Tempestade geomagnética. Auroras boreais podem chegar até Portugal esta noite.

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Está a ocorrer de momento uma tempestade geomagnética algo forte, com actividade severa do kp, que indica mais ou menos o quão a sul vai a aurora boreal. O kp está neste momento com 8 (numa escala de 0 a 9). Nível 4 já provoca auroras boreais visiveis do norte da Escócia, e nivel 8 é o suficiente para poder trazer a aurora boreal até à extremidade norte da Peninsula Ibérica. Em 2001, durante uma noite com kp8 vi a aurora boreal dos arredores de Braga. Mas não quero dar expectativas a ninguém, estas coisas dependem muito do nosso campo magnético. De momento está a ajudar a um espectáculo em toda a Europa, se o clima permitir.

Portanto se têm um horizonte norte escuro, olhem, poderão ver alguma coisa!

Este período de actividade severa poderá durar apenas uns 30min a 2 horas, portanto aproveitem, de onde quer que estejam na Europa.

www.spaceweather.com

PS: de momento aqui na Islandia ainda está de dia, e ainda está céu encoberto. Mas se tivesse escuro e noite, teria um espectaculo inesquecivel e fantastico acima de mim. Já com kp4 este ano vi uma aurora fantastica, nem imagino o que seja kp 8.
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,139
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
GEOMAGNETIC STORM IN PROGRESS: A major geomagnetic storm is in progress following the impact of a CME on August 5th around 1800 UT. Sky watchers at all latitudes should be alert for auroras after nightfall. Tip: the best hours for aurora sightings are usually around local midnight. Aurora alerts: text, voice.

Analysts at the Goddard Space Weather Lab say that the CME impact may have strongly compressed Earth's magnetic field, directly exposing satellites in geosynchronous orbit to solar wind plasma. Stay tuned for updates on this aspect of the storm.

The arriving CME left the sun on August 4th, propelled by an M9.3-category eruption in the magnetic canopy of sunspot 1261. Click on the image to view a movie of the expanding cloud recorded by the Solar and Heliospheric Observatory:
http://www.spaceweather.com/images2011/04aug11/cme_04aug11.gif?PHPSESSID=suu1bdbimbh8hse4k5sa46s7u3

http://www.spaceweather.com/

Situação a acompanhar, de facto.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Para já não vi nada ainda aqui na Islândia.
O céu está ainda muito brilhante, crepuscular, o por do sol foi há pouco.
E nublado a cerca de 80%
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Por aqui o crepúsculo ainda continua brilhante, mas já apareceu a aurora boreal que para já não está com muito movimento mas forma arcos relativamente brilhantes. O crepúsculo está ainda muito claro; só vejo uma única estrela. Vou esperar que fiquei mais escuro um pouco, mas a partir das 2h30 voltará a ficar dia.

O kp está a 7. Acho que em Portugal ainda não é possível ver (só talvez do extremo norte de Espanha, no horizonte e com um céu escuro). Mas creio que o pessoal na Inglaterra, Holanda, Alemanha, Dinamarca, podem ver algo, se tiverem sorte com o tempo.
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Parece que em pt morrinha copiosamente, pelo que não será fácil avistar-se um evento tão extraordinário... Em todo o caso queria relatar que vi anteontem (4/8) pelas 8:30 da manhã um grupo de manchas solares bem próximas do "centro aparente do sol" (falta-me termo técnico, talvez), ou seja, próximo do centro do disco solar visível da Terra. Pergunto-me se estão relacionadas com essa ejecção de massa coronal... Suponho que, se fosse esse o caso, dada a posição no disco solar, a matéria viria em direcção à Terra...

Era um grupo composto por uma mancha grande, mais umas pequenas e uma meia dúzia de "pontinhos" pequeninos.
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Por acaso, a mancha 1261 tem um aspecto a condizer com a descrição que fiz no post anterior... Mas acho que, sem saber, dei uma descrição que se encaixa com um grande número de manchas. O aspecto que vi anteontem era diferente, podia até ser a mesma mancha (umas quantas rotações mais tarde, já que a imagem é de 1 de Agosto) mas parece-me, de memória, diferente.

Em todo o caso, nota "-" para o sr. prelector que há poucas horas disse, na Astrofesta, que o Sol está, nestes dias, num período "morto" e que se lhe apontarmos os telescópios não vemos nada... :D

manchas+solares1.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Seria um espectaculo ver uma aurora boreal em Portugal...
Se for verdade, seria possivel vê-la de lisboa?

Completamente impossível, só se a EDP desliga-se as luzes da rua no distrito todo.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Bem, eu já vi, com uma tempestade solar este ano, uma aurora boreal a cobrir o céu todo em pleno centro de Reykjavík. As luzes urbanas não eram qualquer problema. O espectáculo era soberbo. Creio que a mesma seria visivel de Lisboa, se por exemplo tivesses a olhar para o RIo Tejo, ou do Monsanto. Sim, certamente, mas tais tempestades a chegar tão a sul são raras, mas ocorreram algumas no Século passado, há relatos de pelo menos 2 nos últimos 100 anos. Uma delas a minha avó já falecida falava-me sempre, viu no Porto.

Mas claro que normalmente as auroras são mais delicadas e requerem pelo menos que estejas numa zona da cidade que não têm tanta luz

Existem tb relatos similares no Século passado de auroras visiveis em plena Nova Yorque, em ocasiões raras.

Seria um espectaculo ver uma aurora boreal em Portugal...
Se for verdade, seria possivel vê-la de lisboa?
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Bom dia pessoal.
Uma amiga minha vai viajar para Tromso e ficará por lá entre 21 e 29 deste mês. Ela questionou-me sobre a possibilidade de ver alguma aurora, pois o objectivo da viagem parece ser esse. Não faço a mínima ideia de como pesquisar sobre este fenómeno, se existe alguma previsão possível!!
Alguém me poderá ajudar ?
Obrigado malta.