Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Ontem deu na TVI que Bragança é a cidade onde mais chove em Portugal, 1 em cada 3 dias é de chuva. :rolleyes:

Falando só em Portugal Continental, eu pensava que eram as cidades do Minho, como Braga, Viana, mas pelos vistos é Bragança... :unsure:

Na altura vi na TVI a reportagem, mas não encontrava o vídeo, cá fica:

kl58StY.jpeg

Video aqui:

Que informação tão estranha. Bragança até podia ser daquelas cidades em que chove um pouco vários dias, mesmo com acumulados reduzidos, mas também não é o caso.
Vendo as normais, Portalegre por exemplo tem um número de dias de chuva semelhante a Bragança (124 dias). A Comunicação Social às vezes gosta de inventar, pois não é necessário grandes conhecimentos para saber que é no Litoral Norte que ficam as cidades com mais dias de chuva. Braga em média tem 189 dias de chuva por ano e o Porto 170 dias.
Eles referem a informação do Pordata, se o site indicar isso está completamente errado, mas tenho dúvidas.

Que informação tão estranha. Bragança até podia ser daquelas cidades em que chove um pouco vários dias, mesmo com acumulados reduzidos, mas também não é o caso.
Vendo as normais, Portalegre por exemplo tem um número de dias de chuva semelhante a Bragança (124 dias). A Comunicação Social às vezes gosta de inventar, pois não é necessário grandes conhecimentos para saber que é no Litoral Norte que ficam as cidades com mais dias de chuva. Braga em média tem 189 dias de chuva por ano e o Porto 170 dias.
Eles referem a informação do Pordata, se o site indicar isso está completamente errado, mas tenho dúvidas.
Tambem nao sei onde foram buscar os dados. O que encontrei no site da Pordata é o numero de dias sem chuva. Mas mesmo esses dados nao mostram Braganca como a regiao com mais chuva (ou menos dias sem chuva)

Mas onde é que eles foram buscar essa ideia? :huh:
Dando uma pequena olhadela à ficha climatológica mostra que tem 86 dias em média com pelo menos 1mm (se é que isso se considere sequer "um dia de chuva") o que ainda está um pouco longe de 33% do ano.
Isto deve ser tipo aquele sentimento que em Inglaterra "está sempre a chover". :D
Em Albufeira, chove todas as noites.:D

Alguém vá ajudar a pessoa aquilo é o tufão que vem amanhã. :D

Última edição:
Vem aí uma pequena onda de calor de 2/3 dias, e eu pensava que apenas existia o termo onda de calor, segundo o IPMA, com 6 dias ou mais consecutivos e temperaturas 5ºc acima da média para o período de referência.

É como os mini tornados, agora temos pequenas ondas de calor :calor:

1752566576726.webp

1752566605797.webp

Há também as verdadeiras e falsas ondas de calor :unsure:

1752566636181.webp

É como os mini tornados, agora temos pequenas ondas de calor
Definição de "pequena onda de calor": um bocadinho quente, mas não excessivo, e durante apenas dois ou três dias. :lmao:
Esqueçam as definições esquisitas de 5ºC acima do normal e seis dias, isso é um exagero, essa é uma onda de "calor mais abrasador" a qual, como o nome indica, dá para fazer churrasco ao ar livre sem precisar de brasas.

Vem aí uma pequena onda de calor de 2/3 dias, e eu pensava que apenas existia o termo onda de calor, segundo o IPMA, com 6 dias ou mais consecutivos e temperaturas 5ºc acima da média para o período de referência.

É como os mini tornados, agora temos pequenas ondas de calor :calor:

Ver anexo 24079

Ver anexo 24080

Há também as verdadeiras e falsas ondas de calor :unsure:

Ver anexo 24081

É uma ondinha. Fui eu que baptizei!