Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Local
Aveiras de Cima / Gradil (Mafra)
Estava a ver a SIC notícias às 13h41, quando o jornalista a mostrar inundações em Espanha, descreve mais o menos o seguinte: "A culpa é da depressão DANA, que surge muitas vezes em Espanha".

É o mesmo que afirmar que em Portugal, a depressão "DINA" aparece algumas vezes todos os anos.

DANA - espanhol "depresión aislada en niveles altos"
DINA - português "depressão isolada em níveis altos", ou "gota fria"

Eu ontem ouvi, não me recordo em que canal, a dizer que a culpa foi da tempestade Dana...

Essa da tempestade/depressão Dana já é recorrente... :facepalm:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Local
Cabanas - Palmela (75m)

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Pois eu ouvi hoje no jornal da uma na TVI a jornalista a falar que este calor é causado pelo furacão Ernesto e, também, se referiu ao centro da tempestade como o epicentro do furacão.... :rolleyes:

Se puderem puxem a emissão atrás, foi perto do fim sensivelmente.

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Pois eu ouvi hoje no jornal da uma na TVI a jornalista a falar que este calor é causado pelo furacão Ernesto e, também, se referiu ao centro da tempestade como o epicentro do furacão.... :rolleyes:
Ena, tanto disparate junto! :winner::huhlmao:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
:facepalm:
:scared:

Essa é mesmo assustadoramente muito má...

A propósito, só no dia 20 é que o Ernesto aparece lá longe no teatro do Atlântico a estas latitudes, e provavelmente já como extra ou sub-tropical (irá juntar-se à depressão nas ilhas britânicas).
MetOffice_20240815_0820-12h_T+120.gif

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Consegui ver a hora exata, coloquem o jornal da uma da TVI de hoje e vão até às 13:26h, a jornalista diz concertamente que "o calor que se sente por estes dias está a ser empurrado para Portugal pelo furacão Ernesto" e pouco depois fala no "epicentro" da tempestade. :facepalm:

Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Local
Arronches / Lisboa

Não sei onde vão buscar a informação, mas pelo menos que a explicassem como deve de ser e não só com o objetivo de dramatizar tudo. A existência de atividade tropical tem impacto no fortalecimento do anticiclone e como consequência provoca tempo mais quente por cá, mas claramente não existe impacto direto do furacão até porque está do outro lado do oceano. :facepalm:
Isso estaria correto se houvesse uma sinóptica idêntica a 2017 com a passagem do furacão Ophelia, algo que não se verifica e se dispensa totalmente.

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Não sei onde vão buscar a informação, mas pelo menos que a explicassem como deve de ser e não só com o objetivo de dramatizar tudo. A existência de atividade tropical tem impacto no fortalecimento do anticiclone e como consequência provoca tempo mais quente por cá, mas claramente não existe impacto direto do furacão até porque está do outro lado do oceano. :facepalm:
Isso estaria correto se houvesse uma sinóptica idêntica a 2017 com a passagem do furacão Ophelia, algo que não se verifica e se dispensa totalmente.
Foram buscar aqui ;)
A "Fonte" dessa noticia do calor e do Ernesto:
https://lusometeo.com/analise-meteorologica/furacao-ernesto-19117/

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Local
Aveiras de Cima / Gradil (Mafra)

É cada disparate... :facepalm:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Local
Olhão (24 m)
Ernesto cuspiu fogo, ontem em Olhão. :D