Telescópio

rodericus

Cirrus
Registo
21 Out 2008
Mensagens
7
Local
Marco de Canaveses
Que telescópio (spotting scope) me recomendam para acoplar numa nikon D60 ?

Orion Terra 18-36x60mm WP Zoom
Orion GoScope 350

Ou estes dois( mas já saem fora do orçamento)…
Orion Dakota 20-60x62 Zoom
Orion Arcadia 20-60x78mm Zoom
Mas estou mais inclinado para os dois primeiros pelo preço….

Todos de encontram em http://www.gem51.com/
Obrigado.
 


*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
No meu tempo :D tinha que se resolver primeiro o problema de acopolar a máquina a um telescópio...

4 tipos de obter uma foto:
- no foco primário (usando como única objectiva a do telescópio)
- ampliação "afocal" (ocular do telescópio mais objectiva da câmara)
- ampliação com ocular (sem a objectiva da câmara)
- ampliação "negativa" (com a lente de barlow, mas sem ocular do telescópio nem objectiva da câmara)

Há uma peça que é chamada de "anel de ligação" que serve para unir a máquina ao corpo do telescópio...
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Que telescópio (spotting scope) me recomendam para acoplar numa nikon D60 ?

Orion Terra 18-36x60mm WP Zoom
Orion GoScope 350

Ou estes dois( mas já saem fora do orçamento)…
Orion Dakota 20-60x62 Zoom
Orion Arcadia 20-60x78mm Zoom
Mas estou mais inclinado para os dois primeiros pelo preço….

Todos de encontram em http://www.gem51.com/
Obrigado.

Tens de ter em consideração que os refractores que mencionas não são corrigidos ao nível da aberração cromática.
A aberração acromática resulta essencialmente do facto de a lente simples se comportar como um prisma, decompondo a luz branca nas suas cores componentes,as cores do arco-íris. Originando deficiências (aberrações) na imagem final, tirando a nitidez e contraste á imagem.
Este tipo de equipamentos são os refractores acromáticos, são os mais comuns pelo preço relativamente baixo.
Dentro deste tipo há um equipamento a ter em atenção: ShorTube 80

- www.gem51.com
- www.bs-astro.com

Nas duas lojas o cod de pesquisa é o 9948. São a ter em consideração pela relação qualidade/preço.

Quanto aos Zoom, sou um pouco contra este tipo de sistema, torna as imagens mais escuras (é a minha opinião ;) ).

Quanto ao adaptador para a Nikon D60, se o focador tiver rosca T macho na ponta, com cerca de 20€ fazes a festa, se não tiver +/- 35€.
Boas compras:thumbsup:
 

rodericus

Cirrus
Registo
21 Out 2008
Mensagens
7
Local
Marco de Canaveses
Obrigado pela explicação jpmartins.
Podes me dizer se no Orion ShortTube 80mm a distancia focal é de 400mm.
Esta distancia é igual á distancia medida pelas objectivas de uma câmara fotográfica ou o zoom é diferente?
Obrigado.
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Obrigado pela explicação jpmartins.
Podes me dizer se no Orion ShortTube 80mm a distancia focal é de 400mm.
Esta distancia é igual á distancia medida pelas objectivas de uma câmara fotográfica ou o zoom é diferente?
Obrigado.

Sim a distância de focal é de 400mm no ShortTube.
Podes trabalhar o zoom usando um adaptador (telextensor) que permite usar uma ocular no seu interior. O telextensor vai fazer ligação entre o telescópio e o adaptador para a D60. Este adaptador permite usar oculares de diferentes distâncias focais, e variar assim o zoom. Oculares zoom :confused: não vou muito com elas:D
Não sei se me fiz entender.
 

rodericus

Cirrus
Registo
21 Out 2008
Mensagens
7
Local
Marco de Canaveses
Sim a distância de focal é de 400mm no ShortTube.
Podes trabalhar o zoom usando um adaptador (telextensor) que permite usar uma ocular no seu interior. O telextensor vai fazer ligação entre o telescópio e o adaptador para a D60. Este adaptador permite usar oculares de diferentes distâncias focais, e variar assim o zoom. Oculares zoom :confused: não vou muito com elas:D
Não sei se me fiz entender.




Mas o zoom de um telescopia é igual as objectivas de uma câmaras fotográfica?
Por exemplo numa objectiva som o máximo de 300mm o zoom não é grande coisa...
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Sim, por isso é que falei no telextensor. Se tiveres um refractor de 400mm e usares uma ocular de 10 mm, ficas logo com uma ampliação de 40x. Mas se queres "poder de ampliação" :D neste caso recomendo um catadrióptico, do tipo C90 Mak com 1200 mm de distância focal.
Há duas situações a ponderar, refractores com grande distância focal, são equipamentos grandes e pesados, o que os torna pouco práticos para a observação terrestre e necessitam de bons tripés. A segunda situação é que para conciliares equipamentos de grande focal e compactos, os preços sobem bastante que são o caso então dos catadriópticos.
 

rodericus

Cirrus
Registo
21 Out 2008
Mensagens
7
Local
Marco de Canaveses
Sim, por isso é que falei no telextensor. Se tiveres um refractor de 400mm e usares uma ocular de 10 mm, ficas logo com uma ampliação de 40x. Mas se queres "poder de ampliação" :D neste caso recomendo um catadrióptico, do tipo C90 Mak com 1200 mm de distância focal.
Há duas situações a ponderar, refractores com grande distância focal, são equipamentos grandes e pesados, o que os torna pouco práticos para a observação terrestre e necessitam de bons tripés. A segunda situação é que para conciliares equipamentos de grande focal e compactos, os preços sobem bastante que são o caso então dos catadriópticos.

Orion Terra 18-36x60mm WP Zoom
Mas este nao diz qual a distancia focal, como sei qual é o seu zoom?
http://www.gem51.com/verproduto.php?id=1469&fam1=6&fam2=61
 

rodericus

Cirrus
Registo
21 Out 2008
Mensagens
7
Local
Marco de Canaveses
Sim, por isso é que falei no telextensor. Se tiveres um refractor de 400mm e usares uma ocular de 10 mm, ficas logo com uma ampliação de 40x. Mas se queres "poder de ampliação" :D neste caso recomendo um catadrióptico, do tipo C90 Mak com 1200 mm de distância focal.
Há duas situações a ponderar, refractores com grande distância focal, são equipamentos grandes e pesados, o que os torna pouco práticos para a observação terrestre e necessitam de bons tripés. A segunda situação é que para conciliares equipamentos de grande focal e compactos, os preços sobem bastante que são o caso então dos catadriópticos.



Entao com uma ocular de 10 mm a ampliacao é de 40 x 440mm?