Tecnologias inovadoras ou curiosas

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bem, pelo que li na página da Witricity, parece uma tecnologia muito interessante!!

Parece que não causa problemas de saúde... resta ver a questão da eficiência e como resolvem essa questão para aplicarem em larga escala este conceito (será interessante ver, por exemplo, o aparelho indutor/emissor ligado ao quadro de electricidade de uma casa e depois, no interior dessa casa, todos os aparelhos eléctricos (já com os receptores incorporados) não necessitarem de fios para se ligarem à corrente!!!:D:huh::confused: Claro que será um cenário para daqui a alguns anos...mas de acordo com o que eles dizem, viável!!)...

Parece-me que ainda vamos ouvir falar muito desta nova forma de electricidade!!
 


godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
Bom dia, eu adaptei uma câmara wairless a visão nocturna, processo que me correu ás 100 maravilhas, agora o problema é a iluminação por ledas infravermelhos isto é nenhuma câmara vê sem fonte de luz ela vê sim um espectro invisível a todos os seres vivos logo não incomoda em nada as suas actividades, mas passando á frente eu encontrei uma loja na net que vende leds infra-vermelhos mas tem de dois tipos uns a 25 cêntimos e outros a 1 euros e 8 cêntimos a duvida é: o que compensa mais compras 10 euros de leds normais o que dava 40 leds ou dos de alto brilho que dava só 9 leds?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Penso que não será assim.. a forma de iluminação dos LED é muito direccional, o que permite que ilumine apenas a área pretendida, ou seja apenas o chão, e não para cima ou lados como as vulgares lâmpadas de sódio utilizadas na iluminação pública. (Embora isto esteja muito dependente do tipo de candeeiros utilizados).


Não estava a colocar em questão a actividade direccional mas a faculdade atractiva que poderá ter.
De acordo com os artigos que postei, só com determinadas condições, é que tal ocorre.



O optar por sistemas de iluminação mais eficazes tem custos.. e esta é uma tecnologia relativamente recente e cara.

O custo inicial de compra é mais elevado, mas a curto/médio prazo, consoante o grau de investimento, haverão benefícios ambientais, funcionais e até económicos.





E neste caso em particular de eficiência, não posso deixar de referir uma campanha que decorreu no ano passado e novamente decorrerá este ano na Madeira realizado pela empresa de electricidade da Madeira (EEM): a compra de até 10 lâmpadas económicas a um custo reduzido.
A EEM distribui no ano passado 200 mil lâmpadas para residências, o que permitiu um consumo menor ao fim do ano de 15 GWh/hora (equivalente ao consumo do concelho de São Vicente).
Este ano pretende uma distribuição de 250 mil lâmpadas. mais infos http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=11&id=121381&sdata=2009-04-16

Outro projecto a decorrer no Porto Santo irá permitir que esta ilha em 2016 se torne auto-suficiente em electricidade recorrendo a energia renovável. http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=19451812&postcount=29


:thumbsup:



Bom dia, eu adaptei uma câmara wairless a visão nocturna, processo que me correu ás 100 maravilhas, agora o problema é a iluminação por ledas infravermelhos isto é nenhuma câmara vê sem fonte de luz ela vê sim um espectro invisível a todos os seres vivos logo não incomoda em nada as suas actividades, mas passando á frente eu encontrei uma loja na net que vende leds infra-vermelhos mas tem de dois tipos uns a 25 cêntimos e outros a 1 euros e 8 cêntimos a duvida é: o que compensa mais compras 10 euros de leds normais o que dava 40 leds ou dos de alto brilho que dava só 9 leds?

Depende das características de cada LED e o uso que lhes queres dar.
Se as mais baratas servem para o teu objectivo, não vejo porque não as comprar.
Eu, numa loja perto do Cais do Sodré, compro-as por menos de 25 cêntimos ( mas também não sei quais a que te referes...). Eu uso as que são usadas nos computadores ( ecran,teclado,etc...).
Em relação às mais caras, se forem da mesma intensidade e tamanho, só perguntando ao vendedor, porque razão são mais caras ( presumo que sejam ainda mais duradouras...).
Espero que tenha ajudado. :)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Os detritos cuja reciclagem tradicional é dificil estão a caminho de ser bastante uteis num futuro proximo....tal significaria a transformação das lixeiras em coisas como isto:
http://www.plasma-wr.com/

O método usado é baseado no aquecimento dos materiais a valores superiores a 10000º, por meio de jactos de plasma, tais temperaturas decompoem as moleculas gerando materiais inofensivos para o meio ambiente ou até mesmo bastante uteis para certas industrias...sendo que o processo de decomposição molecular é uma fonte energetica que poderá tornar as centrais não só autosuficientes como tambem com capacidade de fornecer energia extra para a rede publica..

http://en.wikipedia.org/wiki/Plasma_arc_waste_disposal

Uma optima tecnologia que pode ajudar a garantir o futuro sustentavel da humanidade, em equilibrio mais harmonico com o sistema global:)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Processo interessante mas...

Que energia alimentará o reactor para a decomposição dos diferentes materiais. 10 mil graus é um dispêndio energético significativo.

O processo garante que não há cinza mas de certeza que haverá escória, material não aproveitável incluindo metais pesados. E que fazer a esses materiais?
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A memória tal como outras coisas, degrada-se e "morre". A tua musica, os teus documentos, os teus ficheiros, o teu computador. Ninguém espera que a memória funcione para sempre mas... e se isso fosse possível? A Hitachi anunciou ter desenvolvido um novo tipo de quartzo capaz de armazenar dados para sempre.

Os CD's e os discos rígidos só podem durar algumas décadas ou eventualmente um século mas este novo tipo de quartzo pode resistir a temperaturas e condições tão hostis sem se degradar, praticamente para sempre. Como funciona? Os dados são armazenados na forma binária através de um sistema de pontos dentro de uma pequena camada de quartzo. Os dados são depois lidos com um normal microscópio.

«O protótipo de armazenamento tem 2 centímetros quadrados e apenas 2 milímetros de espessura feito a partir de quartzo, um material estável e altamente resiliente, usado para fabricar lasers e outros instrumentos de laboratório.

O chip, resistente a vários químicos e ondas rádio, pode ser exposto directamente a chamas e a altas temperaturas da ordem de 1000ºC por pelo menos 2 horas sem sofrer danos.»

Actualmente, o material - que também é à prova de água - contém 4 camadas de pontos que podem agrupar 40 megabytes por cada polegada (aproximadamente a mesma densidade de um vulgar CD) mas os investigadores acreditam que podem conseguir adicionar mais camadas. Armazenamento em quartzo. Surpreendente como é que um material tão frágil pode tornar-se no mais resistente no armazenamento de dados.

originalz.png


http://gizmodo.com/5946110/this-piece-of-glass-can-store-data-forever
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Menos de um ano após ter recebido a autorização para implantar comboios MagLev, a JR Tokai (Companhia Nacional de Comboios do Japão) apresentou o seu protótipo Série L0 que promete colocar os "velhos" comboios bala (os Shinkansen) a comer pó. Desenhado para atrelar até 16 carruagens (1000 passageiros) este comboio super rápido pode viajar a 500Km/h.

http://english.jr-central.co.jp/company/ir/annualreport/_pdf/annualreport2012-05.pdf

shinkansen.jpg


Até agora os japoneses demoravam entre Nagoia (9 milhões de habitantes) e Tóquio (15 milhões de habitantes) - 260Km - cerca de 90 minutos, mas este novo comboio promete reduzir o tempo para apenas 40 minutos. Anunciado há 5 anos atrás, o projecto tinha vindo a ser adiado para estudar a inclusão da extensão da linha MagLev até Osaca (9 milhões de habitantes) - mais 40Km - e terá um custo global de 86 mil milhões de euros.

Mas fazer as malas e experimentar o novo Shinkansen está fora de questão. A ligação até Nagoia só estará disponível em 2027. A extensão até Osaca em 2045.

Quem quiser pode ir até à China experimentar o Xangai Transrapid que liga o aeroporto até ao centro da cidade a uns 500Km/h. Os chineses estão a planear um novo tipo de MagLev de formato tubular capaz de acelerar até aos 1000Km/h.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não sendo estruturas maciças... ocas por dentro até que nem seria muita. Se fossem completas por dentro pesariam 20x mais. O chão ficava deformado.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Esta noticia saiu hoje, anda a circular na net, pensei em partilhar aqui, belo projecto.
Faço ideia o poder das inversões. :cold:


Rjukan, Norway, Uses Three Giant Mirrors To Direct Sunlight Onto Light Deprived Town Square

A Norwegian town deprived of sunlight because the shadows of surrounding mountains has erected giant mirrors to bathe its residents in glorious rays.

Rjukan, 100 miles west of the capital, Oslo, is home to 3,500 people all presumably suffering from seasonal affective disorder.

But now three giant mirrors - called heliostats - reflect a beam of light onto the town's square giving the illusion of a second sun.

2wf1j5l.jpg


People gather in the Rjukan town square to experience the new light​

Karin Roe, head of the town's tourist office, said: "We think it will mean more activities in town, especially in autumn and wintertime.

"People will be out more," reports the Telegraph.

The idea is not a new one - 100 years ago an industrialist in the town, Sam Eyde, suggested the very same idea.

But technology wasn't advanced enough to carry out the work until recently.

2lm70a8.jpg

The three mirrors​

Artist, Martin Andersen, drew up the plans and obtained five million Norwegian Kroner (£523,400) to make the idea a reality.

Anderson said: "It sounds like something from a Donald Duck cartoon, it is pretty crazy," reports the Times.

"There are three heliostats that have been installed to bring sunlight to the town square as a kind of health project to promote the well-being of people living in the shade."

Previously, residents had to go up the mountain in a specially built cable car in order to see sunlight in the darker months.

Alguma fotos:

23if18n.jpg

2mdq5b8.jpg

2mc83eq.jpg


Estive a ver o relevo do local no Google Earh, impressiona, com uma "parede" destas exposta a Norte, é normal que a cidade seja bastante sombria.

2db12f8.jpg