Storm chase Meteoalerta Meteopt - 9 Maio 2009



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Após o envio das imagens para o IM, afim de nos ajudarem a identificar este fenómeno, recebemos com muito agrado e contentamento que foi publicada a noticia no site do IM.
A comunidade meteorológica amadora está de parabéns, a foto que colocaram na notícia foi tirada pelo André.

O Meteoalerta vai apresentar hoje o seu site renovado estando ainda de momento indisponível, desde já as nossas desculpas.

Aqui fica o link da noticia.

http://www.meteo.pt/pt/media/notici...oticias/textos/Outflow_intenso_9Maio2009.html

Foi tirada pelo André, mas podia ter sido por qualquer um de nós!
Quando se trabalha em equipa, todos são importantes. Dos que filmaram e fotografaram, ao que segurava no guarda-chuva para não se molharem as lentes das máquinas. :)
Parabéns a nós e obrigado aos que nos acompanharam em tempo real via skype ou telemóvel.


E venham os próximos eventos! :D
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Para além de já vos ter congratulado pela fantástica reportagem, não podia ficar indiferente a uma situação como esta!

É espectacular ver todo o trabalho de uma equipa, dedicadíssima, ser premiado desta forma! A alegria que devem sentir é enorme!

Mais uma vez, os meus parabéns!:):)
 

rufer

Cumulus
Registo
15 Set 2007
Mensagens
194
Local
Alcobaça.
Sem dúvida espectacular. Parabéns.

Já agora deixo o meu testemunho dessa tarde, uma vez que estava também nessa zona, nomeadamente na estrada que vai para Foros de Arrão, perto de Ponte de sôr. Precisamente a direcção que a célula levou. E digo. Nunca tinha visto nada assim. O Céu ia ficando cada vez mais escuro e quando ia no caminho, reparei no que parecia ser uma wall cloud. Bastante ameaçador o çéu. No caminho que levei passei mesmo por baixo dela. E digo. ASSUSTADOR. Sopravam rajadas fortíssimas. Parei o carro e por cima de mim as nuvens estavam loucas. Era um movimento em várias direcções e a sensação que me dava era que ia surgir um tornado a qualquer momento. Estava pasmado a olhar para aquilo e confesso que senti algum medo.
Depois continuei a andar e veio a chuva, diluviana, com relâmpagos quase constantes.
Volto a dizer que nunca tinha presenciado nada assim.
Na minha casa, que fica em Bemposta a 14 kms de Abrantes chuveu tb torrencialmente. E um painel grande com publicidade política, seguro com 2 barras de ferro, parece-me, veio parar ao chão.
Tirei 2 fotos com telemovel à célula. Foi o k consegui. Acho k não têm grande qualidade. Vou ver. Se tiver coloco-as aqui.

Mais uma vez, grande reportagem.
Parabéns.:thumbsup:
 

Nuno Figueiredo

Cumulus
Registo
29 Mai 2006
Mensagens
241
Local
Cascais
Boa noite pessoal,

Enquanto aguardamos os desenvolvimentos deste fim de semana (e dado que estou em Coruche, espero que se repita outro episódio destes :D), é só para acrescentar, que no dia 9 de Maio, quando a equipa Meteoalerta fez esta caça, houve relatos de um fenómeno tornádico na zona do rio Sorraia, perto da Praça de Toiros. Pessoal que lá estava nas Tasquinhas da Festa do Toiro Bravo viu um redemoinho a levantar água do rio, mas aparentemente não houve funil de condensação.
Entretanto vou tentar saber mais informações, depois actualizo aqui caso necessário.

Abraço.