Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima



António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Qual é o espanto? Qualquer borrasca é um ciclone!
Não vejo nada de errado na notícia.
Se vires a noticia que o guisilva5000 publicou e outras noticias que os media tem vindo a publicar fazem logo uma tempestade num copo de água quando estas situações por vezes afectam os Açores e por vezes o continente durante o inverno sucessivamente, aliás já houve depressões cavadas a fazer mais estragos nos Açores que este ciclone por isso não percebo para quê tanto alarmismo é só isso.:D
E para mim o termo mais correcto seria tempestade. mas isto é apenas a minha opinião:D
 
M

Membro excluído 274

O alarmismo dado pelos media é uma coisa, o nome das coisas é outra...
Borrasca=Ciclone=Tempestade

É tudo a mesma coisa! :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Z13

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Qual é o espanto? Qualquer borrasca é um ciclone!
Não vejo nada de errado na notícia.

Mas é o termo usado "ciclone", que raramente é utilizado pelas notícias, é apenas para chamar à atenção das pessoas, quase como "tufão passa pelos Açores".

Ciclones temos todos os anos, também chamados de depressões ou baixas pressões, se não tivéssemos até era de estranhar. Agora a RTP está a tentar entoar uma outra intensidade para a palavra.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Ciclones temos todos os anos, também chamados de depressões ou baixas pressões, se não tivéssemos até era de estranhar. Agora a RTP está a tentar entoar uma outra intensidade para a palavra.

A questão aqui é que o termo ciclone significa ( para a maioria das pessoas desinteressadas em meteorologia ) tempestade violenta.

Se eu disser que vem aí um ciclone, "toda a gente" pensa que vai ser uma grande tempestade com elevados estragos.

Mais grave é chamarem furacões a estas depressões extratropicais.
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Mas é o termo usado "ciclone", que raramente é utilizado pelas notícias, é apenas para chamar à atenção das pessoas, quase como "tufão passa pelos Açores".

Ciclones temos todos os anos, também chamados de depressões ou baixas pressões, se não tivéssemos até era de estranhar. Agora a RTP está a tentar entoar uma outra intensidade para a palavra.
Sim eu acho que as pessoas ficam logo em pânico quando ouvem a palavra ciclone ainda por cima são muito incultas em meteorologia era muito melhor se chamassem depressão bastante cavada o alarmismo por parte das pessoas ia ser menor e quase todos os Invernos temos estas depressões mais cavadas.:D
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
A questão aqui é que o termo ciclone significa ( para a maioria das pessoas desinteressadas em meteorologia ) tempestade violenta.

Se eu disser que vem aí um ciclone, "toda a gente" pensa que vai ser uma grande tempestade com elevados estragos.

Mais grave é chamarem furacões a estas depressões extratropicais.

Exatamente como eu pensei.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
É melhor não "inventarmos" definições que já existem!

Definição de Ciclone no wikipedia:

"Um ciclone (ou depressão ou centro de baixas pressões) é uma região em que o ar relativamente quente se eleva e favorece a formação de nuvens e precipitação. Por isso, tempo chuvoso e nublado, chuva e vento forte estão normalmente associados a centros de baixas pressões. A instabilidade do ar produz um grande desenvolvimento vertical de nuvens cumuliformes associadas a cargas de água.


Ciclones e Anticiclones (Hemisfério Norte)
Os ciclones são indicados nos mapas meteorológicos pela letra «B» e são locais onde a pressão atmosférica é a mais baixa na sua vizinhança e em volta do qual existe um padrão organizado de circulação de ar. À medida que, pela acção do diferencial de pressões, o ar flui dos centros de altas pressões para um centro de baixas pressões é deflectido pela força de Coriolis[1] de tal modo que os ventos circulam em espiral, isto é, no sentido anti-horário (direcção contraria aos ponteiros de um relógio) no Hemisfério Norte e no sentido horário (direcção dos ponteiros de um relógio) no Hemisfério Sul. Na meteorologia, os movimentos de ar resultantes de um centro de altas pressões são denominados anticiclones. O sentido de giro de um ciclone e de um anticiclone é o contrário para um mesmo hemisfério[2][3], sendo este determinado pela aceleração de Coriolis.[1]"


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclone
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Encontrei estas fotos no facebook que me deixarm de queixo caído, é pena não referir o local exacto.
É preciso muita consiencia do perigo para estar naquele local com a ondulação tão forte, nem que seja ás vezes para ganhar uns likes no facebook.









Álbum
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m