Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima



james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Hoje ouvi mais uma pérola naquele canal número 4.

Vi uma reportagem ( todos os anos há uma:facepalm:) , onde se entrevistou alguns empresários da restauração ( proprietários de bares na praia) relativamente ao facto de estar a chover no Norte. Como se não fosse a coisa mais natural do mundo chover em Junho no Norte.
Ai, esses jornalistas têm que vir mais vezes ao Norte, pois parece que têm um nível de desconhecimento preocupante sobre a região mais setentrional do território português.

Em relação aos empresários da restauração, tenho más notícias para eles. É que durante o verão, o Litoral Norte vai ser várias vezes percorrido por pequenas / médias depressões ou nevoeiros/ neblinas, como sempre ocorre.

Assim, têm duas soluções: ou adaptam e dimensionam o seu negócio à medida do clima da região ou rumam para outras paragens ( mais a Sul) .
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Hoje ouvi mais uma pérola naquele canal número 4.

Vi uma reportagem ( todos os anos há uma:facepalm:) , onde se entrevistou alguns empresários da restauração ( proprietários de bares na praia) relativamente ao facto de estar a chover no Norte. Como se não fosse a coisa mais natural do mundo chover em Junho no Norte.
Ai, esses jornalistas têm que vir mais vezes ao Norte, pois parece que têm um nível de desconhecimento preocupante sobre a região mais setentrional do território português.

Em relação aos empresários da restauração, tenho más notícias para eles. É que durante o verão, o Litoral Norte vai ser várias vezes percorrido por pequenas / médias depressões ou nevoeiros/ neblinas, como sempre ocorre.

Assim, têm duas soluções: ou adaptam e dimensionam o seu negócio à medida do clima da região ou rumam para outras paragens ( mais a Sul) .

Sim James isso é recorrente todos os anos em todas as estações do ano, sendo que no Verão essa situação acontece todos os anos, em relação ao Litoral Norte do pais, principalmente em alturas festivas pelos Santos Populares.
Penso que isso é feito também por o facto de os órgãos de informação em Portugal estarem praticamente todos localizados em Lisboa e existe uma generalização do clima da capital para com o resto do pais, isto da parte do emissor.
Por parte do objecto da noticia, neste caso as populações e regiões nortenhas, acho que ai a nível de cultura por assim meteorológica, tem havido uma regressão em relação a antigamente. Há uns bons anos os emigrantes que foram para o Brasil do Norte do pais, tinham uma percepção mais real do clima da região, considerando-o frio e chuvoso em parte considerável do ano(não estou a dizer o ano inteiro nem nada que se pareça como é logico). As populações locais também, o Porto por exemplo era muito associado até por o carácter vitoriano e anglo-saxonico da cidade a um clima mais cinzentão, chuvoso, ou com nevoeiros.
Actualmente a coisa mudou bastante e por o que me é dado a ver as próprias populações nortenhas tendem a tentar que o clima da região se aproxime mais do clima referência neste caso Lisboeta e entram um pouco na onda dos media, achando incomum aquilo que dantes consideravam comum ou normal. Em relação aos profissionais da restauração é natural que puxem a brasa á sua sardinha e se queixem, e entrem um pouco nessa narrativa, no lugar deles talvez fizéssemos o mesmo. .
 
Última edição:

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Hoje ouvi mais uma pérola naquele canal número 4.

Vi uma reportagem ( todos os anos há uma:facepalm:) , onde se entrevistou alguns empresários da restauração ( proprietários de bares na praia) relativamente ao facto de estar a chover no Norte. Como se não fosse a coisa mais natural do mundo chover em Junho no Norte.
Ai, esses jornalistas têm que vir mais vezes ao Norte, pois parece que têm um nível de desconhecimento preocupante sobre a região mais setentrional do território português.

Em relação aos empresários da restauração, tenho más notícias para eles. É que durante o verão, o Litoral Norte vai ser várias vezes percorrido por pequenas / médias depressões ou nevoeiros/ neblinas, como sempre ocorre.

Assim, têm duas soluções: ou adaptam e dimensionam o seu negócio à medida do clima da região ou rumam para outras paragens ( mais a Sul) .

Esses jornalistas, em breve, estarão a sofrer "insolações" com as espectaculares reportagens por causa dos 40 e tal ºC no Alentejo, aquelas em que aparece sempre uma velhota vestida de preto e um velhote a dormir a sesta, alegres da vida com temperaturas tão agradáveis. Como se costuma dizer por cá: "Se está aqui calor, como é que estará em Beja" :D:lol:
@james, quanto aos empresários, venham para cá, temos calor e areia. Tragam o mar e temos tudo resolvido :malandro:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Estive a assistir à interrupção do jogo Chile x Colômbia (Copa América), devido a chuva e trovoada fortes em Chicago, e os comentadores, José Manuel Freitas e Pedro Sousa da TVI até podem perceber de futebol, mas no que toca à meteorologia é só calinadas, ainda bem que o José M. F. admitiu que não percebia rigorasamente nada de meteorologia (pelo menos sabem dizer ''condições meteorológicas''). Evidentemente que não têm de perceber mas mete alguma piada ouvir alguns comentários como:

''vêem-se os tais relâmpagos, os tais brilhos no céu''

''os norte-americanos são muito rigidos neste tipo de atividade, há sempre risco/receio de furacão'':lmao:

José M. F: ''Entretanto ainda nem sequer começou a chover, vê-se relampejar, mas a tempestade pode estar mais longe que aquilo que os meteorologistas pensam'' (com a tempestade mesmo a chegar ao estádio)

Pedro S. : ''onde revemos agora aquela imagem de satélite (imagem de radar:facepalm:) com aquela zona amarela, a ser a zona de tempestade na cidade de Chicago, mas ao que dá para perceber continua sem chover''

Pedro S: ''é uma borrasca que vem do norte, portanto é complicado''

Pedro Sousa: ''quando volta a trovejar José Manuel!'' José Manuel: ''agora é a sério'' (porque só é a sério quando a tempestade lá está mesmo em cima)

José M. F: '' Eu continuo a achar, sempre achei desde o ínicio da interrupção de que dificilmente deveria haver jogo''

Pedro Sousa: ''O olho da tempestade está mesmo agora sobre Chicago'' (sabemos que as imagens de radar têm sempre atraso, portanto o pico da tempestade já tinha começado há mais tempo)

José M. F'' Está um belo olho amarelo'' (ao ver a imagem de radar)

José M. F- '' Só não consigo entender, por que é que a organização ainda não deu conhecer a sua decisão, já se percebeu que não há condições, já se percebeu que o relvado vai ficar completamente alagado, acho eu, as condições meteorológicas, a tendência não é para melhorar, bem pelo contrário, os nossos telespectadores podem pensar que estamos a falar de cor:lmao:, mas estamos aqui com a ajuda do computador, a ver como é que estão as condições atmosféricas, e não são nada propícias ao regresso do jogo''

(Pois quanto a mim não sei que raio de condições atmosféricas estariam eles a ver, mas o que eu vi na altura pelo radar, e que provavelmente os serviços de meteorologia viram foi um enfraquecimento das células que estavam a caminho de Chicago pelo que o jogo poderia e acabou por ser reatado mais tarde, portanto acho que os comentadores estavam mesmo a falar de cor:lmao:)

Mais à frente percebeu-se que eles estavam mesmo a tentar perceber como observar as imagens de radar (que na ignorância deles eram imagens de satélite, e que nessa ignorância permaneceram)

Há mais alguns tesourinhos ao longo de todo o aparato, mas como não consigo arranjar o diálogo entre os comentadores só posso sugerir que tentem ver a gravação do jogo após o términus da 1ª parte.
 
Última edição:

Mike26

Cumulus
Registo
12 Ago 2015
Mensagens
143
Local
Rio de Mouro/Campo Grande
Estive a assistir à interrupção do jogo Chile x Colômbia (Copa América), devido a chuva e trovoada fortes em Chicago, e os comentadores, José Manuel Freitas e Pedro Sousa da TVI até podem perceber de futebol, mas no que toca à meteorologia é só calinadas, ainda bem que o José M. F. admitiu que não percebia rigorasamente nada de meteorologia (pelo menos sabem dizer ''condições meteorológicas''). Evidentemente que não têm de perceber mas mete alguma piada ouvir alguns comentários como:

''vêem-se os tais relâmpagos, os tais brilhos no céu''

''os norte-americanos são muito rigidos neste tipo de atividade, há sempre risco/receio de furacão'':lmao:

José M. F: ''Entretanto ainda nem sequer começou a chover, vê-se relampejar, mas a tempestade pode estar mais longe que aquilo que os meteorologistas pensam'' (com a tempestade mesmo a chegar ao estádio)

Pedro S. : ''onde revemos agora aquela imagem de satélite (imagem de radar:facepalm:) com aquela zona amarela, a ser a zona de tempestade na cidade de Chicago, mas ao que dá para perceber continua sem chover''

Pedro S: ''é uma borrasca que vem do norte, portanto é complicado''

Pedro Sousa: ''quando volta a trovejar José Manuel!'' José Manuel: ''agora é a sério'' (porque só é a sério quando a tempestade lá está mesmo em cima)

José M. F: '' Eu continuo a achar, sempre achei desde o ínicio da interrupção de que dificilmente deveria haver jogo''

Pedro Sousa: ''O olho da tempestade está mesmo agora sobre Chicago'' (sabemos que as imagens de radar têm sempre atraso, portanto o pico da tempestade já tinha começado há mais tempo)

José M. F'' Está um belo olho amarelo'' (ao ver a imagem de radar)

José M. F- '' Só não consigo entender, por que é que a organização ainda não deu conhecer a sua decisão, já se percebeu que não há condições, já se percebeu que o relvado vai ficar completamente alagado, acho eu, as condições meteorológicas, a tendência não é para melhorar, bem pelo contrário, os nossos telespectadores podem pensar que estamos a falar de cor, mas estamos aqui com a ajuda do computador, a ver como é que estão as condições atmosféricas, e não são nada propícias ao regresso do jogo''

(Pois quanto a mim não sei que raio de condições atmosféricas estariam eles a ver, mas o que eu vi na altura pelo radar, e que provavelmente os serviços de meteorologia viram foi um enfraquecimento das células que estavam a caminho de Chicago pelo que o jogo poderia e acabou por ser reatado mais tarde, portanto acho que os comentadores estavam mesmo a falar de cor)

Mais à frente percebeu-se que eles estavam mesmo a tentar perceber como observar as imagens de radar (que na ignorância deles eram imagens de satélite, e que nessa ignorância permaneceram)

Há mais alguns tesourinhos ao longo de todo o aparato, mas como não consigo arranjar o diálogo entre os comentadores só posso sugerir que tentem ver a gravação do jogo após o términus da 1ª parte do jogo.

Também estava a ver o jogo e também estive a acompanhar essa situação durante a madrugada. Confirmo tudo isso que acabaste de relatar @Mr. Neves :D realmente não pedimos aos jornalistas que percebam de meteorologia e de "imagens de satélite" :lol: mas o que eu acho incrível não é o facto dos jornalistas não perceberem de meteorologia (ninguém nasce ensinado), é, sim, o facto das pessoas tentarem mostrar que até sabem alguma coisa relativamente a uma determinada área que não conhecem quando, na verdade, não sabem mesmo nada. Depois acontece o que aconteceu ontem: calinadas atrás de calinadas. Eu pessoalmente, quando me encontro no meio de uma conversa sobre algo que desconheço, tento não atirar demasiados palpites para o ar, até por uma questão de tentar não fazer figura de parvo. Mas isso sou eu :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Estive a assistir à interrupção do jogo Chile x Colômbia (Copa América), devido a chuva e trovoada fortes em Chicago, e os comentadores, José Manuel Freitas e Pedro Sousa da TVI até podem perceber de futebol, mas no que toca à meteorologia é só calinadas, ainda bem que o José M. F. admitiu que não percebia rigorasamente nada de meteorologia (pelo menos sabem dizer ''condições meteorológicas''). Evidentemente que não têm de perceber mas mete alguma piada ouvir alguns comentários como:

''vêem-se os tais relâmpagos, os tais brilhos no céu''

''os norte-americanos são muito rigidos neste tipo de atividade, há sempre risco/receio de furacão'':lmao:

José M. F: ''Entretanto ainda nem sequer começou a chover, vê-se relampejar, mas a tempestade pode estar mais longe que aquilo que os meteorologistas pensam'' (com a tempestade mesmo a chegar ao estádio)

Pedro S. : ''onde revemos agora aquela imagem de satélite (imagem de radar:facepalm:) com aquela zona amarela, a ser a zona de tempestade na cidade de Chicago, mas ao que dá para perceber continua sem chover''

Pedro S: ''é uma borrasca que vem do norte, portanto é complicado''

Pedro Sousa: ''quando volta a trovejar José Manuel!'' José Manuel: ''agora é a sério'' (porque só é a sério quando a tempestade lá está mesmo em cima)

José M. F: '' Eu continuo a achar, sempre achei desde o ínicio da interrupção de que dificilmente deveria haver jogo''

Pedro Sousa: ''O olho da tempestade está mesmo agora sobre Chicago'' (sabemos que as imagens de radar têm sempre atraso, portanto o pico da tempestade já tinha começado há mais tempo)

José M. F'' Está um belo olho amarelo'' (ao ver a imagem de radar)

José M. F- '' Só não consigo entender, por que é que a organização ainda não deu conhecer a sua decisão, já se percebeu que não há condições, já se percebeu que o relvado vai ficar completamente alagado, acho eu, as condições meteorológicas, a tendência não é para melhorar, bem pelo contrário, os nossos telespectadores podem pensar que estamos a falar de cor:lmao:, mas estamos aqui com a ajuda do computador, a ver como é que estão as condições atmosféricas, e não são nada propícias ao regresso do jogo''

(Pois quanto a mim não sei que raio de condições atmosféricas estariam eles a ver, mas o que eu vi na altura pelo radar, e que provavelmente os serviços de meteorologia viram foi um enfraquecimento das células que estavam a caminho de Chicago pelo que o jogo poderia e acabou por ser reatado mais tarde, portanto acho que os comentadores estavam mesmo a falar de cor:lmao:)

Mais à frente percebeu-se que eles estavam mesmo a tentar perceber como observar as imagens de radar (que na ignorância deles eram imagens de satélite, e que nessa ignorância permaneceram)

Há mais alguns tesourinhos ao longo de todo o aparato, mas como não consigo arranjar o diálogo entre os comentadores só posso sugerir que tentem ver a gravação do jogo após o términus da 1ª parte do jogo.

Meu Deus. Ainda bem que não estava a ver o jogo.

Estive a ver os comentários disto num fórum desportivo e também li lá cada uma. Ainda vi lá a palavra ciclone e furacão. O que eu achei piada foi que a maioria dizia que não estava a chover nada demais para se interromper o jogo, e que aqui em Portugal já houve jogos com chuva mais intensa. Não existe comparação mais ridícula do que esta. Estamos a falar de um país que recebe diariamente tempestades possivelmente mortíferas, e que de um momento para o outro pode aparecer um EF4/5 e varrer tudo num abrir e fechar de olhos.

Mas a melhor da noite foi quando meteram para lá uma notícia da morte de um jogador atingido por um raio na Austrália. E não é que se sai de lá um a dizer "isso só acontece nesses países", ou seja, nos EUA e resto do mundo não. Aí fechei o PC e fui dormir. Para não falar que só um em dez sabia escrever direito a palavra meteorologia.

É uma pena que aqui em Portugal a ignorância em relação à meteorologia seja mesmo muito elevada, e é algo que afecta 90% da população. Talvez o nosso clima monótono e sempre longe de proporcionar desastres seja o grande factor que desencadeia isto. Nos EUA qualquer comentador saberia pelo menos distinguir uma imagem de satélite de uma imagem de radar, ou até mesmo interpretá-las. Mas lá está, são países diferentes com clima diferente.

Cá em Portugal, como amantes e entendedores de meteorologia seremos sempre uma minoria insignificante.
 
  • Gosto
Reactions: Mike26 e Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Lá procurei e procurei e encontrei o dito jogo no TVI player, deixo alguns intervalos do vídeo que contêm as pérolas (a negrito ficam as minhas observações/interpretações daquilo que eles deveriam estar a pensar), não quero armar-me em xico esperto, nem troçar da ignorância de ninguém, porque não sou esse tipo de pessoa e até eu próprio tenho muito a aprender na meteorolgia, mas concordo com o @Mike26 , que quando não temos conhecimento suficiente numa determinada área mais vale nos calarmos e não dizermos calinadas:

Vídeo:
http://tviplayer.iol.pt/programa/copa-americcentenario/5751afa80cf29c0e4d97d004/video/576bb9d60cf22f3ce42f03f3

1º- 1h:13m:56s / 1h:14m:06s (imagens de satélite)
2º- 1h:18m:06s / 1h:18m:40s (os norte-americanos são rígidos nesta área, há sempre risco/receio de furacão)

3º- 1h:23m:20s / 1h:24m:49s (na minha opinião não vai voltar a haver a jogo, pela imagem de satélite vê-se aquela zona amarela sobre Chicago mas não parece sequer estar a chover) - (enfim poucos segundos depois caiem gotas na câmara)

4º- 1h:24m:56s / 1h:25m:12s (é uma borrasca que vem de Norte, vai ser complicado) - (E saber analisar as imagens de radar? Ou será melhor dizer de satélite??:lmao:)

5º- 1h:29m:39s / 1h:29m:51s (são só flashes de máquinas fotográficas:maluco:) - (Coisa fraca, em Portugal também há disto e não interrompem as partidas durante tanto tempo)

6º- 1h:34m:10s / 1h:34m:45s (são só mais umas fotografias, muito embora os norte-americanos joguem sempre pelo seguro nestas condições climatéricas:D) (Os norte-americanos são uns exagerados, isto é alguma coisa de especial??)

7º- 1h:39m:20s / 1h:41m:32s (chove um bocadinho, não está muito longe) - (Mas o que é não estava muito longe?? O pico da tempestade?? Então ainda há pouco estava a trovejar a sério e agora afastou-se?)

8º- 1h:40m:50s / 1h:41m:06s (Ah agora é a sério!! E a tempestade continua perto.) (Porque até há pouco era só uma brincadeira, e só agora é que é a sério! Então e é a sério e ainda está só por perto? Então para chegar mesmo ao estádio tinha que cair um relâmpago lá dentro?)

9º- 2h:03m:55s / 2h:05m:35s (não estamos a falar de cor, estamos a observar pelo computador e não vai haver melhorias) - (Com que então não estão a falar de cor??? Vejamos o que acontece cerca de 5 minutos depois!)

10º- 2h:08m:30s / 2h:09m:54s (a tempestade já está a passar, as nossas teorias cairam por terra, é tempo de bonança) - (Então e a conversa de há pouco, para quem dizia que estava a falar com conhecimento do assunto!? O José M. F esqueceu-se completamente que disse à 1h:54m:29s(momento do vídeo) que não percebia rigorosamente nada de Meteorologia.
 
Última edição:

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Aquando de uma notícia na TVI com o habitual alarmismo sobre o mês de junho passado ter sido o mais quente a nível global (admito que não verifiquei a veracidade dessa parte), houve uma nota acerca de "em Portugal, o mês não ter ganho o ouro, mas tendo sido o 5º mais quente desde 1931". Eu, que nem estava a dar muita atenção à notícia, fiquei aparvalhado, e fui averiguar se não teriam sido os meus ouvidos ou a minha memória a trair-me. Em relação à parte auditiva, pus a emissão para trás, e constatei que a jornalista realmente o tinha dito. Em relação aos meus possíveis problemas de memória, fui ver o relatório do IPMA de junho e lá diz, tal como eu tinha uma ideia "Valores da temperatura média superiores aos registados neste mês de junho ocorreram em cerca de 20% dos anos (desde 1931).". Como é possível tamanha desinformação de modo a promover puro alarmismo?!
 
  • Gosto
Reactions: Topê

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Aquando de uma notícia na TVI com o habitual alarmismo sobre o mês de junho passado ter sido o mais quente a nível global (admito que não verifiquei a veracidade dessa parte), houve uma nota acerca de "em Portugal, o mês não ter ganho o ouro, mas tendo sido o 5º mais quente desde 1931". Eu, que nem estava a dar muita atenção à notícia, fiquei aparvalhado, e fui averiguar se não teriam sido os meus ouvidos ou a minha memória a trair-me. Em relação à parte auditiva, pus a emissão para trás, e constatei que a jornalista realmente o tinha dito. Em relação aos meus possíveis problemas de memória, fui ver o relatório do IPMA de junho e lá diz, tal como eu tinha uma ideia "Valores da temperatura média superiores aos registados neste mês de junho ocorreram em cerca de 20% dos anos (desde 1931).". Como é possível tamanha desinformação de modo a promover puro alarmismo?!

É uma mistura de alarmismo, falta de noticias e culto do aquecimento global.
O mais grave disto tudo é profissionais do IPMA alinharem nesta desinformação.
Vi a reportagem e o que me chocou foi o meteorologista do IPMA afirmar que a meio do ano vamos a meio de bater o record de temperatura do ano de 2015, sendo que claramente olhando para o 1º semestre do ano verificamos que os meses foram quase todos ou metade dentro ou ligeiramente abaixo da média.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Tivemos 4 meses consecutivos com temperaturas dentro ou abaixo da média e precipitação acima do normal. Mas o que interessa é realçar que Junho teve uma temperatura acima da média.

E depois ainda dizem que não há orquestração e encenação de notícias acerca do aquecimento global. A mim já não me apanham... :lmao:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
A previsão de tempo muito quente para daqui a 10 dias lançadas pelo ECM mas não tanto por o GFS já são uma certeza absoluta? é que a sicnoticias já dá isso como quase garantido, noticiando máximas de 40 para Lisboa e 37 para o Porto.
Outra questão um meteorologista do IPMA na sicnoticias indicou que em Julho foi batida temperatura mais elevada do mês de Julho desde que existem registos( também não é um fenómeno na minha opinião tão fora de série, não foram batidos recordes anuais mas sim mensais), depois a jornalista refere que este mês de Julho será o mais quente dos últimos 80 anos,o meteorologista não a desmente, acham isto possível?
É interessante que durante varios meses com temperaturas dentro e abaixo da média, não se ouviu um único meteorologistas nas tvs que eu tivesse dado conta.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
O meteorologista do IPMA referiu na sic-noticias mais ou menos isto, que a dois dias do fim do mês, pode adiantar que o mês de Julho registou a maior temperatura das temperaturas máximas dos últimos 86 anos :huh: o que é que isto significa? média das máximas mais alta? recorde da temperatura máxima? Sinceramente não se entende é que mesmo sem dados a sic-noticias está abrir um noticiário e nem se percebe bem que recordes ou record se está a bater? mês mais quente de sempre Julho? ou com as médias das máximas mais altas? Ainda sem relatórios?Vou falar de cor e como tanto é valorizado, hoje em dia por aquilo que acho que é, sinceramente este Julho foi quente especialmente a 2ª quinzena, não foi fresco, não tivemos um período fresco sequer, muito menos húmido, mas sinceramente acho que recordo-me e já tive Julhos bem mais penosos a nível de calor que este.