"Tornado de fogo" no Brasil

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,489
Local
Maceda (Ovar)
Ora vejam lá isto:

[ame="http://videos.sapo.pt/qIGs5wkZV1ap35S1OiWy"]Tornado de fogo no Brasil - SAPO Vídeos[/ame]

Nunca tinha visto nada parecido...
 


Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Ui....
hehehehe
Esta é que esta engraçada sim...
Terá sido o calor do fogo com a temperatura do ar mais baixa que terá provocado a propria baixa pressão???!!!
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Foto de incêndio na Pampilhosa em 2005

mtm3io.jpg
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Ui....
hehehehe
Esta é que esta engraçada sim...
Terá sido o calor do fogo com a temperatura do ar mais baixa que terá provocado a propria baixa pressão???!!!

Onde há fogo, há corrente de ar, normal! Para se gerar um redemoinho assim bastam 2 correntes de ar em sentidos opostos na direcção da baixa pressão local!

Como todos sabemos o calor do fogo, eleva o ar, pois fica menos denso deixando para trás uma pequena baixa pressão. O sentido de deslocamento do ar é bem visível se observarmos as chamas, pois trata-se de ar ionizado a uma dada energia que nos permite observar na faixa de frequência do vermelho ao amarelo, simples!

Ora para preencher o vazio gerado, corre vento naquela direcção, podendo então inclusive gerar redemoinhos como pudemos constatar.
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Felizmente , devido a minha profissão já tive um privilegio de assistir a alguns ao vivo , de certa forma de uma rara beleza , mas também de um grande perigo para quem se encontra perto;)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,499
Local
Bragança (675m)

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Valores de humidade relativa semelhantes ao do deserto do Sahara são relativamente vulgares no nosso país em alguns episódios durante o Verão.

Não sei que valores são os normais no Sahara, mas o registo mais baixo de humidade relativa do ar registado pelo meu higrómetro neste mês de Agosto foi de 10%, aliás hoje mesmo o valor mínimo foi de 13%. (e eu moro a 70 mts do rio Fervença, como sabes:thumbsup:)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,499
Local
Bragança (675m)
Não sei que valores são os normais no Sahara, mas o registo mais baixo de humidade relativa do ar registado pelo meu higrómetro neste mês de Agosto foi de 10%, aliás hoje mesmo o valor mínimo foi de 13%. (e eu moro a 70 mts do rio Fervença, como sabes:thumbsup:)

Sim, valores de humidade relativa de 10% ou até inferiores não são assim tão invulgares em várias estações meteorológicas do nosso país.
 

Fábio Silva

Cirrus
Registo
14 Abr 2010
Mensagens
37
Local
Camarate & Torres Vedras
"O "efeito chaminé" nos incêndios florestais, causa de várias mortes em Portugal no Verão de 2003, já foi explicado este ano a 200 bombeiros em cursos de formação, revelou hoje o investigador Xavier Viegas.

Trata-se do "comportamento eruptivo" do fogo, que, ao propagar -se em zonas montanhosas, "ele próprio causa vento" e em condições de elevada temperatura e baixa humidade, ganha uma "rápida aceleração", aumentando o efeito devastador das chamas."

by:http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2004/12/18e.htm