem que só fosse num dia do Verão, mas já que se fala em estações oficiais, penso que facilmente chegará alguma aos 42 ºC, nomeadamente no interior do Alentejo, como a estação de Amareleja, por isso votei que a temperatura máxima ficaria entre 42 a 44 ºC.
A média das temperaturas máximas de Amareleja no mês de Julho é de 35 ºC ou talvez mais, o que significa que para conseguir essa média terão de haver dias com temperaturas por vezes bem acima dos 40 ºC, o que exprime bem essa ideia.
Portanto, não duvido nada que haja várias estações a reportar temperaturas desse género, já que no Continente temos condições e factores que propiciam essas temperaturas.
 
Última edição:

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Eu escolhi uma máxima entre 42ºC e 44ºC. Apesar de que o mês segue fresco em sem grandes extremos, acho que em cidades alentejanas coladas à fronteira espanhola como Amareleja ou Elvas é relativamente fácil chegar pelo menos a 42ºC assim que a massa de ar quente africana der um ar da sua graça. Dúvido que até ao fim do mês isso não aconteça pelo menos uma vez.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Bem só olhando para as temperaturas mais recentes actualizadas no IM podemos verificar que a primeira hipotese de temperatura inferior a 36ºC para Portugal já foi ultrapassada... na Amareleja chegou aos 37,7ºC hoje (embora seja possível que algumas horas antes tenha atingido temperaturas mais elevadas)


2004849097596468101_rs.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Na minha opinião a temperatura máxima para este mês será entre 40ºC a 42ºC, pode ser atingida facilmente no Alentejo interior ou até mesmo no Algarve (interior), basta vir uma massa de ar quente africana para que as temperaturas subam em flecha, agora veremos se a minha previsão está correcta:D :D
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Parece que estou com a maioria ... votei entre 40 e 42ºC.
Acho que este ano vamos ter uma quebra de tendência dos verões extremamente calorosos... os modelos também estão a corroborar. Estatisticamente estamos a chegar ao que eu chamo os dias críticos para as vagas de calor que são os da 2ª quinzena de Julho.
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Eu acho k fui a unica a votar mais de 44ºC e passo a explicar pk.
tal como outros membros, penso k algumas zonas do interior, poderam a chegar a altas temperaturas, não é mt dificil, visto k a temperatura aqui as 12.30 era de 33ºC, e se continuar a subir como infelizmente parece k ira acontecer, eu ca não me admirava nada.
p.s. espero estar errada
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
PROTESTO!!!!:D :lmao:
Bem eu votei entre 38 e 40ºC porquê? Por uma razao muito simples....em primeiro lugar exclamo que pode muito bem vir este ano temperaturas acima de 40ºC como no famoso ano de 2003 ( fica pa historia :lol:)....mas devemos tomar atenção ao nosso amigo anticiclone dos açores que este ano anda meio marado,pois so pensa em curtir a vida la pos confins do inferno:) ...deixemos de brincadeiras, eu acho que será uma verão quente, como é obvio mas nao tanto, isto porque como referi à pouco o anticiclone dos açores nao está bem posicionado para tal,criar temperaturas bastante elevadas, sendo assim dá-se a impossibilidade de as massas de ar quente vindas de Africa, entrarem sobre a nossa Península! penso que seja esta a justificação melhor...
E depois de tanto "parlapier" Hasta!:cool:
 

duncan

Cumulus
Registo
24 Set 2006
Mensagens
150
Local
palmela
olá eu tambem escolhi temperaturas máximas entre 40 a 42 porque reforçando o que o minho disse penso que a tendencia é que o verão nao seja tao quente como os outros, por causa da posição do nosso amado e odiado por outros do anticiclone dos açores. Mas nunca se sabe... hoje em dia como sabem, o clima tem-nos pregado grandes partidas.:) :)
 

duncan

Cumulus
Registo
24 Set 2006
Mensagens
150
Local
palmela
Bem só olhando para as temperaturas mais recentes actualizadas no IM podemos verificar que a primeira hipotese de temperatura inferior a 36ºC para Portugal já foi ultrapassada... na Amareleja chegou aos 37,7ºC hoje (embora seja possível que algumas horas antes tenha atingido temperaturas mais elevadas)


2004849097596468101_rs.jpg

sabem se a estação meteorologica de Amareleja é automática ou tradicional?
Porque no caso da estaçao automática de setubal,os dados poderão nao ser fiáveis devido á sua localizaçao, por estar debaixo de uma árvore muito perto da escola etc.Eu já tive oportunidade de falar com uma meteorologista do I.M,que tambem duvida dos dados,porque no caso desta cidade tem registado no inverno tempraturas minimas muito baixas e no verao muito elevadas,situaçoes pouco comuns para setubal devido á sua localizaçao geográfica(perto do mar).
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Quem escolheu >= 38 e <40 aguentou-se bem a este primeiro "round" de calor, e terá agora alguns dias de descanso.

Quem escolheu acima dos 40, quase de certeza que terá que esperar até quase ao final do mês para ver se tem razão, e provavelmente acertar por uns dias apenas.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
sabem se a estação meteorologica de Amareleja é automática ou tradicional?
Porque no caso da estaçao automática de setubal,os dados poderão nao ser fiáveis devido á sua localizaçao, por estar debaixo de uma árvore muito perto da escola etc.Eu já tive oportunidade de falar com uma meteorologista do I.M,que tambem duvida dos dados,porque no caso desta cidade tem registado no inverno tempraturas minimas muito baixas e no verao muito elevadas,situaçoes pouco comuns para setubal devido á sua localizaçao geográfica(perto do mar).


Penso que não será o mal so dessa estação, muitas automáticas sofrem alguns sitomas de abandono, cercadas por mato e outras já degradadas.
Mas são as estações que temos.:)
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Eu escolhi entre 36 e 38 ºC. Não sei se já foi ou não ultrapassado o 38ºC mas penso que não e como tal, sinceramente não vejo isso acontecer até final de Julho, a menos que mude muita coisa :hehe: