Teste ao sismometro junto à Lagoa do Congro



fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Estive aí perto no sabado;)

Se tiveste na zona do Monte Escuro à tarde de repente nos cruzamos :)

Aproveito para deixar o registo do sismo 7.4 no México (7700km), foi o primeiro evento telesismico que registei de forma completa (ondas P, S e de superfície), isto no geofono de 1Hz.

 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Boas.

Tive a fazer uns cálculos muito por alto para compreender a sensibilidade do meu sistema, como previa, o ruído é o que limita a sensibilidade, basicamente tenho dois tipos de ruído:

-Natural: ondulação, vento.
-Artificial: carros, pessoas, etc etc.

Consigo obter os melhores resultados à noite (a partir +-00h) até às 7 da manhã, num dia de tempo muito estável. Os piores resultados acontecem em dias de instabilidade durante um dia de trabalho (como hoje).

Para eventos locais, em condições perfeitas, consigo registar sismos a partir de (na teoria):
20km - Ml1.2
40km - Ml1.7
80km - Ml2.2
100km - Ml2.3
200km - Ml2.8

Em condições de muito ruído:
20km - Ml2.0
40km - Ml2.5
80km - Ml3.0
100km - Ml3.1
200km - Ml3.6

Extremos:
Mínimo - epicentro a 1km Ml0.2
Máximo - epicentro a 20km Ml3.8 | 50km Ml4.5 | 100km Ml4.9

Eventos telesísmicos, apenas a partir de 6.2 (depende da localização, etc etc).

Preciso mesmo de arranjar um sitio mais calmo para o geofono:lol:
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Sismo registado à cerca de 1h. mb 4.4, +-700km Norte dos Açores.
http://www.emsc-csem.org/Earthquake/earthquake.php?id=273955#summary

mb44northatlantic170620.png
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Depois de mais um "registo suspeito à mesma hora", fui ao Observatório Afonso Chaves (IM) em Ponta Delgada (aproveitei para esclarecer umas dúvidas:)), perguntar se sabiam a origem destes registos, informaram-me que tratava-se de rebentamentos de pedreiras.

Existe duas pedreiras (uma próxima da outra) a cerca de 8km do meu sistema, pelo que disseram-me uma costuma fazer rebentamentos pouco antes do meio dia e a outra pouco depois do meio dia.

Mistério resolvido:D
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Este registo às 4 da manhã é mais um grande mistério..

12102012.png


Quando vi o registo, pensei logo que fosse a onda P de um grande sismo..mas o único sismo de grande magnitude durante a noite foi às 00.31h e registei essa onda P uns 20mnts depois.

A estação sísmica a 10km de mim, tb tem este registo.

:confused:
 

girassol

Cirrus
Registo
24 Ago 2010
Mensagens
10
Local
Lisboa
Boas!

Costumo acompanhar este tópico pois é de uma matéria que me interessa bastante e deixa-me desde já dar-te os meus parabéns pelo projecto!

Houve um sismo que pode ter causado esse registo. Eu não sou entendido na matéria assumo já!

Ilhas Bonin - Japão
Magnitude: 4.6
Profundidade: 500km
http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/recenteqsww/Quakes/usb000d4v5.php#details

Tempo estimado das ondas P
http://neic.usgs.gov/neis/bulletin/neic_b000d4v5_t.html

Cumps :thumbsup:

EDIT: Fiquei na dúvida com que hora estava o sismograma e já vi que é UTC, assumi que fosse GMT, assim não há diferença horária. Mesmo assim os minutos não batiam certo.
Não podia ter sido este sismo, e nem mesmo o seguinte no Equador pois foi ás 4h31.

Pelo gráfico parece mesmo um sismo pois a intensidade começa com um pico mais elevado, ou uma explosão mas a essa hora é um pouco estranho...

A hora que está registada está correcta?
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Boas!

Costumo acompanhar este tópico pois é de uma matéria que me interessa bastante e deixa-me desde já dar-te os meus parabéns pelo projecto!

Houve um sismo que pode ter causado esse registo. Eu não sou entendido na matéria assumo já!

Ilhas Bonin - Japão
Magnitude: 4.6
Profundidade: 500km
http://earthquake.usgs.gov/earthquak...v5.php#details

Tempo estimado das ondas P
http://neic.usgs.gov/neis/bulletin/neic_b000d4v5_t.html

Cumps

EDIT: Fiquei na dúvida com que hora estava o sismograma e já vi que é UTC, assumi que fosse GMT, assim não há diferença horária. Mesmo assim os minutos não batiam certo.
Não podia ter sido este sismo, e nem mesmo o seguinte no Equador pois foi ás 4h31.

Pelo gráfico parece mesmo um sismo pois a intensidade começa com um pico mais elevado, ou uma explosão mas a essa hora é um pouco estranho...

A hora que está registada está correcta?


Boas.

Ao que parece foi um sismo Ml1.8 no Fogo-Congro!

http://www.cvarg.azores.gov.pt/geologia-acores/actividade-sismica/Paginas/default.aspx

Mas a verdade é que foi um registo estranho, que nem consigo perceber onde se encontra a onda S. Tb pensei que fosse algum tipo de explosão, pois as explosões que registo são sempre uns registos meios estranhos (como a que registei à cerca de 40mnts), mas às 4 da matina era dificil ser uma explosão:lol:

Mas uma coisa descobri, tenho as horas do plot desactualizadas..registei a onda P às 04.11:04.2, a estação sísmica CMLA que se encontra mais próxima do epicentro foi às 04.11:07..por isso pensei que o epicentro do evento fosse mais para o meu lado do que da estação CMLA.

Uma forma simples de calculares o tempo de chegada das ondas (P e S apenas), é indo a este site www.wpsmap.com , na tabela, encontras o sismo que desejas calcular, na coluna Time Travel clicas em "Add to Map"..e vai aparecer dois marcadores, arrastas um para o local que quiseres.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Isto vai em jeito de blog :)

Desde que tive conhecimento do Raspberry Pi, que tive interesse em usar um para este projecto pelas suas dimensões, baixo consumo energético e custo. Finalmente concretizei essa ideia :)

n5cc.jpg

Lado esquerdo - Arduino, OP-Amp, ADC
Centro - Geofono de 4.5Hz horizontal
Direito - Raspberry Pi.

Tudo muito improvisado e ruidoso, ainda não consegui arranjar uma caixa estanque maior, por isso está tudo atafulhado.

Apenas estou a usar à uma semana e meia, até agora acho tudo muito estável. Os dados são guardados no Raspberry PI em binário seguindo o formato do software que uso (AmaSeis), tenho um script que copia, retira bytes de um lado para o outro de forma que o formato seja o correcto, depois são enviados para o meu servidor web e finalmente são recebidos no meu servidor em casa para aceder aos dados.
O Arduino no sistema é um extra, pois o Raspberry Pi pode perfeitamente ler os dados do ADC, mas ainda não tive tempo (e paciência..) para converter a biblioteca do Arduino para Python.

Da forma que estou a usar, estou dependente de um sistema windows para poder gerar plots (imagens de dados), experimentei algumas formas para tornar o Raspberry "independente", em que através do raspberry poderia aceder aos dados e gerar os plots..experimentei o SeisGram2K e OBSpy, o SeisGram2K abre os dados e aplica filtros a uma velocidade bem aceitável (em SAC), já o OBSpy (plataforma Python), leva cerca de 15 segundos para gerar um plot de 160kb (10 minutos em ASCII), gerar um plot de 24h iria levar...muito tempo! Por enquanto vou manter rasp + servidor web + portátil e vou experimentar várias formas de criar plots/aceder a dados.

wbst.png


Printscreen do Raspberry Pi (Raspbian). O espectograma a mostrar a quantidade de ruído electrónico que tenho :lol:

dtss.jpg

Plot 24h com um sismo registado ontem às 16:43.
 
  • Gosto
Reactions: Scan_Ferr

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Mudei o meu sistema todo para Linux pois tem muitas mais vantagens do que usar Windows. A ideia agora é instalar mais um sensor na ilha de S.Miguel (se possível em zonas sísmicas de interesse), guardar tudo no servidor Linux, criar plots, criar uma biblioteca de dados e partilhar os dados em tempo quase real (com algum delay).

A minha primeira investida vai ser para os lados das Furnas.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
E dois meses depois acho que já atinei mais ou menos com uma forma de ter vários sensores e poder visualizá-los em simultâneo em tempo quase real :)

Os sistemas independentes não tem GPS e ainda não adicionei um relógio aos raspberry pi, as horas são actualizadas pela internet, por vezes não estão 100% correctas.

Cima-Geofone de 1Hz vertical
Baixo-Geofone de 4.5Hz vertical
oz6u.png


O geofone de 4.5Hz está em testes para ser instalado algures em S.Miguel, mas encontrar um sítio com baixo ruído, numa zona de interesse sísmico, com acesso à internet, não é muito fácil. Tinha preferência: 1º Lagoa do Congro/Monte Escuro (Zona inabitada, mas de maior interesse), 2º Furnas (eventualmente registar sismos <Ml1 da zona vulcânica das Furnas), 3º Sete Cidades (sismicidade local praticamente nula, mas mais próximo de registar sismos da Fossa Hirondelle).