Teste ao sismometro junto à Lagoa do Congro

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Boas..

A principal razão de ter escolhido os geofonos a outros tipos de sensores, foi pelo seu tamanho e peso, posso transportar muito facilmente e fazer uns testes. Hoje fiz um pequeno teste de uns míseros 20mnts (é véspera de Natal ainda por cima andei perdido nas canadas:lol:) ao pé da Lagoa do Congro (S.Miguel-Açores).

Escolhi esta zona, pois segundo o CVARG "Actividade sísmica na região Fogo-Congro (S. Miguel) mantém-se ligeiramente acima do normal":


Bola azul foi onde estive.


Vista para a Lagoa do Congro

Não arranjei nada para fazer um buraco na terra, só consegui enterrar os pins da caixa dos geofonos. (O pormenor do estrume de vaca ao lado:D)



Resultados dos 20mnts (Geofono Vertical):


Teste: bati com o pé no chão a 15mtrs para confirmar se estava tudo ok.
Jipe/Carro/Carrinha: Infelizmente não afastei o sismometro suficiente da estrada.

1 Não houve um carro que passa-se nesse momento, e o que diferencia do registo dos carros é a forma como inicia, enquanto num carro nota-se perfeitamente o carro a aproximar-se, neste registo, o movimento inicia de forma abrupta. Não senti nem ouvi nada, mas estava dentro do carro a ouvir música.




2
Este registo foi mesmo muito fraco, consegue-se ver que tem um aspecto semelhante ao 1.


Da três uma:
Ou tive mt sorte para conseguir registar um evento em excelentes condições num espaço de tempo tão curto.
Ou realmente está a haver muita actividade sísmica na zona mas com uma magnitude muito reduzida.
Ou aquilo não é um sismo.

Vou ficar à espera para ver se actualizam a lista de sismos. Quando tiver oportunidade, hei-de fazer mais testes de campo :)

Qualquer opinião, sugestão é bem vinda!
 


fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Até agora não vi erros que pudessem ser confundidos com um sismo, dos muitos testes que já fiz, quando o conversor analógico-digital tem um erro retorna o resultado a 0 ou ao máximo da resolução (8milhões). Erros do sensor não acredito que haja de forma a ser confundido com um sismo, se houver pode ser um pico, mas picos variáveis durante vários segundos nunca vi.

Eu tenho quase a certeza que aquilo foi um sismo com um epicentro muito próximo de mim..a frequencia do registo 1 anda à volta dos 4/5Hz, enquanto o registo dos carros anda à volta dos 10/15Hz.

Mas se nem o IM/CVARG indicarem um sismo a aquela hora, vou tentar contactar o CVARG para confirmar se foi um sismo ou não. Eu tb tou desconfiado com a sorte que tive de passado 5mnts de ter ligado o sistema ter registado alguma coisa..
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
No sábado fiz mais um teste, desta vez no Monte Escuro (37,7845 -25,4385):








Acho que na estação meteorológica está instalado um sismometro, mas não tenho acesso aos dados.
Do outro lado do monte em direcção ao trilho Fogo-Vila Franca há uma pedreira, estão a destruir o monte:angry:

Plot..

Não tive tanta sorte como da primeira vez, estava muito vento de Norte e havia uma estrada a cerca de 60m, que apesar de ser uma zona muito isolada possivelmente passou algum carro durante esse período..mas como não via, não consigo confirmar.

Não consegui extrair nada que parecesse um sismo, acho que todos os movimentos registados deve-se ao vento ou a algum carro. O "ignorar" foi quando tive que aproximar-me do sensor.

Deixo aqui o ficheiro sac para quem quiser analisar..o melhor freeware para analisar os dados é o SeisGram2K

http://dl.dropbox.com/u/15802004/monte_escuro_14_01_2012.sac

Proxima tentativa será ou nas Lombadas, Lagos ou na zona da Lagoa do Congro..um dia destes :)
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Vou continuar neste tópico alguns registos de sismos, no outro tópico "Construir um sismometro" fica para quem tiver interessado em fazer um sistema..

Lá de vez em quando encontro algo no plot muito semelhante a um sismo, mas como o IM não informa todos os sismos nos Açores, não tenho confirmação oficial. Ontem tive um registo às 12:59 e hoje à 13h tive dois registos seguidos (com 2 minutos de diferença!), como estes 3 eventos foram registados à hora do meio dia tenho muito ruído (quase que não se vê no plot)..mas com filtros consigo retirar isto:



Foram dois registos muito fracos, a estação CMLA tambem tem estes dois registos, por isso devem ser sismos..a sua localização não faço a minima, talvez na zona do Fogo-Congro?
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Sismos com hora marcada? Desde o dia 26 de Janeiro que registei 4 sismos sempre à mesma hora: 13h (mais minuto, menos minuto)

26 de Janeiro
26012012.png


2 de Fevereiro


A estação sismica CMLA tb registou estes 4 eventos.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Como é que construo um geofone?
O que preciso de comprar e quando custa?

Por outro lado, se quiser comprar um ou um sismográfo, quando custa e onde posso comprar online?

Como vivo na Islandia é um sitio excelente para começar um hobbie assim...
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Não sei te dizer como se faz um geofono, mas por curiosidade hoje à tarde contactei um sujeito italiano que faz parte de uma rede sísmica amadora e que usam geofonos caseiros de 1Hz e 2Hz..assim que ele responder-me posso dizer alguma coisa..mas acredito que seja algo complicado de construir e obter bons resultados.

Mas os geofonos que uso são bons e muito baratos, é um conjunto de 3 geofonos (Norte-Sul; Este-Oeste; Vertical), L15B 4.5Hz Geophones Mark Products.

Deixo aqui algumas infos para quem quiser ter um sistema (uma rede sísmica amadora nacional, alguem interessado? :lol: )

Basicamente precisas de:
-Sensor
-Board amplificadora/Filtro
-Board conversora analógico para digital.
-Software

Sensor:
Como na Islândia tens muitos sismos, podes usar os Geofonos de 4.5Hz, pois são sensores de curto período (>1Hz), irá registar bem sismos locais e regionais onde a frequência dos sismos é à volta de 1Hz~10Hz. Se tiveres interessado em registar sismos telesismicos (>M6 no mundo inteiro), precisas de um sensor de Longo Período e o mais simples de se fazer é um "Lehman" (estou a pensar fazer um no próximo mês). Um Geofono de 4.5Hz apenas irá registar a onda P de eventos telesismicos, não irás receber a onda S nem a onda de superfície. Mas se queres um sensor portátil para fazeres uns testes de campo, os Geofonos são feitos mesmo para isso.

Onde comprar?
Geofonos 4.5Hz:
http://psn.quake.net/geophone/index.html (comprei aqui os meus geofonos ~100€ c/ portes para os Açores)

Lehman:
http://www.mindsetsonline.co.uk/product_info.php?products_id=9047 (Tb podes adquirir a board amp/filtro e conversora)
ou então o Volksmeter
http://www.rllinstruments.com/

Board Amplificadora/Filtro

É neste campo que tenho batalhado para perceber o melhor circuito, fiz a minha própria board por motivos financeiros, mas se tivesse oportunidade iria sem dúvida para esta board.
http://psn.quake.net/eqamp.html

Board conversora analógico para digital
Mais uma vez se pudesse ia para o mesmo sujeito que faz as boards amplificadoras/filtro
http://psn.quake.net/serialatod.html


Software

Para fazer log em plot 24h
Se escolheres as boards do site PSN.Quake.net, vais usar o software WinSDR (gratuito)..que é provavelmente dos melhores softwares para fins pessoais/amadores.

Se escolheres a "minha" board (baseado no circuito Infiltec 4.5), podes usar o AmaSeis (gratuito, 100% compatível) ou o JamaSeis (gratuito, irá ser lançado dentro de uns meses).

Analizar eventos
WinQuake (pago 30$us)
SeisGram2K (gratuito, é o melhor).

Se escolheres tudo do site PSN.Quake (é só montar e registar):
110$ geofonos
190$ board amp/filtro
180$ board A/D 3 canais
480$ + portes

Como podes ver o mais dificil e o que custa mais são as placas amplificadoras/filtro e A/D. Se tiveres interessado na forma mais económica, podes fazer como eu, comprei o conjunto de 3 geofonos e mandei fazer uma placa para apenas um geofono (vou pedir este mês para os outros canais)..os resultados não são tão bons como as boards do PSN.Quake..mas enquanto a minha board é um conjunto de amp/filtro/AD por apenas 30€/canal, as do PSN.Quake são 300€/3 canais. Mas quando puder compro o sistema completo do site PSN.Quake.

Outro exemplo é o custo de um sistema completo Lehman+minha board, contas muito por alto, por volta de 70€ já se tem um sistema completo a receber sismos.


Se quiseres ser mais profissional, compras um sensor da Guralp, Lennarts, GeoSpace, mais o equipamento electrónico, mas com um custo :shocking:.

Qualquer dúvida estás à vontade :)
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
2.0 - Fogo


O estranho é que registei muito pouco este sismo, enquanto os outros desconhecidos referidos em cima tem uma amplitude maior do que este e se a estação CMLA registou muito melhor este sismo do que os outros, fiquei com a dúvida onde foi o epicentro dos outros sismos? Só se por algum motivo não consegui registar bem este sismo:huh:
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores


No dia 10, tive mais dois registos por volta da 13h (12h Açores)..em baixo tem o registo destes dois eventos na estação CMLA a 12km. Como disse antes, é muito estranho estes eventos pois acontecem +- à mesma hora..até agora não tenho confirmação se isto são sismos. Talvez provocados pelo homem?
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Quase 3 meses depois consegui confirmar o sismo (Ml1.4) que registei ao pé da Lagoa do Congro no dia 24 de Dezembro (primeiro post) :)

De acordo com o boletim sísmico do IM de Dezembro:
24-12-2011 17:11:36.4 37.804°N 25.435°W 8 1.4 ml Congro (S. Miguel)

Tive a cerca de 6km do evento, reparei que tb tive uma sorte desgraçada, pois entre 12 horas foi o único sismo na zona, mas se tivesse ficado lá mais 20mnts registava outro:lol: