Temperatura da água do mar - Costa Atlântica

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
]ToRnAdO[;8297 disse:
Eu que tenho o prazer de viver perto da praia...20m, th um termometro de agua em que fiz a medição as 14h...apontava 24,8Cº

Pela minha experiencia com fonte do mapa de temperaturas maritimas do IM e pela entrada do levante (correntes quentes) a temperatura media de agua amanha sao 27 graus para aki nesta zona (baia de Monte Gordo), se observares bem a mancha vermelha do mapa podes determinar uma media de 26 a a 28Cº de agua pa esta zona de Portugal.

Com esta temperatura e instabiliade do mar o swell aponta tambem, ondulaçao moderada de 1,5m a 2m!!

Sempre que á levante a agua aquece e a temperatura sobe em todo o Portugal continental por isso este calor que se faz sentir!!

O que é o levante e onde nasce??? Fica esta pergunta no ar!!!

Convenci-te?

Apesar de não morar no Algarve, sou algarvio. Conheço bem essa zona e em especial a diferença de temperaturas de água do mar. ;)
 


]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Entao ja somos dois Algarvios...
Apesar de ter vivido na Amadora bastantes anos...

Mas não respondeste as minhas questoes nem disseste nada de construtivo para pudermos partilhar ideias e desenvolvermos a questao das aguas quentes que vem a caminho...muitos algarvios 95% deles sabem quando o levante chega ou quando se instala, mas nao sabem de onde vem e porque vem!!
Misterio do Levante (é a unica coisa que me falta descobrir) como é que o estreito de Gibraltar consegue produzir tal swell???
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
]ToRnAdO[;8301 disse:
Entao ja somos dois Algarvios...
Apesar de ter vivido na Amadora bastantes anos...

Mas não respondeste as minhas questoes nem disseste nada de construtivo para pudermos partilhar ideias e desenvolvermos a questao das aguas quentes que vem a caminho...muitos algarvios 95% deles sabem quando o levante chega ou quando se instala, mas nao sabem de onde vem e porque vem!!
Outro misterio do Levante (é a unica coisa que me falta descobrir) como é que o estreito de Gibraltar consegue produzir tal swell???

Não te sei responder a tal pergunta, infelizmente.
:(
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Levante: Vento nascido a norte de Barcelona que percorre o sul de Espanha ate Portugal.Á medida que roda para sul, cria assim na zona de Sevilha um foco de muito calor que tende a dirigir-se para oeste, morrendo na costa ocidental de Portugal.
Este vento é periodico, existindo em media 1 a 2 vezes por mês.
Este vento é moderado a forte na zona de nascença provocando um swell na zona do estreito de Gibralta que se propaga pelo Sul de Portugal e norte de Africa.Isto na temporada quente.

A temperatura em Portugal é condicionada por este vento, sendo assim os valores maximos e minimos serem demasiados altos!! A media de duraçao do vento é de 3 a 4 dias. Quando anormal, 5 a 8 dias...

No mar, as alteraçoes na costa sul são notorias, tanto na corrente de Sul ou Sueste. o mar emite uma ondulaçao de 1m a 2m!!
Na costa ocidental reflete-se apenas com um mar calmo (glass ou flat)
As temperaturas sao igualmente altas e um calor muito seco, nessas zonas (ex:Lisboa).

É esta a definiçao de levante e as modificaçoes ou impacto que tem no dia a dia!!!

Apenas por descobrir o porque em Sevilha se forma um grande foco de calor??devido a esse vento.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Gostava de saber se alguem tem a o mapa de profundidade do golfo de cadiz!!

O golfo de cadiz apresenta uma temperatura normal para a época sendo de 26,6Cº a temp. da agua aki em VRSA!!!
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
]ToRnAdO[;8541 disse:
Gostava de saber se alguem tem a o mapa de profundidade do golfo de cadiz!!

O golfo de cadiz apresenta uma temperatura normal para a época sendo de 26,6Cº a temp. da agua aki em VRSA!!!

Boas Tornado!

Só disponho desta referência

http://rapidfire.sci.gsfc.nasa.gov/subsets/?Spain/2006247/Spain.2006247.aqua.lst

De resto tentei ver mais, mas nada só encontrei alguma informação ao nível de projectos de acompanhamento

http://www.ghrsst-pp.org/
http://www.medspiration.org/
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Segundo o IM a Madeira terá temp. da água do mar nos 25ºC nos próximos dias, penso que está um pouco acima do normal, atendendo que recebemos a corrente fria que desce até às Canárias. Não sei se será uma consequência do enfraquecimento da Corrente do Golfo...:)


O giro subtropical está cada vez mais forte e provoca acumulação de águas quentes no Atlantico Central, e que por sua vez diminui o ramal do Atlantico Norte. Presumo que cada vez mais será visivel a corrente fria das Cánárias, será como que uma "corrente do Labrador":rolleyes:

Os sinais estão bem evidentes nas temperaturas das águas dos Açores e Madeira
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
O giro subtropical está cada vez mais forte e provoca acumulação de águas quentes no Atlantico Central, e que por sua vez diminui o ramal do Atlantico Norte. Presumo que cada vez mais será visivel a corrente fria das Cánárias, será como que uma "corrente do Labrador":rolleyes:

Os sinais estão bem evidentes nas temperaturas das águas dos Açores e Madeira

Não sei se chegará a tanto, mas a acontecer o Norte da Europa deixaria de ver temperaturas tãos amenas...:cold:
Quais são os dados de temperatura dessas latitudes como por ex. Noruega, tem aumentado ou diminuido? Talvez lá por ser o extremo desta corrente se confirme maiores diferenças e possiveis alterações, digo eu...:rolleyes:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
RECEBI UMA CHAMADA DE ULTIMA HORA DA CAPITANIA DE VRSA A DIZER A TEMP.AGUA.
26.1cº as 16h da tarde
Neste momento estao 24.0Cº

PREOCUPANTE!!
COM ESTA ME VOU!!ATE LOGO A NOITE--->>TIREM AS VOSSAS CONCLUSOES:shocking: