Está a ocorrer de momento uma tempestade geomagnética algo forte, com actividade severa do kp, que indica mais ou menos o quão a sul vai a aurora boreal. O kp está neste momento com 8 (numa escala de 0 a 9). Nível 4 já provoca auroras boreais visiveis do norte da Escócia, e nivel 8 é o suficiente para poder trazer a aurora boreal até à extremidade norte da Peninsula Ibérica. Em 2001, durante uma noite com kp8 vi a aurora boreal dos arredores de Braga. Mas não quero dar expectativas a ninguém, estas coisas dependem muito do nosso campo magnético. De momento está a ajudar a um espectáculo em toda a Europa, se o clima permitir.
Portanto se têm um horizonte norte escuro, olhem, poderão ver alguma coisa!
Este período de actividade severa poderá durar apenas uns 30min a 2 horas, portanto aproveitem, de onde quer que estejam na Europa.
www.spaceweather.com
PS: de momento aqui na Islandia ainda está de dia, e ainda está céu encoberto. Mas se tivesse escuro e noite, teria um espectaculo inesquecivel e fantastico acima de mim. Já com kp4 este ano vi uma aurora fantastica, nem imagino o que seja kp 8.
Portanto se têm um horizonte norte escuro, olhem, poderão ver alguma coisa!
Este período de actividade severa poderá durar apenas uns 30min a 2 horas, portanto aproveitem, de onde quer que estejam na Europa.
www.spaceweather.com
PS: de momento aqui na Islandia ainda está de dia, e ainda está céu encoberto. Mas se tivesse escuro e noite, teria um espectaculo inesquecivel e fantastico acima de mim. Já com kp4 este ano vi uma aurora fantastica, nem imagino o que seja kp 8.