Temporal trágico na Madeira - 20 de Fevereiro 2010

Tópico em 'Eventos Meteorológicos' iniciado por Vince 20 Fev 2010 às 12:23.

1. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
    As fotos revelam bem a brutalidade de todo este evento.

.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Carlos, acabou de ser postado isto no twitter:

As equipas de socorro pedem às pessoas para não irem para o Funchal que estão a atrapalhar as operações.

3. Sunderlandz

Sunderlandz
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Jul 2009
    Local:
    Machico (ilha da Madeira) 35 m
    Impressionante a quantidade de entulho pelas ruas do Funchal! :shocking:

4. thunder_chaser

thunder_chaser
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    11 Fev 2010
    Local:
    Beja
    deixo a minha solidariedade para todos os habitantes da madeira, a perola do atlântico. sei o que este tipo de intempéries provoca. ja assisti a uma situação parecida aqui no distrito nas localidades do carregueiro, garvão, salvada, cabeça gorda, quintos ha uns anos atrás. um forte abraço alentejano!!!

5. Chingula

Chingula
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    16 Abr 2009
    Local:
    Lisboa
    O problema é complicado pois a Instituição Oficial (I.M.), não é politicamente relevante...desde que saiu do Ministério dos Transportes e das Comunicações...há muitos anos...é sistematicamente "abandonada" à sua sorte.
    Actualmente depende do Ministério da Ciência e do Ensino Superior - Ministro Mariano Gago, tendo passado para Ministério do Ambiente no primeiro Governo de Cavaco Silva.
    A lógica económicista, que se instalou no nosso País, é adversária do desenvolvimento do conhecimento e da ciência...daí a grande reserva no investimento em Técnicos adequados e Equipamentos...e é grave a tendência, que se instalou na nossa sociedade, para a funcionalização dos Cientistas.
    Neste tempo de luto é bom que se reflita sobre o País em geral...espero que as autoridades e todos nós, aprendamos alguma coisa com esta calamidade.

6. Sunderlandz

Sunderlandz
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Jul 2009
    Local:
    fonte: tsf

7. Hazores

Hazores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Out 2008
    Local:
    AGH,terceira,açores
    Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

sim eu já tinha lido que ele morava na costa norte, mas como ainda não tinha visto nenhum post dele tornei a perguntar apenas para confirmar. ainda bem que não aconteceu nada de especial com os "nossos" colegas da madeira.

edit: afinal parece que ele já tinha postado aqui no forum eu é que não tinha visto...

8. Bergidum

Bergidum
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Dez 2009
    Local:
    Comarca del Bierzo. León. España.
    Terribles imágenes. Estuve hace 21 años por estas fechas en la isla de Madeira, maravillosa y todavía poco turística.
    Mis condolencias para esa estupenda gente, que no dudo sabrá reponerse.

9. david_palau

david_palau
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    21 Fev 2010
    Local:
    GRAN CANARIA
    ¡Qué triste lo que ha pasado en Madeira!

Un fuerte abrazo desde la isla de GRAN CANARIA. Ánimo :console:

10. profgeo

profgeo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    8 Abr 2008
    Local:
    Caniço- Funchal!!!
    ola pessoal boa tarde!!!!

estive hoje nas redondezas do mercado dos lavradores e digo-vos nunca vi nada assim:sad::sad:

há um cheiro intenso a gasolina, ruas com um metro de rochas de altura, estive a ver as limpezas da ribeira joao Gomes, e nunca vi nada assim. a ribeira agora corre na rua, e dentro da ribeira estão as maquinas em limpeza!!:sad::sad:

nunca vi nada assim:( e triste ver a nossa cidade e claro toda a ilha da madeira assim:sad:

esteve ha pouco a dar nas noticias, que no parque dolce vita nao havia ninguem e que a estrada em frente ao dolce vita, elevou-se dois metros, já há uma brecha e há risco ruir aquela zona:shocking:

11. rober

rober
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    21 Fev 2010
    Local:
    La Palma (Canarias)
    Un abrazo muy grande desde La Palma. En los foros de meteorología canarios siempre estamos pendientes de lo que pasa en Madeira.
    ¡ánimo!

12. alex vieria

alex vieria
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    31 Dez 2009
    Local:
    Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
    Gracias por todo, rober, los canarios y los madeirenses tenemos mucho en comun entre nosotros, compartimos um clima muy parecido. Canarias es muy linda, me gusta Tenerife y La Gomera son muy parecidas a nuestra isla. La palma tambien claro esta!!! Un fuerte abrazo de aqui de Madeira!!!

13. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
  14. S.Miguel-Azores

S.Miguel-Azores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    14 Ago 2009
    Local:
    Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
    Estou solidário com o povo madeirense que perdeu os seus bens e os seus entes queridos porque sei bem o que é estar a escassos metros desse tipo de tragédias... Os Açores também já foram palco desses eventos extremos por várias vezes por isso sei bem o que vocês estão a sentir!

Penso que essa tragédia não teria sido tão devastadora se não se tivessem cometido graves deficiências ao nível de planeamento urbanístico na Madeira. Há um certo desequilíbrio na ordem do ordenamento de território na Madeira que já vem de trás.

É incrível ver-se casas construídas em cima de falésias, construção de casas em zonas propensas a leito de cheias, ribeiras estranguladas, e a saturação dos solos devido à construção excessiva de habitações. Eu até ponho as mãos à cabeça. É suicídio autêntico os graves erros que se cometem aí na Madeira :eek::eek:

É claro depois que as consequências são desastrosas sempre que se proporcionam esses eventos climáticos extremos como esses e quem paga a factura são as próprias pessoas.

Em Portugal infelizmente existe uma grande falta de responsabilidade e de coerência no que diz respeito ao planeamento urbanístico.

Aqui nos Açores graças a deus isso não acontece e sempre que se verificam cheias espectaculares como a mais recente em 1999 na Povoação, a subida estrondosa da Ribeira de Além e da Ribeira de Pelames que vão desaguar à Vila da Povoação que tal como o Funchal situa-se também num enorme "anfiteatro", à beira-mar e que arrastou e destruiu casas, carros e matando várias pessoas, deveu-se sobretudo ao entupimento das mesmas ribeiras e não à excessiva construção urbanística que nós vemos na Madeira. Daí que os solos em certas zonas na Madeira estejam super saturados.

Há que apontar aqui o dedo também à falha humana porque culpar apenas e unicamente o tempo não será correcto fazê-lo. O homem tem aqui muitos dedos de culpa nessa tragédia.

Agora é altura de enterrar os mortos e tratar dos sobreviventes...

15. Sunderlandz

Sunderlandz
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Jul 2009
    Local:
    Esta imagem é chocante.
    Posso até estar enganado mas parece-me ser um sapato e a perna de uma vitima que ficou dentro do veiculo.:shocking::shocking:

Partilhar esta Página