Temperatura da água do mar - Costa Atlântica

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Ola a todos de novo, ca estou eu de novo e desta vez para alertar para a temperatura da água do mar na nossa costa atlântica. Caso ainda não se tenham apercebido os 16º previstos para hoje, são muito baixos para a epoca do ano. Deixo aqui uma noticia sobre este fenomeno que mais uma vez, é na minha opnião, provocado pela famosa quebra da corrente do golfo.:eek: :cold:

http://www.elpais.es/articulo/socie.../espanolas/elpporsoc/20060815elpepisoc_4/Tes/


E ainda dizem que o aquecimento global está ai......:shocking:
 


tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
Bons olhos te vejam Luper :cool:

De facto, julgo que é óbvio dizer que a temperatura da água do mar está relativamente baixa no Norte, já uns dias tenho também estado a reparar nisso (pelo menos nos últimos 7 ou 8 dias, tem andado por volta dos 16ºC).

Ainda assim, penso que é necessário alguma cautela (até para evitar optimismos exagerados :D ) ao interpretar apenas este dado, já que, por exemplo, a temperatura da água do mar, por exemplo, no Algarve está relativamente normal para a altura do ano (22ºC). Também a água do Mediterrâneo tem estado mais quente do que o normal, apesar de, pensar que a Corrente do Golfo terá menor impacto no Mediterrâneo do que na Costa Ocidental.

Já agora, há uns tempos houve alguns posts onde se discutiu as variações da temperatura da água do mar, infelizmente não sei onde isso foi parar, seria interessante retomar essa discussão.

De qualquer das formas, é certamente um bom sinal. Vamos a ver se o Inverno concretiza as nossas nevadas expectativas. ;)
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Bons olhos te vejam Luper :cool:

De facto, julgo que é óbvio dizer que a temperatura da água do mar está relativamente baixa no Norte, já uns dias tenho também estado a reparar nisso (pelo menos nos últimos 7 ou 8 dias, tem andado por volta dos 16ºC).

Ainda assim, penso que é necessário alguma cautela (até para evitar optimismos exagerados :D ) ao interpretar apenas este dado, já que, por exemplo, a temperatura da água do mar, por exemplo, no Algarve está relativamente normal para a altura do ano (22ºC). Também a água do Mediterrâneo tem estado mais quente do que o normal, apesar de, pensar que a Corrente do Golfo terá menor impacto no Mediterrâneo do que na Costa Ocidental.

Já agora, há uns tempos houve alguns posts onde se discutiu as variações da temperatura da água do mar, infelizmente não sei onde isso foi parar, seria interessante retomar essa discussão.

De qualquer das formas, é certamente um bom sinal. Vamos a ver se o Inverno concretiza as nossas nevadas expectativas. ;)


Apesar de não escrever com aquela assuduidade invernal :D , continuo o "estudo" da corrento do golfo. Neste momento a mesma encontra-se num estado muito debilitado. Observem a língua de água quente que se estende no atlantico central e que faz com que nos Açores existam temperaturas a norte de 19º e a sul 24º, sim 24º, isso mesmo. Meus amigos os a
Açores nunca fizeram "concorrência" ao Algarve, no que diz respeito à temperatura da água do mar.

Reparem na sequência das imagens da corrente, nos ultimos 4 anos é simplesmente :surprise: (eu sei que 4 anos é muito pouco tempo), mas e se este ano se repetir por 2x o sucedido no passado dia 29/01/06?:shocking: :w00t: :cold:

http://rads.tudelft.nl/gulfstream/gif/gulf_060809_vel.gif
http://rads.tudelft.nl/gulfstream/gif/gulf_050809_vel.gif
http://rads.tudelft.nl/gulfstream/gif/gulf_040809_vel.gif
http://rads.tudelft.nl/gulfstream/gif/gulf_030809_vel.gif


:rolleyes:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Bem-vindo LUPER! está a chegar o Outono e a ibernação acabou;) :D

No que toca ás anomalias do Atl. Norte elças são cada vez maior e , já repararm na anomalia d costa NE USA e Canadá parece que a corrente do Lavarador desapareceu e a do golfo foi desviada para lá...:D :confused: :confused:
Ela já esteve muito maio, i.e. anomalia positiva e reparem tb que existe uma anomalia muito positiva en todo o Ártico.

http://www.osdpd.noaa.gov/PSB/EPS/SST/data/anomnight.8.15.2006.gif
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Como tem estado o campo do vento la para o Norte??

Pode ser apenas upwelling, o que faz com que as aguas fiquem mais frias...
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Como tem estado o campo do vento la para o Norte??

Pode ser apenas upwelling, o que faz com que as aguas fiquem mais frias...


Sim Alex tens razão também contribui para o arrefecimento das superfície do mar. :thumbsup:
Tem estado de W estes dois últimos dias, mas esteve maioritariamente (com excepção de um dia ou outro) Nortada e aí o efeito de 90º em relação à ondulação e vento é perfeita para que as águas em profundidade tragam a sua frescura e alimento;)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Em pesquisa pelo site do INM, descobro que a temperatura mais baixa registada em Portugal na costa foi de 10ºC. Pelo que vimos o ano passado estivemos sempre perto de este valor durante grande parte do ano.

A temperatura média em Agosto para a zona de Leixões é de 15,5º. Parece portanto que estamos na média, talvez um pouco por baixo. O valor mais baixo registado em Agosto foi de 13,3. Será que ainda vamos tentar bater esse valor?:)

Aqui fica o link para a publicação de onde retirei os valores:
https://web.meteo.pt/resources/im/pdfs/mari_rc_00_00_II.pdf :thumbsup:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Completamente...com tendencia para aumentar...o mediterraneo esta super quente, e o golfo de cadiz para os proximos dias tambem tem essa tendencia;

Previsão para Amanha: V.R.S.A ---> 27Cº
Faro------->24Cº
Sagres----->21Cº a 22Cº

Levante Power!!! Ondulação 1,5m , bom para quem faz surf ou bodyboard que é o meu caso!!!

Praia Ponta da Areia (V.R.S.A) Bom spot de Bodyboard...Ondas Tubulares e agua calida e clima quentissimo e humido(o que faz sufucar):hehe: :hehe:

Sugestao: Tema: Acontecimentos Tropicais em Portugal....
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
]ToRnAdO[;8290 disse:
Completamente...com tendencia para aumentar...o mediterraneo esta super quente, e o golfo de cadiz para os proximos dias tambem tem essa tendencia;

Previsão para Amanha: V.R.S.A ---> 27Cº
Faro------->24Cº
Sagres----->21Cº a 22Cº

Levante Power!!! Ondulação 1,5m , bom para quem faz surf ou bodyboard que é o meu caso!!!

Praia Ponta da Areia (V.R.S.A) Bom spot de Bodyboard...Ondas Tubulares e agua calida e clima quentissimo e humido(o que faz sufucar):hehe: :hehe:

Sugestao: Tema: Acontecimentos Tropicais em Portugal....

Onde vais buscar essas tempoeraturas de água do mar? É que 27 é o que tens nas baleares.....:w00t:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Eu que tenho o prazer de viver perto da praia...20m, th um termometro de agua em que fiz a medição as 14h...apontava 24,8Cº

Pela minha experiencia com fonte do mapa de temperaturas maritimas do IM e pela entrada do levante (correntes quentes) a temperatura media de agua amanha sao 27 graus para aki nesta zona (baia de Monte Gordo), se observares bem a mancha vermelha do mapa podes determinar uma media de 26 a a 28Cº de agua pa esta zona de Portugal.

Com esta temperatura e instabiliade do mar o swell aponta tambem, ondulaçao moderada de 1,5m a 2m!!

Sempre que á levante a agua aquece e a temperatura sobe em todo o Portugal continental por isso este calor que se faz sentir!!

O que é o levante e onde nasce??? Fica esta pergunta no ar!!!

Convenci-te?