Super Lua de 19 Março 2011

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga


perigeu.gif


Mark your calendar. On March 19th, a full Moon of rare size and beauty will rise in the east at sunset. It's a super "perigee moon"--the biggest in almost 20 years.

"The last full Moon so big and close to Earth occurred in March of 1993," says Geoff Chester of the US Naval Observatory in Washington DC. "I'd say it's worth a look."

Full Moons vary in size because of the oval shape of the Moon's orbit. It is an ellipse with one side (perigee) about 50,000 km closer to Earth than the other (apogee): diagram. Nearby perigee moons are about 14% bigger and 30% brighter than lesser moons that occur on the apogee side of the Moon's orbit.

"The full Moon of March 19th occurs less than one hour away from perigee--a near-perfect coincidence1 that happens only 18 years or so," adds Chester.

A perigee full Moon brings with it extra-high "perigean tides," but this is nothing to worry about, according to NOAA. In most places, lunar gravity at perigee pulls tide waters only a few centimeters (an inch or so) higher than usual. Local geography can amplify the effect to about 15 centimeters (six inches)--not exactly a great flood.
Super Full Moon (moon illusion, 200px)
The Moon looks extra-big when it is beaming through foreground objects--a.k.a. "the Moon illusion."

Indeed, contrary to some reports circulating the Internet, perigee Moons do not trigger natural disasters. The "super moon" of March 1983, for instance, passed without incident. And an almost-super Moon in Dec. 2008 also proved harmless.

Okay, the Moon is 14% bigger than usual, but can you really tell the difference? It's tricky. There are no rulers floating in the sky to measure lunar diameters. Hanging high overhead with no reference points to provide a sense of scale, one full Moon can seem much like any other.

The best time to look is when the Moon is near the horizon. That is when illusion mixes with reality to produce a truly stunning view. For reasons not fully understood by astronomers or psychologists, low-hanging Moons look unnaturally large when they beam through trees, buildings and other foreground objects. On March 19th, why not let the "Moon illusion" amplify a full Moon that's extra-big to begin with? The swollen orb rising in the east at sunset may seem so nearby, you can almost reach out and touch it.

Don't bother. Even a super perigee Moon is still 356,577 km away. That is, it turns out, a distance of rare beauty.
http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2011/16mar_supermoon/
 
Editado por um moderador:


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Espero que as marés vivas do próximo dia 20 sirvam de demonstração prática da impossibilidade de povoamento permanente das ilhas barreira da Ria Formosa e a necessidade urgente demolições e renaturalização desta área do parque assim como de limpeza dos canais de navegação e reforço das actividades tradicionais da pesca e do sal - o que deveria ser o verdadeiro objectivo do programa Polis - em contraponto com os erros do passado na anarquia da ocupação espacial do turismo...

As horas a que se darão as marés serão um exercício importante para verificar as teorias do povoamento permanente das ilhas...

praiadefaro2.jpg
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Espero que as marés vivas do próximo dia 20 sirvam de demonstração prática da impossibilidade de povoamento permanente das ilhas barreira da Ria Formosa e a necessidade urgente demolições e renaturalização desta área do parque assim como de limpeza dos canais de navegação e reforço das actividades tradicionais da pesca e do sal - o que deveria ser o verdadeiro objectivo do programa Polis - em contraponto com os erros do passado na anarquia da ocupação espacial do turismo...

As horas a que se darão as marés serão um exercício importante para verificar as teorias do povoamento permanente das ilhas...


«Mosse, que o mar vai ficar fêto num cão...»
Se em ocasiões menos sérias já aconteceu o que aconteceu, imagino nesta...
Bom vamos ver...
Mas por mim as pessoas podiam sair da ilha e as casas podiam ser arrastadas.;)
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Satélite vai estar mais perto da Terra
Lua cheia de sábado será a maior em 18 anos

A lua cheia do próximo sábado será a maior das últimas duas décadas. A lua vai parecer invulgarmente maior porque vai ficar tão próxima da Terra como não acontecia há 18 anos, explicou à Lusa Rui Jorge Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

O fenómeno de aproximação da lua à Terra é designado perigeu (oposto ao apogeu, quando está mais afastada), explica-se por a órbita deste satélite não ser circular, mas elíptica, e não é invulgar, acontecendo todos os anos.
O que acontece de extraordinário este ano é explicado pelo astrónomo: "A forma da elipse, a excentricidade da elipse, varia periodicamente, às vezes é mais alongada, outras mais curta. Alguns dos perigeus que ocorrem sucessivamente são mais próximos do que outros".

"A coincidência é haver um perigeu desses muito próximos e que também coincide com a lua cheia, e isso dá uma lua maior do que o habitual", acrescentou.
Nelma Silva, do núcleo de divulgação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, especificou que este perigeu vai fazer com que a lua esteja a cerca de 356 mil quilómetros da Terra, enquanto que em média está à volta dos 360 mil quilómetros de distância.

Fonte:
Correio da Manhã
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
alguem me pode dizer entre que horas é que esta mais perto a lua, obrigado


Será às 19:10 de sábado, no ponto mais próximo desta órbita a Lua estará a 356.577 km da Terra e a lua cheia será às 18:11.

superlua.gif



Mas não esperes ver algo excepcional no céu, será uma bela Lua cheia, linda como todas as outras, esta talvez um pouco mais especial. Tem havido para aí muitas confusões na comunicação social, como dizerem que estará 14% maior e 30% mais brilhante, mas esses dados (que vem do artigo da NASA mais acima) são os dados da Lua cheia num perigeu (ponto mais próximo) em relação a uma lua cheia num apogeu (ponto mais afastado), e não em relação a uma Lua cheia, digamos, média.

perigeu.gif


Para pôr as coisas mais em perspectiva, o último perigeu foi no passado 19 de Fevereiro com a Lua a 358.246 km, ou seja, desta vez estará 1.669km mais próxima, o que corresponde para aí a apenas a 0,5% mais próxima em relação ao último perigeu do mês passado. Em relação à média dos perigeus, estará 6 mil kms mais próxima. Chama-se superlua apenas por o perigeu coincidir com a Lua cheia, completamente iluminada, e se reparares na tabela que coloquei, há apenas um intervalo de uma hora entre o pico da Lua cheia e o ponto mais próximo da Terra, o que é uma excelente coincidência astronómica. Este perigeu tem a particularidade de ser o perigeu mais próximo dos últimos anos, daí a curiosidade extra em termos astronómicos, mas a Lua lá continuará bem longe :)


Uma noção de escalas

luaw.gif





Exemplo da evolução da Lua entre apogeus e perigeus:

200pxlunarlibrationwith.gif




Com algumas notícias que tenho lido já estou a ver muita gente a olhar para o céu à espera de encontrar uma Lua extra gigante, mas vão desiludir-se se puserem a fasquia demasiado elevada :)
Será um belo evento astronómico, para contemplarmos a beleza do nosso satélite natural e esquecermos por alguns minutos a azáfama dos dias.

PS: Sobre a Lua e as tragédias, infelizmente nestas alturas aparecem sempre os profetas da desgraça, os chamados doomers. Já coloquei noutro tópico um post a desmontar essas teses. Para que o assunto morra definitivamente, basta explicar que quando ocorreu o sismo no Japão a Lua estava a 400 mil quilómetros da Terra, ou seja, mais longe do que a distância média da Terra à Lua. A quando do sismo no Japão a Lua estava mais próxima do apogeu (que foi a 6 de Março) do que deste perigeu. Os profetas da desgraça falham em coisas tão básicas e elementares como esta, acham que a Lua e a Terra nem se moveram numa semana. Já em 2004 com o sismo e tsunami da Ásia sucedeu o mesmo, surgiram estas relações absurdas, na altura foi ainda mais surreal, pois o sismo ocorreu quase em pleno apogeu.
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
pois vai ser uma grande desilusão para muita gente, eu ja disse a muita gente que não vai ser nada de extraordinário, mas há sempre aqueles .... eheheheh mas vou ver se tiro umas fotos por essa hora quando ainda esta baixa, consegue-se belos contrastes com montes ..... obrigado Vince pela informação :thumbsup: