Temperaturas mínimas em súbida acentuada - mito ou realidade?

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
Bem, depois deste fim de semana terem andado por valores que julgava impensáveis nesta zona norte do País durante o mês de Maio, decidi lançar mão à obra e fazer uma rápida análise do nº de dias com temperatura mínima igual ou superior a 20ºC na estação de Pedras Rubras. Estes dados são extraídos a partir apenas de uma observação dos gráficos do weatheronline, portanto posso errar quando o valor se encontra muito próximo dos 20ºC :(

Aqui vão os resultados:

1982: 4 - valor mais elevado: próximo dos 22ºC (com série de 3 dias consecutivos)
1983: 4 - valor mais elevado: próximo dos 22ºC
1984: 1 - valor mais elevado: próximo dos 21ºC
1985: 3 - valor mais elevado: próximo dos 22ºC (de destacar uma mínima de 21ºC no dia 2 de Dezembro) :shocking:
1986: 0 :confused:
1987: 2 - valor mais elevado: próximo dos 23ºC
1988: 0 :confused:
1989: 6 - valor mais elevado: próximo dos 21ºC (com 2 séries de 2 dias consecutivos)
1990: 7 - valor mais elevado: próximo dos 23ºC
1991: 1 - valor mais elevado: próximo dos 21ºC
1992: 1 - valor mais elevado: próximo dos 20ºC
1993: 3 - valor mais elevado: próximo dos 24ºC (com série de 2 dias consecutivos)
1994: 2 - valor mais elevado: próximo dos 26ºC
1995: 1 - valor mais elevado: próximo dos 20ºC
1996: O weather online não apresenta dados desde Janeiro até final de Agosto :rolleyes:
1997: 2 - valor mais elevado: próximo dos 22ºC
1998: 2 - valor mais elevado: próximo dos 23.5ºC
1999: 1 - valor mais elevado: próximo dos 24ºC
2000: 4 - valor mais elevado: próximo dos 22ºC (com série de 2 dias consecutivos)
2001: 2 - valor mais elevado: próximo dos 20.5ºC
2002: 1 - valor mais elevado: 21.9C (registado no dia 20 de Outubro, com a curiosidade de a máxima ter sido apenas 0.6ºC mais elevada)
2003: 9 - valor mais elevado: 26.9ºC (registado no dia 20 de Junho, ocorreram ainda 3 séries de 2 dias consecutivos)
2004: 4 - valor mais elevado: 22.3ºC (registado no dia 23 de Setembro)
2005: 9 - valor mais elevado: 24.6ºC (registado no dia 8 de Junho, ocorreram ainda 2 séries de 3 dias consecutivos e 1 série de 2 dias consecutivos)
2006: 1 - valor mais elevado: 23.5ºC (registado no dia 29 de Maio)

Parece que realmente nos últimos anos para uma tendência para o aumento quer do nº de dias acima de 20ºC (as chamadas noites tropicais). Pode ser apenas temporário como a sequência de 1989-1990, mas parece-me que infelizmente desta vez é para ficar. :(

Seria interessante ouvir as vossas opiniões sobre esta tema ;)
 


dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Boas!!

Tá provado com analise em séries longas de temperatura máxima e minima, que nos últimos anos a tendência de aumento da temperatura minima é maior do que da temperatura máxima!!

Por exemplo para Lisboa a tendência da Tmin foi de +0.59ºC/Dec, desde os anos 80, enquanto a Tmax foi de +0.29ºC/Dec.

No Porto a tendência da Tmin foi de +0.56ºC/Dec e a Tmax de +0.4/Dec.


Quem quiser saber mais informações sobre o tema, ler : http://www.siam.fc.ul.pt/SIAM_Book/2_ClimateScenarios.pdf

(já agora, isto devia estar na climatologia)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Em Bragança, nos últimos 5 anos, o mês de Maio apresentou quase sempre uma anomalia positiva, tanto na máxima como na mínima. Mas a anomalia foi bem mais elevada na temperatura máxima.

0006ay7f


00069q9h
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
dj_alex disse:
Boas!!

Tá provado com analise em séries longas de temperatura máxima e minima, que nos últimos anos a tendência de aumento da temperatura minima é maior do que da temperatura máxima!!

Por exemplo para Lisboa a tendência da Tmin foi de +0.59ºC/Dec, desde os anos 80, enquanto a Tmax foi de +0.29ºC/Dec.

No Porto a tendência da Tmin foi de +0.56ºC/Dec e a Tmax de +0.4/Dec.


Quem quiser saber mais informações sobre o tema, ler : http://www.siam.fc.ul.pt/SIAM_Book/2_ClimateScenarios.pdf

(já agora, isto devia estar na climatologia)

Bem o projecto do Corte Real dá-me vontade de rir...

pq se verificarmos registos do sec. 19 verificamos que exitiu um periodo muito quente.... na minha opinião não passam de ciclos e acho demagogo pensar num Portugal a 100 anos todo inundado...
O que me preocupa mais são as temperaturas máximas pq esrtas é que são o perigo e considerado risco natural e para a saúde pública!
Boa análise DAN!:)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
dj_alex disse:
E em termos anuais DAN???

Em termos anuais observam-se comportamentos muito diversos. Os meses com maior anomalia positiva correspondem à Primavera e Verão, destacando-se bastante o mês de Junho.
Estas anomalias são feitas com base na normal de 1961-1990.
Para os meses de Junho, Julho e Agosto só tenho dados até 2005.

0006c231


Depois coloco as anomalias da temperatura máxima e da mínima.
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Seringador disse:
Bem o projecto do Corte Real dá-me vontade de rir...

pq se verificarmos registos do sec. 19 verificamos que exitiu um periodo muito quente.... na minha opinião não passam de ciclos e acho demagogo pensar num Portugal a 100 anos todo inundado...
O que me preocupa mais são as temperaturas máximas pq esrtas é que são o perigo e considerado risco natural e para a saúde pública!
Boa análise DAN!:)

O projecto SIAM não tem nada com o Corte Real !! :p :p Mas sim com o Filipe Duarte Santos.

Continuo a dizer que não só com as máximas que nos temos que preocupar...
Em termos de risco natural as Tmin também vão ter impactos..e um desses impactos será nos incendios...
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
dj_alex disse:
O projecto SIAM não tem nada com o Corte Real !! :p :p Mas sim com o Filipe Duarte Santos.

Continuo a dizer que não só com as máximas que nos temos que preocupar...
Em termos de risco natural as Tmin também vão ter impactos..e um desses impactos será nos incendios...

mas o corte Real apoiou e deu a cara na televisão pelo SIAM;) :p
Para os incêndios em Portugal não é um factor de risco pq independentemente das variáveis que possam influenciar o risco de incêndio, eles vão sempre existir por causas naturais!!??:D :lol: :lmao:
É que as causas naturais em portugal é igual a homem... e interesses..
Mas mais importante que as temp. minimas é o facto de não existir humidade suficiente, que diminui com o aumento das temperaturas máximas....
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Já que falam da temperatura máxima :)
Em Bragança, é na temperatura máxima que se observam as maiores anomalias positivas e particularmente nos meses mais quentes. Novamente o mês de Junho aparece bem destacado.

0006bhwk


As anomalias da temperatura mínima não são tão elevadas e até aparecem alguns meses com valores negativos. Também aqui se destaca o mês de Junho, embora menos que na temperatura máxima.

0006dx3d
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Seringador disse:
mas o corte Real apoiou e deu a cara na televisão pelo SIAM;) :p
Para os incêndios em Portugal não é um factor de risco pq independentemente das variáveis que possam influenciar o risco de incêndio, eles vão sempre existir por causas naturais!!??:D :lol: :lmao:
É que as causas naturais em portugal é igual a homem... e interesses..
Mas mais importante que as temp. minimas é o facto de não existir humidade suficiente, que diminui com o aumento das temperaturas máximas....


De certeza ??? Acho que ele tem outro projecto pela U. de Evora que nao tem nada a ver com o SIAM..nao tas a fazer confusao?? ;)

Então vou ver se explico melhor...Pelo aumento da Tmax, vais ter mais incendios...mas pelo aumento da Tmin, vais ter incendios com maior duração visto que a temperatura a noite é maior...Era nessa optica que estava a dizer que a Tmin, vai ter influencia nos incendios, não pelo número, mas sim pela duração dos mesmos...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Para os incêndios a temperatura não me parece um factor determinante. Os factores mais importantes são a humidade e a intensidade do vento. Claro, em Portugal, os baixos valores de humidade estão normalmente associados a temperaturas elevadas. Mas nem sempre é assim. Há situações em que se observam valores extremamente baixos de humidade mesmo com temperaturas baixas. Nessas circunstâncias podem ocorrer e têm mesmo ocorrido incêndios florestais.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Dan disse:
Para os incêndios a temperatura não me parece um factor determinante. Os factores mais importantes são a humidade e a intensidade do vento. Claro, em Portugal, os baixos valores de humidade estão normalmente associados a temperaturas elevadas. Mas nem sempre é assim. Há situações em que se observam valores extremamente baixos de humidade mesmo com temperaturas baixas. Nessas circunstâncias podem ocorrer e têm mesmo ocorrido incêndios florestais.

;Mas o incêndios não nascem como cogumelos:lmao:
Sim Dan, como o que aconteceu ano passado na serra da Estrela
Bem é o que nos espera na próxima semana humidade muito baixa - 30% e valores com menos 15 a 20%, contudo não são variáveis de ignição, mas sim de combustão, isto é facilitam a propagação e a combustão dos materiais.
Alex, posso estar enganado mas, vi ele a não falar mal do projecto, não sei como julgar...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Como é óbvio os incêndios não nascem, são sempre provocados por alguém, quer por acidente, quer de forma deliberada, na maior parte dos casos. Mas de qualquer maneira vai dar no mesmo. Com um baixo teor de humidade e vento com alguma intensidade, tanto dá 35ºC como -5ºC, a facilidade de propagação não deve ser assim tão diferente.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Dan disse:
Como é óbvio os incêndios não nascem, são sempre provocados por alguém, quer por acidente, quer de forma deliberada, na maior parte dos casos. Mas de qualquer maneira vai dar no mesmo. Com um baixo teor de humidade e vento com alguma intensidade, tanto dá 35ºC como -5ºC, a facilidade de propagação não deve ser assim tão diferente.

De facto a propagação poderá ser diferente
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Dan disse:
Como é óbvio os incêndios não nascem, são sempre provocados por alguém, quer por acidente, quer de forma deliberada, na maior parte dos casos. Mas de qualquer maneira vai dar no mesmo. Com um baixo teor de humidade e vento com alguma intensidade, tanto dá 35ºC como -5ºC, a facilidade de propagação não deve ser assim tão diferente.


Hum...se mantiveres o vento e o baixo teor de humidade, e se só variares a temperatura (tou a falar a temperatura à noite) a facilidade de propagação nao varia??

Quanto podemos testar isto??? :p :p de preferencia no Inverno..se não vamos todos presos :hehe: :hehe: