Stevenson ou RS?

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Gostaria de deixar aqui uma questão para ser discutida.

O que será melhor? Construir um RS com pratos tal como vários colegas estão a fazer ou construir um abrigo protegido por paineis (?) de Stevenson.

Apesar de o objectivo ser semlhante, uma estrutura de Stevenson de paineis ripados parece bastante mais arejada para os sensores a albergar. Tem o problema de ocupar maior volume.

Os RS com pratos parecem estar na moda, mas depois vemos que as pessoas que os têm são "obrigadas" a ventilar os ditos durante o verão.

Copmo estou em fase de fazer uma "coisa" a sério gostaria de ter a opinião dos colegas.

obrigado

Bernardino
 


Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Aqui está um post muito interessante.:thumbsup:

Gostava, também, de saber as respostas dos mais entendidos na matéria ??
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Olá Bernardino

Eu sou um dos muitos que têm um RS feito com pratos, sem ventilação forçada, tendo durante o Verão, que por aqui foi bem quente, verificado que os valores colhidos estavam perfeitamente de acordo com os valores colhidos por exemplo nas Davis.
Não estou com isto a dizer que este seja o melhor, mas que efectivamente nos fornece dados fiáveis, disso não tenho dúvidas.

Cumpts
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Olá Bernardino

Eu sou um dos muitos que têm um RS feito com pratos, sem ventilação forçada, tendo durante o Verão, que por aqui foi bem quente, verificado que os valores colhidos estavam perfeitamente de acordo com os valores colhidos por exemplo nas Davis.
Não estou com isto a dizer que este seja o melhor, mas que efectivamente nos fornece dados fiáveis, disso não tenho dúvidas.

Cumpts

Precisamente. Quer uma, quer outra opção são extremamente fiáveis, quando bem construídos ou de boa qualidade. O abrigo de Stevenson é uma solução mais clássica, tem a vantagem de permitir colocar e retirar sensores com facilidade, mas não é facilmente portátil. Ocupa um volume muito superior e o peso não é, também, uma vantagem. Todavia, para quem tem condições razoáveis, um abrigo de Stevenson também pode ser uma boa escolha. No entanto, a fiabilidade dos dois abrigos é idêntica e ambos permitem uma boa ventilação do espaço interior, mesmo em dias de maior insolação e temperaturas mais elevadas.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Eu sou um dos muitos que têm um RS feito com pratos, sem ventilação forçada, tendo durante o Verão, que por aqui foi bem quente, verificado que os valores colhidos estavam perfeitamente de acordo com os valores colhidos por exemplo nas Davis.
Cumpts

Acredito!;)

O problema é que vejo muitas pessoas, a meio do verão a ter de inserir ventilação forçada nos seus RS.

Será que o seu RS está à sombra nas horas fortes do Sol?

O facto de ser concordante com as Davis... se uma Davis não estiver devidamente protegida/montada os valores obtidos não serão , certamente, fiáveis. Mas percebi o que querdizer, ;)obrigado.

Bernardino
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
O problema é que vejo muitas pessoas, a meio do verão a ter de inserir ventilação forçada nos seus RS.

A ventilação forçada, numa boa instalação com bastante arejamento, pouco efeito terá em torno das máximas, arrisco em cerca de 0,4 ºC.

É mais importante usá-la apenas em casos em que a instalação não é, de todo, a mais indicada, e nessas situações os efeitos são bastante superiores aos atrás referidos.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Daniel, reparei no teu tópico novo em que instalaste uma davis e construiste um stevenson para instrumentos clássicos. Nunca te passou colocar o sensor da davis dentro da stenvenson?
Pode é ser paranóia mas...
ou pela tradição associaste o classicismo da stevenson ao mercurio;)?
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Daniel, reparei no teu tópico novo em que instalaste uma davis e construiste um stevenson para instrumentos clássicos. Nunca te passou colocar o sensor da davis dentro da stenvenson?
Pode é ser paranóia mas...
ou pela tradição associaste o classicismo da stevenson ao mercurio;)?

A Davis tem o RS dela. Para quê deixar de utilizar o original dela ? Este abrigo serve apenas para comparações, pois os dados oficiais do local serão do telhado.

No abrigo de Stevenson está também um termómetro digital de máximas e mínimas para comparar os extremos. ;)
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
A ventilação forçada,
...
É mais importante usá-la apenas em casos em que a instalação não é, de todo, a mais indicada,.

Certo, Daniel.

Mas peenso que a Davis inclui ventilação forçada nos seus RS que são de bom design, por exemplo, para obter ainda melhores valores.... erros de 0,4ºC são excessivos para os padrões Davis .... e para os nossos. Principalmente se forem evitáveis.
A stevenson tem o defeito de não se poder pendurar ao lado do anemómetro, como a RS, eu sei.

Espaço? essa não é a questão.

A questão é se uma stevenson não será melhor que um RS para a exactidão das medidas desejadas.

cumprimentos