A Tempestade tropical NADINE está com intensidade próxima à de furacão e está previsto que continue a fortalecer-se, o NHC indica que pode tornar-se um furacão ao longo do dia de hoje:
Bom dia, o GFS ás 228H coloca a Nadine sobre a Madeira...até agora foi o unico modelo que coloca esta hipotese. Neste momento ainda é muito cedo para dar como certo esta trajectoria?
Desculpa devo ter visto mal...nao consigo postar a imagem mas vi sobre a Madeira...passa 1º pelos Açores e depois desce ate á Madeira.
Acho isso um bocado improvável. Pelo menos não é isso que mostram os modelos. A previsão é de que ele se aproxime dos Açores para depois prosseguir para norte e não para sul, mas claro que até lá tudo pode mudar. Por exemplo, hoje só o GFS mostra ele passando sobre os Açores e os outros a porem ele a passar a oeste dos Açores. É questão de ir vendo como as coisas correm. Cumps!
Nas saídas operacionais de modelos globais, a novidade de hoje foi do ECMWF (00z) que já não traz a Nadine para os Açores, ficaria a Oeste, como ontem tinham modelos como o UKMO e o CMC. O GFS continua a trazer. Aumentou mais um pouco a incerteza.
O furacão que está a formar, existe a possibilidade de chegar a Portugal e passar na zona de Aveiro, Porto? É ainda um bocado impossivel de prever, mas é provavel? Podem dar a vossa opnião. Obrigado
Na minha opinião existe 0,1% de probabilidades. Se chegar aos Açores em estado de Furacão já me vai surpreender, isto se passar por lá. Mas como tu dizes, é um pouco impossível de prever.
Penso que o Nadine deverá chegar ao arquipélago dos Açores, em fase de tempestade tropical ou possivelmente já depressão tropical e seguir para Norte/Noroeste onde "morrerá", não se deslocando em direcção ao Continente. Ainda falta bastante tempo, pelo que possivelmente nem os Açores irá atingir e muito menos podemos falar para já de Portugal Continental que tem neste momento uma baixíssima probabilidade de vir a ser atingido.
Calma, deixem primeiro a "nadine" chegar a furacão e ver como ela se comporta (até onde evolui, as surpresas acontecem nestas ocasiões) para depois ver onde vai a nadine chegar...
Este pessoal está com uma pressa do caraças... No dia em que um Furacão chegar ao continente português ou, como muitos gostam de chamar, "Portugal", será um claro sinal de que o inferno gelou.