Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
são mesmo amantes de sol eterno, nem sei como não ficam enjoados com tanto sol
Vamos inverter isto para ti. Uma pessoa que goste muito de sol também pode afirmar: "são mesmo amantes de chuva eterna, nem sei como não ficam enjoados com tanta chuva."
Eu gosto de chocolate, a pessoa ao meu lado não gosta. Eu gosto de música, a pessoa ao meu lado detesta. Eu gosto de chuva, a pessoa ao meu lado adora sol.
Gostos são gostos, e julgar alguém por causa disso não é certo.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Vamos inverter isto para ti. Uma pessoa que goste muito de sol também pode afirmar: "são mesmo amantes de chuva eterna, nem sei como não ficam enjoados com tanta chuva."
Eu gosto de chocolate, a pessoa ao meu lado não gosta. Eu gosto de música, a pessoa ao meu lado detesta. Eu gosto de chuva, a pessoa ao meu lado adora sol.
Gostos são gostos, e julgar alguém por causa disso não é certo.
Não estou a julgar, eu também não gosto de chuva eterna. Portugal tem um clima que dá para todos os gostos, frio e chuva no inverno e calor e sol no verão antigamente o normal era 3 meses mas agora já são 4/5 meses e mesmo assim ninguém está satisfeito. Simplesmente estou a comentar porque não chove nada de jeito desde o inicio de dezembro, todos sabem que a chuva faz falta e que as consequências de não ter chuva na altura em que era para chover não são boas mas muitos ignoram. Dizer "infelizmente" por chover durante o inverno? Isso é alguém preocupado com a natureza? Alguém preocupado com o nosso ecossistema? Não! Para mim e para muitos de nós amantes da meteorologia é completamente triste saber que já rara é a pessoa que se preocupa com a falta de chuva. Essa gente que pensa assim venha ao Alentejo ou a outro lado qualquer ver como estão as coisas devido a esse tempo que todos querem (sim, todos, porque basicamente são poucos os que têm consciência de que a chuva faz muita falta). Era isto que eu queria dizer, não estou a julgar, respeito os gostos de toda a gente, mas há certas atitudes completamente ridículas. Agora, venha de lá a chuva porque esta situação está-se a tornar preocupante.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Não estou a julgar, eu também não gosto de chuva eterna. Portugal tem um clima que dá para todos os gostos, frio e chuva no inverno e calor e sol no verão antigamente o normal era 3 meses mas agora já são 4/5 meses e mesmo assim ninguém está satisfeito. Simplesmente estou a comentar porque não chove nada de jeito desde o inicio de dezembro, todos sabem que a chuva faz falta e que as consequências de não ter chuva na altura em que era para chover não são boas mas muitos ignoram. Dizer "infelizmente" por chover durante o inverno? Isso é alguém preocupado com a natureza? Alguém preocupado com o nosso ecossistema? Não! Para mim e para muitos de nós amantes da meteorologia é completamente triste saber que já rara é a pessoa que se preocupa com a falta de chuva. Essa gente que pensa assim venha ao Alentejo ou a outro lado qualquer ver como estão as coisas devido a esse tempo que todos querem (sim, todos, porque basicamente são poucos os que têm consciência de que a chuva faz muita falta). Era isto que eu queria dizer, não estou a julgar, respeito os gostos de toda a gente, mas há certas atitudes completamente ridículas. Agora, venha de lá a chuva!


Nem os jornalistas demonstram qualquer respeito por quem gosta de chuva.
Quando vai chover, lá vem o " infelizmente vai chover", " más notícias ", só falta insultar os sistemas frontais. E partem do princípio que os ouvintes são todos da manada com os mesmos gostos, nem lhes passa pela cabeça que há ouvintes que gostam de chuva. Já deixei de ouvir programas de rádio por causa disso.

A maior parte das pessoas gostam de sol porque sim, porque é moda gostar de sol e querem pensar o mesmo que o seu rebanho.
É preciso ter uma personalidade muito forte para nadar contra a corrente neste pobre país.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Passou hoje de manhã as previsões na tvi às 7h40 e chamou-me a atenção Braga com uma máx. de 15°C e 8°C de mín. para hoje. Achei muito estranho aqueles valores pois ontem vi no site do IPMA valores negativos de mínima hoje para Braga. Quando consultei o site vi que só 5 máximas é que estão corretas e o resto está tudo errado. :facepalm::disgust:

Será que esta malta usa sites como Accuwether, Freemeteo entre outros para ir buscar os valores? :unsure:
Não deveriam ser usados os dados oficiais do IPMA? :unsure:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Será que esta malta usa sites como Accuwether, Freemeteo entre outros para ir buscar os valores? :unsure:
Não deveriam ser usados os dados oficiais do IPMA? :unsure:

Antes fossem esses sites, são outputs do GFS, portanto não serão assim tão maus.
Acho que algumas "previsões" são de outros dias do ano, o que é grave, trocam tudo constantemente ,que desorientação, só aí se vê como não há um mínimo de cuidado na informação.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Vocês têm que ver os dois lados. A população, em geral, classifica bom tempo como sol e calor, e mau tempo o oposto, portanto não faz sentido o IPMA, como entidade nacional, partilhar notícias do tipo: "O bom tempo vem aí! Muita chuva e vento a caminho!" É contraditório.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Eu já vi tanta barbaridade escrita na comunicação social nestes últimos tempos que acabei por ganhar imunidade a isto.
Quanto às opiniões acerca do bom e mau tempo, temos de aceitar as preferências de cada um, só acho que devia existir mais bom senso por parte de quem não gosta do mau tempo em não desejar sol eterno. Um dia que Portugal se torne na Califórnia é que já não há volta a dar.
 
  • Gosto
Reactions: Rajujas e TiagoLC

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Bom e mau tempo sempre foi e sempre será subjetivo.

Se as condições meteorológicas forem perspetivadas numa ótica económica, ponto central da subsistência humana, também há grandes diferenças consoante o país. Nos países desenvolvidos, cuja economia assenta pouco na agricultura, a chuva tende a prejudicar mais já que há atrasos, acidentes na estrada, danos (daí o 'mau' tempo)... Já nos países em desenvolvimento, tendencialmente muito dependentes da agricultura, o clima monsonal e o mediterrâneo pode ser devastador. Mas tendem a ser chuvas existenciais e, como tal, a opinião será certamente outra.

Os atributos positivos que os meteoloucos dão ao 'mau' tempo também são paradoxais. Querem mau tempo - quanto mais severo melhor - próximo o suficiente para o experienciarem mas ao mesmo tempo longe o que baste para que as suas vidas não sejam diretamente afetadas. Como o mundo real não funciona assim haverá quem seja prejudicado. É assim tão de admirar que o 'mau' tempo não seja mais adorado?

É normal que as pessoas se habituem ao tempo calmo especialmente se não dependerem diretamente do mau humor da natureza. Enquanto houver água na torneira e comida no supermercado dificilmente haverá uma consciência generalizada da importância da chuva. Os continentais ficam admirados quando vêm aos Açores devido à verdura. Ficam espantados porque geralmente vêm no Verão quando os dias têm algum sol. Claro que ignoram completamente os inúmeros dias de nevoeiro e de humidade a 90% que são necessários à persistência dessa verdura. Paralelamente, muitos indígenas das ilhas de bruma (Açores) queixam-se da humidade e gostavam de ter um clima mais seco como o continente.

É impossível agradar a todos e tentar demover todo e qualquer indivíduo que discorde de nós é uma aventura destinada ao fracasso colossal. Ainda assim, há que tentar informar as pessoas o máximo possível.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O mais caricato é o próprio IPMA partilhar estas notícias de "mau tempo vem aí" no seu facebook...

Se dissessem que vinha aí bom tempo, então passavam por :maluco: e ficavam ainda mais descredibilizados do que já estão junto das pessoas..:unsure:

O IPMA fala para a população em geral e não "meteoloucos" em particular :D

Acima de tudo tem que haver bom senso, e não desejar seca eterna, sol e calor, quando a chuva faz falta, assim como não desejar dilúvios constantes, quando os rios já estão a transbordar e está tudo alagado.
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
É um país de pessoas extremamente ignorantes até inerva e depois nos telejornais só dizem baboseiras quando falam do tempo, há uns tempos ouvi uma jornalista dizer isto "devido á passagem de uma superficial frontal frio" pensei que tinha ouvido mal mas não voltei a ouvir o mesmo no fim da reportagem isto é pura incompetência é o pais que temos infelizmente o que é que se á de fazer!!!!!
 
  • Gosto
Reactions: jonas

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,722
Local
Loures
Apesar de depois na notícia explicarem a coisa, fica mais um título que... enfim.


«Um OVNI misterioso nos céus da Suécia
Fenómeno natural com efeito inesperado

img_818x455$2017_01_28_23_17_36_594460.jpg


Grupos de montanhistas e esquiadores tiveram, por momentos, a sensação de testemunhar a chegada de extraterrestres à Suécia. Mas rapidamente todos perceberam que o suposto OVNI não passava de uma estranha nuvem alaranjada nos céus de Duved.

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/insolitos/detalhe/um-ovni-misterioso-nos-ceus-da-suecia »