Sugestões para o MeteoPT

Tópico em 'Fórum e Comunidade' iniciado por algarvio1980 27 Jun 2007 às 12:08.

  1. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,914
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Hey pessoal!

    Achei por bem dar a minha opinião aqui, para não estar a falar de algo que nada tem a ver com previsões meteorológicas.
    Expressões como: "a culpa é do CO2", "o verão isto, o inverno aquilo", etc, etc, são comentários, a meu ver que são usados de uma forma demasiado corrente. É verdade que isto é um fórum de meteorologia, onde eu próprio que escrevo agora, sou um mero leigo como tantos outros. Também é verdade que a época da ditadura já acabou há muito tempo e somos livres de pensar e escrever, mas isso não nos impede que pensemos antes de dizer ou escrever. É óbvio que muitos de nós acabam por interpretar o que é dito na brincadeira, e às vezes até serve para descontrair, mas também percebo que bater sempre na mesma tecla acabe por cansar.
    E volto a apelar, como já o fiz à tarde no seguimento, que devemos ter em conta que os visitantes do fórum, (e relembro que já chegámos a ter mais de 200 visitantes on-line ao mesmo tempo), como não conhecem o perfil de escrita de cada membro, podem interpretar o que é dito de uma forma errada.

    Daí subscrever inteiramente esta frase: "Todos são livres de dar as suas opiniões, mas por favor, fundamentem-nas." Tanto para o calor, como para o frio, como para o CO2, ou o que quer que seja.
    É claro, "agora cada pessoa que escreve alguma coisa tem de justificar". Não, não é isso. Mas hà palavras, que só ganham valor com uma justificação. Se não, não passam disso mesmo: palavras soltas. Que podem às vezes gerar a confusão.

    "Que tempo faz"
    Ora aí está uma óptima ideia, e desde já peço aos administradores/moderadores do fórum para levarem isto em frente o mais depressa possivel. Perguntas como: "Vais chover esta noite aqui?"; "Vai dar trovoada?"; "Amanhã vai nevar?", surgiram aos pontapés neste seguimento especial da "andrea", e até comentei com alguns elementos, o facto dessas perguntas caírem assim do ar no meio da agitação que foram estes dias. Perguntas que na maioria ficaram por responder. Não por má vontade nossa, mas porque quando as viamos, já estavam umas quantas páginas lá atrás, e já não fazia sentido nenhum responder no momento em que as viamos.

    Quanto à tempestade num copo de água, acho que muitas vezes é preciso haver discussão, para que as ideias surjam. E se daí se tirarem boas ideias e novas regras, então, ainda bem que houve a tempestade no copo de água. Mas que não passe do copo de água.
    Que não nos contenhamos em postar, mas também que postemos com racionalidade!:)

    Como já o disse muitas vezes, apesar de estar há pouco tempo neste mundo meteorológico, sinto-me completamente em casa, e integrado. E isso devo-o, não à chuva ou ao sol, não ao frio ou ao calor, mas a todos os membros. :)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. rbsmr

    rbsmr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    6 Ago 2007
    Mensagens:
    592
    Local:
    Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
    Concordo com tudo anteriormente dito excepto este pequeno excerto que cito, acima!

    Criar "que tempo faz" é criar a 2ª divisão ou a liga dos pequeninos, usando a linguagem futebolística, levando à exclusão e afastamento "dos mais leigos (como eu) dos mais entendidos". Os mais "verdes" nisto ficaram simplesmente a olhar para o que dizem os mais experientes sem que a "verdadeira ciência" lhe seja explicada! Isto porque os mais experientes utilizaram uma linguagem não perceptível para os leigos. Se é verdade que o forum deve ser orientado para conter uma linguagem o mais científico possível ao mesmo tempo desvirtua-o (na minha humilde opinião). A não ser que esteja equivocado acerca dos objectivos do forum?! Pensava que se destinava a (info)formar o público leigo sobre os temas da meteorologia. Assim, tendo em conta os factos recentes, talvez tenha-me enganado.

    Quanto aos comentários despropositados os únicos que considero como tal foram algumas tentativas de insulto (que não posso queixar-me de ter sido vítima). Gracejar um pouco nunca faz mal a ninguém, mesmo que provoque um bocadinho de ruído na discussão do tema do forum...
    Quem se sente lesado por esses gracejos tem uma solução simples: ignorar, como podem fazer com esta mensagem.

    Particularmente, senti-me um pouco atingido com a ideia de criação da 2ª divisão do forum! Mas quem sou eu??? Estou aqui à pouco tempo...:rolleyes::rolleyes:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Concordo plenamente :thumbsup: alias formalizar demasiado o forum com regras acabara por dar mau resultado.
     
  4. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,914
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Criar uma 2ª divisão?:huh: Nada disso. Penso que não se trata de sermos mais ou menos leigos. Trata-se sim, de responder às questões que são colocadas, que por serem feitas no meio da confusão, acabam por não ser respondidas.
    Por exemplo, no tópico do seguimento da "Andrea", foram escritas 1174 posts entre os dias 4 e 10 de Abril. Foram 79 páginas em 7 dias. Houveram perguntas de previsões localizadas que ficaram por responder. Como por exemplo esta:

    Ou esta:
    Da mesma forma que em antigos seguimentos ou previsões e alertas, surgem perguntas do tipo: Como vai estar o tempo no fim-de-semana, ou se vai nevar no lugar "x" ou "y". Que caiem muitas vezes fora do tema dos posts em que são colocadas.

    Penso que o objectivo seja melhor clarificar todos os membros e visitantes, e não separa-los em divisões. Pelo menos foi isso que eu percebi, e é isso que eu apoio.:thumbsup: É uma questão de organização.;)
    Penso eu que seja isso;)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,914
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Em relação às regras, e ao lê-las, não interpreto que hajam novas regras.
    Reparem no nome do tópico:
    "Previsão do Tempo e Alertas - Abril 2008"
    O que é que qualquer pessoa que leia este tópico espera encontrar?

    É a isso que temos de procurar responder;)
    Eu pessoalmente gosto dos 8 posts que se seguiram ao post das Regras que a Administração afixou.
    São 8 posts com uma óptima sintese de informação/previsão, e de fácil interpretação para qualquer leigo, porque eu também me incluo nesse leque de leigos:)
    E mais, de todas as páginas de previsão e alertas, penso que a página 11 é mesmo a que melhor qualidade apresenta. E não vejo nela qualquer censura ou regra imposta, mas o respeitar do nome do tópico ;)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Estás realmente enganado,

    1) No tópico das previsões tudo o que está a ser feito é precisamente o contrário da ideia com que ficaste. Obter mais informação e mais credivel, e quem a leia possa também aprender. Se alguem diz que vai chover a potes para a semana ou que vai fazer calor daqui a duas e nada mais diz a não ser umas graçolas, quem está a ler e quer aprender ficou exactamente na mesma, a olhar para um qualquer boneco que não entende.

    Se pelo contrário quem disser a mesma coisa e fundamenta o que diz, quem leia já aprende alguma coisa e até já tem qualquer coisa para avaliar ele próprio da validade da informação. Fundamentar é a única forma de transmitir informação e conhecimento neste tópico, e é a única forma ao alcance de quem recebe essa informação poder avaliar minimamente a credibilidade do que lhe estão a transmitir. Quem quer aprender só tem a ganhar com post's mais explicativos e ricos de contéudo. É preferível perder o tempo com um bom post do que perder tempo a ler 5 post's vazios de contéudo.

    Numa comunidade como esta é fundamental a transmissão de conhecimento. São os novos utilizadores que hoje aprendem que vão ensinar e fazer as análises de amanhã, porque o forum vai crescendo cada vez mais e o conhecimento dos utilizadores tem que crescer em simultaneo para suportar o crescimento crescente de utilizadores e da procura de informação.


    2) O tópico "Que tempo fará... ?'" é para quem não quer nada disso, não está aqui para aprender, nem nos seus piores pesadelos pensaria em aprender meteorologia, quer apenas saber se está neve em Andorra, se há um furacão em rota com a Lua de Mel, etc. Está-se nas tintas para a posição do Anticiclone só quer saber se chove ou não no baptizado e a posição do fotógrafo na Igreja. É uma filosofia diferente do tópico das previsões. E obviamente que isto não se destina aoas utilizadores que estão no forum com objectivos bem mais abrangentes.
     
  7. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    A sociedade tem regras e o forum à medida que cresce está mais do que comprovado que também as tem que ter. E as regras são elementares. Pedir que se fundamente algo que se afirma não é propriamente pedir a alguém que faça o pino no topo da Torre Eiffel.
    E não confundas censura com regras, é um erro muito básico e insulta a memória de quem passou pela censura. Eu por exemplo posso andar nu em minha casa mas não posso andar nu na rua. A sociedade tem que ter regras de contrário seria uma anarquia.
     
  8. rbsmr

    rbsmr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    6 Ago 2007
    Mensagens:
    592
    Local:
    Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
    Concordo!

    E esclarecido! Tinha-me ficado com uma ideia diferente ao ler o post de ontem (onde entretanto foram inseridas as regras) e as regras hoje publicadas.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. StormFairy

    StormFairy
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    23 Fev 2008
    Mensagens:
    242
    Local:
    Quinta do Anjo - Palmela
    Boas...
    Gostaria apenas de comentar estas observações...

    Tiveste aqui 2 afirmações que acabam por fundamentar os sentimentos que o rbsmr expôs no post dele. Que em parte compreendo e aceito.

     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,914
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    oh, mas não era no sentido de separar membros. Falei no sentido desta frase: "para separar também um pouco as análises e previsões mais completas das meras perguntas e respostas se vai nevar em Andorra ou fazer sol em Lagos." e por isso transcrevi o texto. Foi isto que eu apoie. Não percebo bem onde me expliquei mal, mas se o fiz, peço desculpa por isso.:thumbsup:

    Repara StormFairy, se fazia sentido responder, porque é que ninguém respondeu? Se calhar, e falo por mim, porque só me dei conta dessas perguntas muito mais tarde que os 30 minutos, numa altura que estava a reler tudo para trás. Da mesma forma que acredito que ninguém tenha respondido porque assim não o viu.
    Ao haver um unico tópico dedicado a essas perguntas, certamente elas não se perderão no meio da confusão. E acredito que todos nós as possamos esclarecer em tempo real, visto que o fórum está sempre com membros on-line.:thumbsup:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. StormFairy

    StormFairy
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    23 Fev 2008
    Mensagens:
    242
    Local:
    Quinta do Anjo - Palmela
    Ora essa André estamos só a trocar opiniões ;) não precisas pedir desculpas de nada. Como diriam os meus rebentos " Tásse bem ...Na boa! "
    ;):thumbsup:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. psm

    psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    25 Out 2007
    Mensagens:
    1,509
    Local:
    estoril ,assafora
    Eu como sou novo neste forum no qual é muito melhor que outros foruns onde andei pesquisar,no tema onde houve polémica tenho que vos dizer que é o unico topico onde tem que haver racionalidade,isto não é diferenciar entre os que sabem mais dos que não sabem.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,431
    Local:
    Estarreja
    Ora aí está uma ideia que eu defendo... a colocação de algumas regras necessárias não deve servir de exclusão à participação nem à diferenciação de conhecimentos!
    Apenas digo que pessoas que não têm grandes conhecimentos, sendo apenas meros interessados da meteorologia já colocaram posts e informação de grande valor em termos de previsão e alertas. Por outro lado mesmo muitas vezes não tendo acesso a toda a informação disponível brindam este forum com previsões e opiniões fundamentadas que vem enriquecer o debate em geral!

    Quanto à discussão em geral acho que o sistema depressionário "Andrea" veio mostrar aquilo que vai bem e que vai menos bem neste forum como se calhar ainda não se tinha visto antes! Acho que é altura de reflectir e mudar um pouco. E a mudança passa por todos nós! Sendo autocritico, acho que num ou noutro post devia ter dito isto ou tirado aquilo, se calhar nao agi da melhor maneira neste ou naquele dia, assim como de manhã posso acordar bem ou mal disposto. Tento não transparecer isso aqui mas todos nós temos dias sim e dias não...

    Como disse muito mais que regras (que também são necessárias) entendo que a mudança para melhor deste fórum passa por todos nós! Com seriedade mas também com boa disposição e uma certa "irreverência" que se for controlada e bem educada é, a meu ver, uma mais valia para esta comunidade! O MeteoPT sobreviveu, cresceu e é uma mais valia a nível Nacional, motivo de orgulho e de responsabilidade para todos nós! Façamos com que ainda nos possamos orgulhar mais no futuro!

    Um grande bem haja! :thumbsup:
     
  14. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    3,156
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Propunha um jogo:

    Partiamos de uma dada estação meteorológica de referência a definir, para calcularmos a diferença de temperatura máxima e mínima do dia seguinte. Eu sugeria Faro, situado quase ao nível do mar, no extremo Sul de Portugal.

    O objectivo seria basearmo-nos numa fórmula para calcularmos a temperatura máxima e a temperatura mínima da nossa terra.


    Para não complicar muito de início e trabalharmos todos em conjunto, seria dada uma estação meteorológica de referência
    como ponto de partida, e outra estação meteorológica para prevermos a diferença de temperatura no dia seguinte em relação
    à outra estação. Não se trata de fazer apostas, ou lançar dados, pois teriamos de justificar com a fórmula que usamos para
    calcular! E aí é que está o engraçado da questão, encontrar entre todos a melhor fórmula com as melhores ponderações. Este
    evento poderia durar uma semana ou 2 e não apenas 1 dia. Reparem o INM prevê temperaturas com base em modelos e fenómenos
    locais, não lança dados! Porque não fazê-lo nós, aliando diversão, pedagogia e a participação de todos num evento nosso?


    A fórmula teria várias parcelas (variáveis), a discutir por agora. O peso ou valor de cada variável, ficaria ao critério de cada um. O objectivo do jogo seria cada um conseguir a melhor previsão, com o tempo aperfeiçoariamos o peso a dar a cada variável segundo as circunstâncias.

    Era divertido por exemplo, saber que direcção e força do vento na estação meteorológica poderia mais expo-la ou inibi-la de possíveis microclimas locais, do efeito de estufa urbano, do efeito Fohen, da própria interioridade ou proximidade do mar.

    Seria divertido e construtivo magicar que fórmula encontrar para obter a diferença de temperatura correcta da nossa terra relativamente à estação de referência (digamos que Faro).

    T Local (ºC) = T Faro (Real ºC) + dT Local (ºC)

    dT Local (ºC) = dT(Altitude) + dT(Posição das Isolinhas a 1000mb ou a 500mb com 60m de intervalo) + dT(Efeito Fohen) + dT(Efeito Cidade) + dT(Direcção do Vento e força do vento) + dT(Interioridade, continentalidade) + dT(Humidade Relativa) + dT(insolação diária) + dT(Microclima local) + dT(Inversão Térmica) + dT(...)

    Ou seja é como que um modelo criado por cada um de nós, eu já tentei fazê-lo e devo dizer que não é fácil, existem dias onde se erra por décimas, e outros dias onde a diferença chega a ser >2ºC. Mas o mais interessante nem é quando se acerta, mas sim tentar saber porque razão o desvio é maior do que o habitual.

    Se o INM prevê temperaturas, porque não o fazemos nós pedagogicamente?

    Apenas sugeri estas variáveis da equação, obviamente poderiamos simplificar a equação sugerindo as variáveis mais importantes.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. Jota 21

    Jota 21
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    20 Set 2007
    Mensagens:
    354
    Local:
    Sintra
    Problemas de crescimento... muitos registos, muita gente a escrever e a dar opiniões, 3 ou 4 dias de tempo instável e facilmente se acumulam páginas e páginas de comentários dos mais variados tipos.
    Segregar/censurar não me parece boa ideia. Apelar ao bom senso de quem escreve é mais correcto. Não há necessidade de por "dá cá aquela palha" criar um novo comentário, torna a leitura difícil.
    Já agora uma pergunta ao Mário Barros: qual o significado da frase "censura rulez in Meteopt" que aparece no fim dos seus posts? Li-a pela primeira vez ontem e pareceu-me estranha para um dos maiores contribuidores deste forum...
     

Partilhar esta Página