Tempestade Ana - 10 a 12 de Dezembro 2017

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Há ultima da hora ocorre sempre um desvio que "estraga" a passagem da tempestade.

Acaba por so chover um pouco e dar umas rajadas e acaba por passar sem problemas de maior ambito.

Típico pensamento Tuga lolo


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 


Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,824
Local
Menorca

Formato USA de fechas. Vienen por defecto en la web y se me ha olvidado cambiarlo.

En nuestro formato (dd/mm/aaaa y hh:mm) y con nuestra hora:

41075ceb7378bcab52b61cc4f0bae7e2o.png
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,824
Local
Menorca
@Pek
Que tal este meteograma do GFS para a cordilheira perto de Sória? :D

https://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/gfs.php?lat=41.78&lon=-1.82&lang=en&type=txt&units=m


E isto do GFS... Não é de espantar os valores absolutamente "loucos" de rajada previstos nos mesoscala.
Há estações fiáveis naquelas zonas altas?

Va a soplar muchísimo en aquella zona. Sobre todo en el Moncayo. Es un macizo extremadamente ventoso. Dos estaciones relativamente cercanas aunque no tan ventosas:

Valdezcaray (1630 m)
La Pinilla (1860 m)
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
No final do dia vemos..

Tipo, a sério?!
Olha só para o tamanho e extensão da frente e que ainda por cima nem virgulou

90e49a85af07dc4346180a1d09971fed.jpg


Para além disso, prevê-se que seja “explosiva”.
Esta, nada tem haver com as frentes manhosas previstas desde o verão e que pouco ou nada deixaram de precipitação, para além da sinóptica ser completamente destinta e deveras complexa!
Ou não quer saber, ou não percebe...
Litoral e terras altas vão levar com o potencial de Ana.

By the way, Portugal não é apenas Lisboa...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,397
Local
Alcochete (6m)
O IPMA diz que a pior fase é de madrugada, afinal é das 18 as 20h no Porto ou o IPMA tem razão? :/ Pela minha experiência o fórum costuma acertar melhor :)

Ps: isto a poucos minutos na SIC
 

AJJ

Cumulus
Registo
1 Nov 2015
Mensagens
384
Local
Avenidas Novas, Lisboa
Tipo, a sério?!
Olha só para o tamanho e extensão da frente e que ainda por cima nem virgulou

90e49a85af07dc4346180a1d09971fed.jpg


Para além disso, prevê-se que seja “explosiva”.
Esta, nada tem haver com as frentes manhosas previstas desde o verão e que pouco ou nada deixaram de precipitação, para além da sinóptica ser completamente destinta e deveras complexa!
Ou não quer saber, ou não percebe...
Litoral e terras altas vão levar com o potencial de Ana.

By the way, Portugal não é apenas Lisboa...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Dizes com razão" frentes previstas deste o verão e que pouco ou nada deixaram de precipitação."

Comecei a conversa com centro de Lisboa e referia-me apenas a Lisboa, não ao resto do país.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
537
Local
Évora
O Norte e Centro devem ser bem afectados pela tempestade. Já o Sul, apanha com os restos. pouco deverá cair, nem me admiro nada. Venha de lá o anticiclone que já deve estar com bastantes saudades de portugal.
 
  • Gosto
Reactions: RedeMeteo

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Obviamente os maiores acumulados (por efeito orográfico) serão nas serras do Norte, essencialmente precipitação caída no pré-frontal.

Quanto à frente em si, há modelos para todos os gostos, mas por acaso há vários que até dão mais chuva em algumas zonas do interior Sul do que por exemplo em Lisboa. Se há coisa que não parece é que esta frente esteja em dissipação ao avançar de Norte para Sul....
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Diria que a chuva será intensa durante 1h ou 2h no Algarve e que poderá causar inundações. Não se dissipa, porque não é tanto uma frente típica de NW que morre pelo caminho.

Mesmo, no litoral algarvio, as rajadas de vento por volta das 3h/4h da madrugada podem chegar aos 120 km/h. O Harmonie está um pouco agreste, o ECM idem, aquele que está mais soft mesmo assim, coloca rajadas nos 90 km/h é o GFS.