Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Alguém fez asneirada e republicou a notícia. Se repararem há comentários à mesma com mais de 20 dias. Ou seja, isto diz respeito a uma outra situação. Provavelmente a notícia não está errada, está é desfasada :p

De qualquer das formas é um erro grave, que leva a uma descredibilização da ciência que é a meteorologia. :facepalm:
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Acho piada a estas notícias...

O canal francês Météo garantiu que o Verão vai chegar ao continente europeu nos meses de Setembro e Outubro, algo que não acontecia há dois séculos…

Segundo o Météo, há 70% de probabilidades do calor não chegar no Verão, mas apenas em Setembro e Outubro.

O canal garante que este Verão será o mais «húmido e frio» dos últimos 200 anos.

O Météo refere que os momentos de calor serão curtos, tudo devido ao prolongado Inverno que tivemos, o que provocou um arrefecimento das águas dos mares.


http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=635968
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
JN: Verão de 2013 será o mais frio dos últimos 200 anos

O calor do verão só chegará à Europa nos meses de setembro e outubro, segundo o canal francês "Météo". As previsões apontam para um dos verões mais frios dos últimos 200 anos.


O canal de meteorologia francês assegura que o verão de 2013 tem 70% de probabilidades de não existir, já que o calor só deverá aparecer nos meses de setembro e outubro, que serão os mais quentes e com mais radiação solar.

As previsões do "Météo" apontam para temperaturas baixas e elevada humidade na Europa até ao final de agosto. O calor poderá aparecer apenas pontualmente e em curtos períodos.

O relatório do canal francês vaticina, ainda, que em 2013, no verão, as temperaturas poderão cair, em média, um a três graus na Península Ibérica e haverá também precipitação, durante o verão.

Caso se cumpram as previsões, a Europa Ocidental, Portugal incluído, terá o pior verão desde 1816, há 197 anos, graças ao inverno tardio, que baixou as temperaturas da água do mar. A pouca atividade solar registada nos últimos meses também poderá estar na origem deste verão.

Recorde-se que em 1816, conhecido como "o ano sem verão" ou o "ano da pobreza", o vulcão Tambora, na Indonésia, lançou uma coluna de fumo tão densa que propiciou uma descida das temperaturas em metade do planeta.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=654881&tm=8&layout=123&visual=61


Verão mais frio e mais húmido será consequência da poluição e da inclinação do eixo da Terra

A Europa ocidental pode assistir a um verão pouco quente, um cenário diferente face aos últimos 200 anos.

Nem o tempo anima os portugueses, com as informações de que só em setembro e outubro haverá dias de sol a lembrar o verão.

Os modelos de previsão meteorológica apontam para o pior verão dos últimos 200 anos, com chuva e tempo mais frio do que o habitual nesta época.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Isto cada um arranja justificações diferentes para os "sintomas" terrestres. O Sr. Anthímio ao que parece é fã do desvio na inclinação do eixo terrestre para tudo o que é alterações, mesmo que pequeníssimas, à média dos registos meteorológicos (temperatura, precipitação, entre outros).



http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=654881&tm=8&layout=123&visual=61


Verão mais frio e mais húmido será consequência da poluição e da inclinação do eixo da Terra

A Europa ocidental pode assistir a um verão pouco quente, um cenário diferente face aos últimos 200 anos.

Nem o tempo anima os portugueses, com as informações de que só em setembro e outubro haverá dias de sol a lembrar o verão.

Os modelos de previsão meteorológica apontam para o pior verão dos últimos 200 anos, com chuva e tempo mais frio do que o habitual nesta época.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Já à algum tempo que ando para escrever sobre isto . Como habitante do Minho , sinto -me discriminado " meteorológicamente " pela comunicação social .
Farto -me ver na tv , rádio e jornais que somos um país de sol e calor , que em Portugal está sempre sol , se está fresco em maio ou chove mais de uma semana é uma anormalidade . . . Mas aonde ? No Minho não é de certeza . . .


Apesa de gostar de tempo mais chuvoso , nada tenho contra o sol e o calor , até porque vou passar férias no Algarve todos os anos , mas não vamos generalizar o clima , cada região tem o seu próprio clima e em Portugal os média falam da meteorologia como em todo o país tivesse o clima do Sul .

Na minha opinião este é um dos nossos maiores tesourinhos deprimentes estruturais .

Aliás , aconteceu à uns anos comigo um caso paradigmático . Vivíamos na altura um outubro chuvoso , normal cá no Minho , ia eu a viajar de comboio e uma turista grega interpelou - me sobre se era normal chover cá no outono . Eu disse que sim , no noroeste de Portugal era normal , mas se ela fosse ao Algarve era diferente , se calhar ainda podia ir para a praia , eu próprio já tinha lá estado na praia em outubro .

Ela ficou muito espantada e disse que se sentia enganada pela agência de viagens porque lhe tinham dito que em Portugal estava sempre sol e calor em qualquer sítio .
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
É pior do que isso...nas agencias de viagens só falam exclusivamente do clima de Lisboa e Faro...só!

Não falam das noites frias, mesmo geladas que temos no interior até no Verão, não falam no nevoeiro e na nortada forte e fria que há em praticamente todo o litoral, não falam de que no NW pode chover a qualquer altura do ano praticamente...

Os únicos pontos de PT continental que estão bem representados são Lisboa-Estoril e Faro e talvez uma ou outra porção do litoral do sotavento Algarvio, ou da região de Setúbal.

A tal ideia dos Verões longos e quentes e soalheiros, dos Invernos com muito sol e amenos...das chuvas de caracter mais esporádico do que continuo..só se aplica no máximo a 10-20% do território :lmao::lmao:

A minha mae trabalha na TAP e eu sempre que vem cá alguém amigo dela e por acaso fala-se do tempo digo sempre que para tempo de verão/praia cá os melhores meses são de meados de Julho a meados de Outubro, o resto do ano é sempre muito variável, e só nesses meses há mais hipóteses de ter a agua do mar mais morninha, sol, menos vento e mais calor...de resto, até muitas vezes digo que temos um clima muito estranho, completamente diferente do resto da Europa...e a malta fica WTF!...hehehe
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)