Tempestade Ana - 10 a 12 de Dezembro 2017



Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve
Boa tarde.

Uma pergunta muito importante:
- Existe o perigo do nível do mar subir no Algarve? Quem tem barco deverá tomar precauções adicionais?

Começo a ficar preocupada com o barco do meu pai, portanto toda a informação será útil.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Acumulados GFS do evento (12z):
hduQOOt.gif
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
O ICON é muitas das vezes muito acertivo
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
E o ICON terá uma orografia mais realista. Não quero com isto dizer que prevê melhor ou pior. Simplesmente tendo orografia mais realista, isto quer dizer que "vê" altitudes do solo maiores, quando comparado com um modelo global como GFS, e obviamente, bem ou mal, terá valores mais elevados do vento a 10m. Nem sequer é comparável ver o vento a 10m de um mesoscala VS um global.

Por exemplo onde se situa a Torre, o vento a 10m nas cartas do GFS será o que o modelo vê aproximadamente a uns 1000m ou pouco mais. Obviamente subestimados por comparação com a realidade, mesmo que o modelo estivesse no geral a prever mais vento que a verdade.
(Atenção que o vento a 10m nos nossos meteogramas já tem correcção para esse facto)
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.
O aprofundamento da depressão que se avizinha, tempestade "Ana", terá na origem uma forte corrente de jacto que deverá ter valores de vento superiores a 200 nós (> 370 km\h) aos 300 hPa.
18h de sábado:
5hBFKdj.jpg

06h de domingo:
t110qZS.jpg

00h de segunda -feira:
wbJ19EF.jpg
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
O marido tem vôo para Itália às 5:30 da manhã de segunda feira, do aeroporto Francisco Sá carneiro... O vento estará mais calmo nessa altura? Não achou piada nenhuma ao timming desta tempestade...

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
Creio que não se deve preocupar, isto é com o vôo, pois caso não venham a existir condições o avião certamente partirá mais tarde