Tempestade Tropical NADINE (Atlântico 2012 #AL14)

Wessel27

Cirrus
Registo
18 Set 2012
Mensagens
57
Local
Angra do Heroismo
Alguém poderá-me dizer como está o tempo neste momento no Pico ou no Faial? É que pela imagem de satélite a coisa não está famosa ... Por aqui na Ilha Terceira mantém-se rajadas médias mas nada ainda muito significativo embora já se sinta o vento com alguma intensidade ... Para já pelo menos em Angra nenhum registo de precipitação ...

Saudações açorianas ...
 


Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Efectivamente, a NADINE já chegou.
Na costa sul/sueste, o vento sopra forte do quadrante de Leste com algumas rajadas muito fortes e o céu mantém-se muito nublado.

A mar está muito alteroso, por vezes tempestuoso. Muita água no ar, mas é toda salgada... Inclusivamente, acabei de ver um barco que, certamente, saiu do Porto Oceânico da Praia da Vitória e que, segundo o site marinetraffic.com, trata-se do Paulo da Gama. Deve estar a fazer uma viagem dos infernos.

Até faz impressão ver o barco desaparecer no meio da ondulação. É preciso tê-los do tamanho de melancias para navegar com o mar neste estado...:shocking:
Não sei se alguém se lembra do primeiro Paulo da Gama ter afundado no Porto das Pipas às mãos do Furacão Charley, em 1992.
Será que este quer fazer companhia ao outro?:rolleyes:
 

Wessel27

Cirrus
Registo
18 Set 2012
Mensagens
57
Local
Angra do Heroismo
Boas kamikaze a questão é que os alertas diziam que só para sexta feira é que a coisa ia se intensificar mas o facto é que os efeitos já se começam a sentir ... Era muito novo no Charley mas ainda lembro-me de varias estradas terem ficado cortadas pelas árvores ... Recordo-me melhor do Tanya em que eu e a minha mãe tivemos de segurar as portadas devido à intensidade do vento ser imensa ... Outra coisa sendo um leigo na matéria o que vejo é que a tempestade nas imagens de satélite parece que está a vir em cheio para o Grupo Central ... Estou certo? Saudações
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Efectivamente, a NADINE já chegou.
Na costa sul/sueste, o vento sopra forte do quadrante de Leste com algumas rajadas muito fortes e o céu mantém-se muito nublado.

A mar está muito alteroso, por vezes tempestuoso. Muita água no ar, mas é toda salgada... Inclusivamente, acabei de ver um barco que, certamente, saiu do Porto Oceânico da Praia da Vitória e que, segundo o site marinetraffic.com, trata-se do Paulo da Gama. Deve estar a fazer uma viagem dos infernos.

Até faz impressão ver o barco desaparecer no meio da ondulação. É preciso tê-los do tamanho de melancias para navegar com o mar neste estado...:shocking:
Não sei se alguém se lembra do primeiro Paulo da Gama ter afundado no Porto das Pipas às mãos do Furacão Charley, em 1992.
Será que este quer fazer companhia ao outro?:rolleyes:

Confirmo. Aqui por São Miguel o tempo está igualmente desagradável com o vento a soprar com rajadas do quadrante Leste.
Na zona da Corujeira na Relva (pra quem conhece) a rebentação já se faz sentir e o mar já está encapelado com alguma espuma levada pelo vento.

A chuva ainda não se fez sentir.
N sei se os avisos para o grupo oriental irão entrar ou não em vigor, porque a partir de amanhã e até sexta e sábado, a tempestade vai se estender também ao grupo oriental...Mas eu creio que os 3 grupos dos Açores não irão apanhar com essa tempestade no seu todo, já que ela está a passar a sul do arquipélago. Algumas ilhas podem é apanhar com alguma banda convectiva mais generosa, porque de resto não vejo que o arquipélago possa estar directamente no meio da sua rota, por isso estou confiante que os efeitos principais desta tempestade no arquipélago será visível no vento, que já se faz sentir agora em todo o arquipélago.

Saudações açorianas.
 

Oliveiraj

Cumulus
Registo
4 Set 2010
Mensagens
101
Local
Horta
O tempo aqui pelo Faial encontra-se diferente desde hoje à tarde.

O vento sopra com alguma intensidade mas nada de extraordinário.
O mar encontra-se com algumas ondas já granditas e precipitação até ao momento 0.
 

Wessel27

Cirrus
Registo
18 Set 2012
Mensagens
57
Local
Angra do Heroismo
Pelo que parece ver-se no satélite as Flores e o Corvo devem estar agora com precipitação ... Aqui pela Terceira mantém-se as rajadas por vezes médias/fortes embora com uma intensidade a que já estamos habituados ... Esperemos pelas próximas horas ... Saudações a todos ...
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Boas kamikaze a questão é que os alertas diziam que só para sexta feira é que a coisa ia se intensificar mas o facto é que os efeitos já se começam a sentir ... Era muito novo no Charley mas ainda lembro-me de varias estradas terem ficado cortadas pelas árvores ... Recordo-me melhor do Tanya em que eu e a minha mãe tivemos de segurar as portadas devido à intensidade do vento ser imensa ... Outra coisa sendo um leigo na matéria o que vejo é que a tempestade nas imagens de satélite parece que está a vir em cheio para o Grupo Central ... Estou certo? Saudações

É verdade, Wessel27. Eu não esperava "sintomas" tão fortes nesta altura. Sendo eu, igualmente, leigo na matéria, penso que a NADINE, muito devido à sua imprevisibilidade, teima em trocar as contas a todos. Honestamente, eu nunca esperaria que ela estivesse tão a norte nesta altura. Não digo que virá em cheio para o Grupo Central, mas está, por agora, a ser bem mais intenso do que esperaria. A verdade é que tudo é possível e pode acontecer, mas com prevenção tudo é superável.

Confirmo. Aqui por São Miguel o tempo está igualmente desagradável com o vento a soprar com rajadas do quadrante Leste.
Na zona da Corujeira na Relva (pra quem conhece) a rebentação já se faz sentir e o mar já está encapelado com alguma espuma levada pelo vento.

A chuva ainda não se fez sentir.
N sei se os avisos para o grupo oriental irão entrar ou não em vigor, porque a partir de amanhã e até sexta e sábado, a tempestade vai se estender também ao grupo oriental...Mas eu creio que os 3 grupos dos Açores não irão apanhar com essa tempestade no seu todo, já que ela está a passar a sul do arquipélago. Algumas ilhas podem é apanhar com alguma banda convectiva mais generosa, porque de resto não vejo que o arquipélago possa estar directamente no meio da sua rota, por isso estou confiante que os efeitos principais desta tempestade no arquipélago será visível no vento, que já se faz sentir agora em todo o arquipélago.

Saudações açorianas.

Também não estou a ver o arquipélago a levar com a "dose" completa. O problema é o: "E depois?"
Se ele for para sul irá encontrar águas mais quentes podendo, eventualmente, fortalecer-se. Pelo que surge novamente o: "E depois?"
Depois, poderá rumar a norte ou "derivado" e poderemos levar novamente com a "NADINE 2.0". Mas isto é apenas um exercício imaginativo meu...

O tempo aqui pelo Faial encontra-se diferente desde hoje à tarde.

O vento sopra com alguma intensidade mas nada de extraordinário.
O mar encontra-se com algumas ondas já granditas e precipitação até ao momento 0.

Neste momento, vejo grandes bandas convectivas no sistema, portanto, "cautelas e caldos de galinha"...

WzVbwhB9nfvhJ


Sayonara e bom descanso... na medida do possível.
Cumprimentos a todos,

Post Scriptum: Quando referi "barco" no último post, deveria ler-se navio.
Aqui fica a rectificação.
 

Wessel27

Cirrus
Registo
18 Set 2012
Mensagens
57
Local
Angra do Heroismo
Obrigado pela resposta Kamikaze ...

Eu neste momento confesso que perdi um pouco o sono já que as rajadas continuam e ainda quero acompanhar um pouco mais o evoluir da coisa ...

Realmente não parece haver de momento evolução no vento mantendo-se com rajadas médias e não muito significativas ...

Esperemos que se mantenha assim mas como disseste esta Nadine é uma caixinha de surpresas e pelos vistos explode com facilidade ...

Veremos ...

Saudações angrenses ...
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Obrigado pela resposta Kamikaze ...

Eu neste momento confesso que perdi um pouco o sono já que as rajadas continuam e ainda quero acompanhar um pouco mais o evoluir da coisa ...

Realmente não parece haver de momento evolução no vento mantendo-se com rajadas médias e não muito significativas ...

Esperemos que se mantenha assim mas como disseste esta Nadine é uma caixinha de surpresas e pelos vistos explode com facilidade ...

Veremos ...

Saudações angrenses ...

Eu também queria continuar a acompanhar, mas o sono é mais que muito.:D

Não gastes a stamina toda hoje porque isto "cheira-me" que vai continuar com (mais) força amanhã...

Sayonara,:cheers:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
...NADINE APPROACHING THE AZORES...


SUMMARY OF 200 AM AST...0600 UTC...INFORMATION
----------------------------------------------
LOCATION...36.2N 32.1W
ABOUT 225 MI...365 KM SSW OF FLORES IN THE AZORES
MAXIMUM SUSTAINED WINDS...50 MPH...85 KM/H
PRESENT MOVEMENT...NNE OR 25 DEGREES AT 7 MPH...11 KM/H
MINIMUM CENTRAL PRESSURE...993 MB...29.32 INCHES

A convecção mais intensa esta a Norte do NADINE, a imagem sugere que o Grupo Ocidental (Flores e Corvo) poderão estar sob chuva intensa, no entanto a convecção parece estar a ficar desacoplada do centro do sistema:

rb0-lalo_zps0b42920f.jpg


http://www.nhc.noaa.gov/
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não há grandes novidades em relação ao que referi ontem, a partir de 6ªf não se sabe ainda o que vai acontecer, os modelos vão alternando para a possibilidade do Nadine se intensificar numa nova fase mais agressiva ao interagir com o cavado/depressão em altura cujo centro dessa interação se reformaria mais a norte, próximo do grupo oriental, nas saídas das 00z ECM e GFS tem esse cenário, UKM e CMC já não, continua a faltar alguma consistência entre saídas deles todos, e não se percebendo bem o que surgirá daí, a ocorrer certamente algo híbrido, dependendo também do que sobrar da Nadine até lá, se o padrão se mantiver, pois por outro lado ao estar na mesma zona algum tempo também há maior arrefecimento da água por upwelling.

ADINE DOES NOT LOOK LIKE A TYPICAL TROPICAL CYCLONE ON SATELLITE.
THE CENTER IS DEVOID OF DEEP CONVECTION...AND MOST OF THE
ASSOCIATED WEATHER IS WITHIN A CURVED BAND WELL TO THE NORTH OF THE
CENTER. DVORAK ESTIMATES STILL SUPPORT AN INITIAL INTENSITY OF 45
KNOTS.

IF THE DIAGNOSIS OF NADINE IS DIFFICULT...THE FORECAST IS EVEN MORE
SO AND HIGHLY UNCERTAIN. THE CYCLONE IS MOVING WITHIN A STRONGLY
SHEARED ENVIRONMENT AND OVER COOL WATERS. THIS NORMALLY WOULD LEAD
TO WEAKENING. HOWEVER...MOST OF THE GLOBAL AND STATISTICAL MODELS
KEEP NADINE AS A STRONG CYCLONE...AND EVEN STRENGTHEN IT A LITTLE
BIT. I AM ASSUMING THAT THIS IS DUE TO THE FORECAST INTERACTION
WITH A DEVELOPING BAROCLINIC ZONE...WHICH IN FACT...THE GFS ASSUMES
WILL BECOME THE DOMINANT SYSTEM. ON THE CONTRARY...THE ECMWF MAKES
NADINE THE PREVAILING ONE. REGARDLESS...IT APPEARS THAT THERE WILL
BE A STRONG TROPICAL STORM...POST-TROPICAL CYCLONE...OR
EXTRATROPICAL LOW DRIFTING EASTWARD TO THE SOUTH OF THE AZORES FOR
A FEW DAYS
. AT THIS TIME...THE NHC FORECAST FOLLOWS SOME CONTINUITY
AND ASSUMES THAT THE TROPICAL CYCLONE WILL LOSE ALL ITS ASSOCIATED
CONVECTION OVER THE COOLER WATERS AND BECOME A POST-TROPICAL
CYCLONE IN 48 HOURS OR SO.

THE TRACK GUIDANCE IS NOT IN GOOD AGREEMENT...BUT IS GRADUALLY
TRENDING TOWARD THE GFS SOLUTION WHICH SHOWS A SLOW EASTWARD-MOVING
OR MEANDERING CYCLONE TO THE SOUTH OR EAST OF THE AZORES.


Agora vai estar umas 24 horas quase na mesma zona movendo-se devagar, tem ventos máximos estimados de 85km/h e rajadas superiores e a pressão subiu para 993mb. Durante o dia será mais fácil seguir a convecção pois à noite em IR por vezes é complicado distinguir convecção mais activa de apenas nuvens altas, e como não há radar ... A convecção agora não é muita, mas como temos visto nos últimos dias, tende a reaparecer mais intensa a partir de meados/final da tarde.

YzHJs.jpg