Temperatura da água do mar - Costa Atlântica

• Thread starter Thread starter LUPER
  • Data de início Data de início
]ToRnAdO[;8297 disse:
Eu que tenho o prazer de viver perto da praia...20m, th um termometro de agua em que fiz a medição as 14h...apontava 24,8Cº

Pela minha experiencia com fonte do mapa de temperaturas maritimas do IM e pela entrada do levante (correntes quentes) a temperatura media de agua amanha sao 27 graus para aki nesta zona (baia de Monte Gordo), se observares bem a mancha vermelha do mapa podes determinar uma media de 26 a a 28Cº de agua pa esta zona de Portugal.

Com esta temperatura e instabiliade do mar o swell aponta tambem, ondulaçao moderada de 1,5m a 2m!!

Sempre que á levante a agua aquece e a temperatura sobe em todo o Portugal continental por isso este calor que se faz sentir!!

O que é o levante e onde nasce??? Fica esta pergunta no ar!!!

Convenci-te?

Apesar de não morar no Algarve, sou algarvio. Conheço bem essa zona e em especial a diferença de temperaturas de água do mar. ;)

Entao ja somos dois Algarvios...
Apesar de ter vivido na Amadora bastantes anos...

Mas não respondeste as minhas questoes nem disseste nada de construtivo para pudermos partilhar ideias e desenvolvermos a questao das aguas quentes que vem a caminho...muitos algarvios 95% deles sabem quando o levante chega ou quando se instala, mas nao sabem de onde vem e porque vem!!
Misterio do Levante (é a unica coisa que me falta descobrir) como é que o estreito de Gibraltar consegue produzir tal swell???

]ToRnAdO[;8301 disse:
Entao ja somos dois Algarvios...
Apesar de ter vivido na Amadora bastantes anos...

Mas não respondeste as minhas questoes nem disseste nada de construtivo para pudermos partilhar ideias e desenvolvermos a questao das aguas quentes que vem a caminho...muitos algarvios 95% deles sabem quando o levante chega ou quando se instala, mas nao sabem de onde vem e porque vem!!
Outro misterio do Levante (é a unica coisa que me falta descobrir) como é que o estreito de Gibraltar consegue produzir tal swell???

Não te sei responder a tal pergunta, infelizmente.
:(

Levante: Vento nascido a norte de Barcelona que percorre o sul de Espanha ate Portugal.Á medida que roda para sul, cria assim na zona de Sevilha um foco de muito calor que tende a dirigir-se para oeste, morrendo na costa ocidental de Portugal.
Este vento é periodico, existindo em media 1 a 2 vezes por mês.
Este vento é moderado a forte na zona de nascença provocando um swell na zona do estreito de Gibralta que se propaga pelo Sul de Portugal e norte de Africa.Isto na temporada quente.

A temperatura em Portugal é condicionada por este vento, sendo assim os valores maximos e minimos serem demasiados altos!! A media de duraçao do vento é de 3 a 4 dias. Quando anormal, 5 a 8 dias...

No mar, as alteraçoes na costa sul são notorias, tanto na corrente de Sul ou Sueste. o mar emite uma ondulaçao de 1m a 2m!!
Na costa ocidental reflete-se apenas com um mar calmo (glass ou flat)
As temperaturas sao igualmente altas e um calor muito seco, nessas zonas (ex:Lisboa).

É esta a definiçao de levante e as modificaçoes ou impacto que tem no dia a dia!!!

Apenas por descobrir o porque em Sevilha se forma um grande foco de calor??devido a esse vento.

Gostava de saber se alguem tem a o mapa de profundidade do golfo de cadiz!!

O golfo de cadiz apresenta uma temperatura normal para a época sendo de 26,6Cº a temp. da agua aki em VRSA!!!

]ToRnAdO[;8541 disse:
Gostava de saber se alguem tem a o mapa de profundidade do golfo de cadiz!!

O golfo de cadiz apresenta uma temperatura normal para a época sendo de 26,6Cº a temp. da agua aki em VRSA!!!

Boas Tornado!

Só disponho desta referência

http://rapidfire.sci.gsfc.nasa.gov/subsets/?Spain/2006247/Spain.2006247.aqua.lst

De resto tentei ver mais, mas nada só encontrei alguma informação ao nível de projectos de acompanhamento

http://www.ghrsst-pp.org/
http://www.medspiration.org/

Segundo o IM a Madeira terá temp. da água do mar nos 25ºC nos próximos dias, penso que está um pouco acima do normal, atendendo que recebemos a corrente fria que desce até às Canárias. Não sei se será uma consequência do enfraquecimento da Corrente do Golfo...:)

O giro subtropical está cada vez mais forte e provoca acumulação de águas quentes no Atlantico Central, e que por sua vez diminui o ramal do Atlantico Norte. Presumo que cada vez mais será visivel a corrente fria das Cánárias, será como que uma "corrente do Labrador":rolleyes:

Os sinais estão bem evidentes nas temperaturas das águas dos Açores e Madeira

O giro subtropical está cada vez mais forte e provoca acumulação de águas quentes no Atlantico Central, e que por sua vez diminui o ramal do Atlantico Norte. Presumo que cada vez mais será visivel a corrente fria das Cánárias, será como que uma "corrente do Labrador":rolleyes:

Os sinais estão bem evidentes nas temperaturas das águas dos Açores e Madeira

Não sei se chegará a tanto, mas a acontecer o Norte da Europa deixaria de ver temperaturas tãos amenas...:cold:
Quais são os dados de temperatura dessas latitudes como por ex. Noruega, tem aumentado ou diminuido? Talvez lá por ser o extremo desta corrente se confirme maiores diferenças e possiveis alterações, digo eu...:rolleyes:

RECEBI UMA CHAMADA DE ULTIMA HORA DA CAPITANIA DE VRSA A DIZER A TEMP.AGUA.
26.1cº as 16h da tarde
Neste momento estao 24.0Cº

PREOCUPANTE!!
COM ESTA ME VOU!!ATE LOGO A NOITE--->>TIREM AS VOSSAS CONCLUSOES:shocking: